Bárbara do Carmo
Bárbara do Carmo
03 Jul, 2019 - 16:30
10 praias a norte do Porto para um verão em grande

10 praias a norte do Porto para um verão em grande

Bárbara do Carmo

Até Caminha, o areal é longo e fino e as opções para estender a toalha são muitas e para todos os gostos. Escolha uma das praias a norte do Porto para as férias.

O artigo continua após o anúncio

As praias a norte do Porto encerram atrativos que podem garantir umas férias de verão em grande. As águas não serão as mais quentes, as areias não terão a textura mais fina, mas têm outros encantos. Desde logo, a beleza da região onde se inserem. Uns quilómetros mais para dentro e o luxuriante verde do Minho aparece em todo o seu esplendor.

A linha costeira a norte do Porto conta com algumas praias históricas, como Moledo ou Foz do Neiva, e foi a pensar em quem ainda não conhece esta corda que elaboramos uma listagem de dez praias que valem mesmo a pena conhecer.

Praias a norte do Porto: o que não deve perder

praias a norte do Porto

1. Praia das Pedra do Corgo

Está logo ali a seguir a Matosinhos, apesar de movimentada nos meses de verão, tem um extenso areal e várias infraestruturas de apoio como bares e restaurantes. É uma excelente opção para quem gosta de praticar desporto na praia. Para além disso devido à proximidade com Matosinhos, quando o vento começar a levantar pode sempre ir comer um peixe na brasa, num dos muitos restaurantes da cidade.

Como chegar?  
A28, no sentido Lavra, saída nº12

2. Praia de Vila Chã

A pouco mais de 6 quilómetros de da PRaia das Pedras do Corgo está um dos tesouros do norte –  a praia de Vila Chã. Uma praia quase familiar, com um areal pequeno e abrigada do vento, esta praia já em Vila do Conde promete fazer as delícias dos que procuram sossego. O segredo mais bem guardado da zona é Praia de São Paio, logo ali ao lado, escondia entre as rochas é o local ideal para descansar ao sol, sem ponta de vento. Esta zona balnear conta com vários restaurantes que vão dar ao seu fim de tarde um toque especial – o Restaurante Salitre, mesmo em cima da praia tem o melhor peixe da zona, para além de vários restaurantes familiares mesmo em cima da praia.

Como chegar?  
A28, leva-o até a N13 que segue até à praia

3. Praia do Mindelo

Mais 4 quilómetros a norte Vila Chã está a Praia do Mindelo. Ideal para a prática de desportos aquáticos esta praia deixa qualquer um rendido, por um lado pelo sossego (é uma praia tranquila), por outro pelo seu areal longo e uma linha de horizonte banhada pelas ondas bravias. Um mergulho para os corajosos na Praia do Mindelo, seguindo de um almoço de verão num dos bares da zona e de uma visita à cidade de Vila do Conde a cerca de 10 quilómetros de distância é um bom programa para um dia de verão. É uma das mais acarinhadas praias a norte do Porto.

Como chegar?  
Saíndo de Vila Chã, siga pela N13, R. da Estação e R. da Praia para a R. da Gafa em Mindelo.

O artigo continua após o anúncio
praias a norte do Porto

4. Praia de Castelo Neiva

Praia de pescadores em Viana do Castelo, é conhecida pelas cores ora vivas, ora esbatidas dos barcos piscatorios que descansam nas suas ondas. Rodeada de rochedos e dunas esta é uma praia a não perder para quem estiver na zona de Viana. Aproveite e passeie pela cidade e delicie-se com a gastronomia local – a broa de milho e o bacalhau à Viana.

Como chegar?  
Quem vier de Viana do Castelo siga pela A28 e apanhe a saída N20.

5. Praia do Rodanho

Escondida entre árvores emaranhadas, a praia do Rodanho é um paraíso calmo e uma excelente opção para quem gosta de se desligar enquanto apanha sol e ouve o mar. Para lá chegar precisa atravessar um passadiço de madeira por entre as dunas, e voilá… tranquilidade assegurada! Perca-se na paisagem e desfrute.

Como chegar?  
Siga pela EN13 e esteja atento a uma estrada não sinalizada entre a Praia do Cabedelo e a Praia da Amorosa.

6. Praia Forte do Cão

Um misto entre praia e natureza, a Praia Forte do Cão está rodeada pela Mata Nacional da Gelfa, o local ideal para descansar depois do almoço, e pelo Forte do Cão. Esta praia é rica em iodo, e portanto procurada pelas suas propriedade terapêuticas, não é muito grande e costuma ter muitas gente nos meses de verão, devido à proximidade com o Parque de Campismo, mas é certamente uma boa aposta para uns dias de praia.

Como chegar? A N13 levá-lo-á até à Praia Forte do Cão, quer venha do Porto, quer venha de Viana do Castelo.  

7. Praia da Duna do Caldeirão

Localizada na foz do rio Âncora, tem um areal extenso e é delimitada por dunas e envolvida pelo verde da Mata Nacional da Gelfa. Esta praia torna-a no local ideal para quem quer fugir a confusões. Para além de estar perto de Vila Praia de âncora, a pequena freguesia no concelho de Caminha, ideal para passeios de fim de tarde. 

8. Praia de Vila Praia de Âncora

Perto da Praia da Duna do Caldeirão está a Praia de Vila Praia de Âncora, um paraíso entre o rio e o mar. Esta praia tem ótimos acessos e é uma das mais procuradas na época alta. Para além disso tem vincada um forte tradição piscatória, que não é esquecida, fruto dos muitos barcos e pescadores que atracam na sua orla. É uma das mais conhecidas praias a norte do Porto.

O artigo continua após o anúncio

Como chegar? A N13 ou a A28 leva-o a Vila Praia de Âncora, aí encontrar a praia da Duna do Caldeirão ou a Praia de Vila Praia de Âncora é muito simples. 

9. Praia de Moledo

É bastante conhecida, mas não é por isso que é menos pitoresca. Esta praia, um clássico do Minho, tem uma envolvência única rodeada pela Mata do Camarido e pelo Forte da Ínsua. É uma praia imperdível para os amantes de surf e uma excelente oportunidade para conhecer Caminha, a vila raiana com um centro histórico convidativo a uma tarde numa das muitas esplanadas. É uma das praias a norte do Porto onde se encontram mais figuras públicas conhecidas.

Como chegar? A N13 ou a A28 leva-o direto à rainha das praias do Minho. 

10. Praia de Camarido

Um pouco mais para norte e para terminar este roteiro a Praia do Camarido (a 3 quilómetros da Praia de Moledo). Plantada sob alçada da Mata do Camarido esta praia oferece um vasto areal e um mar cheio de personalidade. Aqui pode conciliar uns mergulhos e uns passeios ou um piquenique pela Mata do Camarido.

Como chegar? A N13 faz a ligação entre o Camarido e a Praia de Moledo.

Praias a norte do Porto: conselhos úteis

Onde ficar?

Se quiser passar uns dias por estes lados, pode dormir em Caminha, Vila Praia de âncora ou Viana do Castelo. As opções são muitas e para todos os preços.

Onde comer?
Sugestões para comer bem e a preços acessíveis também não faltarão. Saia da marginal e descubra os tasquinhos do norte, todos com boa comida, certamente.

O artigo continua após o anúncio

Veja também: