Viviane Soares
Viviane Soares
09 Mar, 2017 - 08:00

Formação com futuro: pós-graduação em direção comercial

Viviane Soares

Tem adiado aquela formação especializada que pressente que lhe será muito útil? Então gostará de saber que a Direção Comercial é uma profissão com futuro.

Formação com futuro: pós-graduação em direção comercial

Especialistas dizem-nos que o mercado laboral será, muito em breve, um mercado de surpresas. Isto porque há a tendência para sobrevalorizar a tecnologia quando de facto há uma carência muito grande de profissionais de relação.

Ou seja, há muita informação, mas é preciso transformá-la em conhecimento, é preciso criar valor acrescentado. Para tal, é preciso estimular relações de familiaridade e de proximidade com o consumidor/cliente/cidadão.

Por esta razão, algumas áreas vão criar mais emprego do que outras, principalmente as que conseguirem adaptar-se aos novos paradigmas laborais que se avizinham. Exigirão dos seus profissionais um perfil transdisciplinar, com formação adequada e, no nosso entender, com um elevado nível de inteligência emocional.

Profissões com futuro

O mercado vai ser cada vez mais exigente, impondo especialização e flexibilidade. Considera-se ainda que, na atualidade, ”há uma grande intensidade profissional, que acaba por criar a necessidade de uma segunda carreira quando a primeira cria uma sensação de esgotamento, o que acontece cada vez mais cedo” – isto na opinião de Filipa Leite Castro, da Jason.

Assim sendo, a pergunta que se adivinha é – que profissões são essas? A título de exemplo, fazemos referência a uma delas, apontada como vital para o sucesso das pequenas, médias e grandes empresas a curto e médio prazo – a direção comercial e vendas – e quando a formação de quem a pratica é adequada à realidade empresarial.

Direção comercial e vendas

A área comercial, até há bem pouco tempo, era dada como garantida – inclusivamente por profissionais não licenciados. Mas hoje já não é assim.

Ainda de acordo com a opinião da responsável pelo recrutamento executivo da Jason, “esta função exigia muita negociação e relação, mas pouca análise. Quem vendia, vendia de tudo. Mudou radicalmente. Pede-se aos profissionais que tenham capacidades de gestão e, com isso, a função ganhou prestígio e exigência.”

Em geral, pensa-se que se deve investir mais do que nunca na formação, sobretudo naquela que estabeleça pontes efectivas com a realidade empresarial e com as necessidades do mercado laboral.

Portanto, se estiver disposto a investir em si e no futuro dos seus, este é provavelmente o tempo certo para repensar a inscrição naquela pós-graduação que tanto queria fazer, mas que tem adiado. De entre as melhores do país, propomos a seguinte:

Pós-graduação em Direção Comercial e Vendas

A pós-graduação em Direção Comercial e Vendas do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing – é orientada para os seguintes destinatários:

  • Profissionais de marketing.
  • Profissionais de trade marketing.
  • Diretores comerciais.
  • Diretores, chefes, supervisores ou representantes de vendas.
  • Gestores de conta ou gestores de categoria.
  • Pessoas que por motivos pessoais e/ou profissionais pretendam fazer uma reconversão de carreira, adquirindo rapidamente competências comerciais e de marketing.

O seu Plano de Estudos é bastante transversal e o seu foco destaca-se das restantes ofertas (educativas) nacionais pelos principais factores:

  • Metodologias pedagógicas ativas e interativas.
  • Competências teórico-práticas alicerçadas na realidade empresarial.
  • Conteúdos programáticos assentes nas dimensões estratégicas e operacionais da área.
  • Corpo docente composto por profissionais ativos no mercado.
  • Forte aplicabilidade prática dos conhecimentos através de um projeto final.

Veja também: