Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
29 Jan, 2018 - 07:25

7 destinos com praias de areia vermelha

Mónica Carvalho

Estamos habituados a areia branca ou dourada, como o Sol, mas estes destinos com praias de areia vermelha também têm os seus encantos.

7 destinos com praias de areia vermelha

Normalmente, as praias são brancas, douradas e até conhecemos algumas de areia escura, como no Funchal, Madeira. Mas queremos mostrar-lhe 7 destinos com praias de areia vermelha, que fazem lembrar paisagens cinematográficas, irrealistas, mas são bem reais e dignas de uma visita.

As praias de área vermelha caracterizam-se pela existência de grandes quantidades de ferro nas proximidades, na terra ou depositado em profundidade ao longo de anos, devido à atividade vulcânica. Algumas destas praias de areia vermelha são rodeadas de paisagens impressionantes, como penhascos dramáticos de carmim, conferindo-lhes um aspeto ainda mais impressionante.

7 praias de areia vermelha para conhecer

Não, não chegou ao planeta Marte. Continuamos com os pés bem assentes na Terra e o olhar deslumbrado com estas paisagens de praias de areia vermelha.

1. Praia de Kaihalulu, Havai

placeholder-1x1

Na Ka’uiki Head, na ilha de Maui, existe a Praia de Kaihalulu, uma extensão de areia isolada e remota, onde poderá conhecer algumas das mais vermelhas areia do mundo, num cenário de tirar o fôlego. O alto teor de ferro na área circundante levou à tonalidade profunda desta praia e não existe nenhum perigo na sua utilização. Apenas se recomenda o uso de calçado apropriado.

2. Praia de Cavendish, Canadá

placeholder-1x1

Graças aos solos ricos em ferro, há mais de 800 quilómetros de litoral pintado de vermelho nesta província canadiana que pertence à família real inglesa. Das areias aos penhascos circundantes, o vermelho escuro é o que mais verá.

3. Praia de Porto Covo, Portugal

placeholder-1x1

“Havia um pessegueiro na ilha” e há também areia vermelha em Porto Covo. Esta pequena vila de pescadores na região alentejana possui um tom matiz de laranja carbonizado que se torna ainda mais vibrante quando o sol se despede de mais um dia e entra Atlântico adentro.

4. Praia de Kokkini, Grécia

placeholder-1x1

Na praia de Kokkini, na famosa região de férias de Santorini, as falésias vulcânicas quase verticais parecem mergulhar diretamente no Mediterrâneo e a sua cor vermelha contrasta ainda mais com as águas azul-turquesa, conferindo um aspeto quase irreal, como se de um quadro se tratasse. Apenas lá chegará de barco ou depois de uma caminhada curta (e um pouco perigosa) por entre rochedos.

5. Ramla I-Hamra, Malta

placeholder-1x1

Fonte: Travel + Leisure

A baía de Ramla encontra-se na costa norte de Gozo, uma das 21 ilhas de Malta, e destaque-se pela praia colorida, queimada e de cor alaranjada, que ganha mais opulência em oposição ao mar azul elétrico. A baia encontra-se localizada no fundo de um vale, pelo que a praia Ramla I-Hamra também é um santuário para a vida e vegetação selvagem.

6. Porto Ferro, Itália

placeholder-1x1

Fonte: Travel + Leisure

Porto Ferro, na costa ocidental da Sardenha, é uma visão sedutora em tons de laranja. O nome é muito apropriado e justifica totalmente a sua cor, dado que possui abundantes partículas de ferro nas areias que se misturam com calcário, peças de corais brilhantes e resíduos vulcânicos. É um local de aparência incomum e um dos mais bonitos destinos de praias com areia vermelha.

7. Ilha de Rabida, Equador

placeholder-1x1

Os Galápagos são um destino remoto mais conhecido pelas incríveis espécies de animais endémicos e paisagens marcantes. O que não sabe é que existe uma ilha chamada Rabida, cujas costas estão alinhadas com grandes pedras vulcânicas vermelhas, bem como árvores perfumadas e numerosas lagoas.

Destinos improváveis e raros na listas de destinos paradisíacos, mas assim que os seus olhos se depararem com a beleza natural destas praias de areia vermelha, todas as dúvidas serão dissipadas.

Veja também: