Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Brito
André Brito
11 Jul, 2018 - 00:00

Praias na Riviera Francesa, a elegância no topo do Mediterrâneo

André Brito

Já conhece a Côte d’Azur? As praias na Riviera Francesa são o cenário idílico para dias gloriosos de sol, mar, gastronomia e elegância.

Praias na Riviera Francesa, a elegância no topo do Mediterrâneo

Nos loucos anos 20, as praias na Riviera Francesa passaram a ser o destino de eleição das mais nobres famílias da velha Europa e da burguesia intelectual, que por lá se refugiaram na luz de Verão sobre o Mediterrâneo, nos serões jazzísticos e em braçadas crawl nas águas estáticas da La Garoupe. A Riviera Francesa mantém o charme de outros  tempos e um punhado de pequenas cidades com um passeio marítimo infindável e praias deslumbrantes.

Praias na Riviera Francesa: a deslumbrante Côte d’Azur

A Riviera Francesa, no litoral sul de França, corresponde a um percurso de mais de 150 km que liga Saint Tropez a Menton, uma pequena localidade entre o Mónaco e a fronteira costeira franco-italiana. Ao longo do último século, esta região tornou-se num dos mais importantes pontos de encontro da alta sociedade e de alguns notáveis das mais variadas correntes artísticas, tornando-a, como expectável, num dos lugares de maior cobiça dos comuns mortais.

Além da enorme probabilidade de tropeçar naquele actor que tantas vezes viu na tela do cinema, a Riviera Francesa permite-lhe encontrar tudo aquilo que procura num destino de Verão: calor, praias e cenários como nas fotografias dos melhores postais de férias que já recebeu, água quente de cor azul-turquesa, restaurantes e hotéis de luxo, ruas estreitas repletas de esplanadas frequentadas por gente bonita e a brisa suave do mediterrâneo a pautar os km infindáveis das estradas da Côte d’Azur.

Descubra aqui as melhores praias na Riviera Francesa

Praias de Nice 

nice

Fonte: PxHere

Ao longo dos 8 km da Promenade des Anglais há um conjunto de várias praias com um mar em tons azul-turquesa hipnotizante que o vai deixar com vontade de passar o dia inteiro dentro de água. Fora da água prepare-se para encontrar um terreno irregular composto por pedras, pedrinhas e pedregulhos ao invés da acostumada areia. Recomenda-se que vá devidamente calçado. Recomenda-se também que, para lá das praias, se deixe deslumbrar pela arquitectura da cidade que faz de Nice um museu a céu aberto.

Praia de la Garoupe – Cap d’Antibes

riviera francesa

Outrora o esconderijo de F. Scott Fitzgerald, Picasso, Cocteau, Diaghilev, Hemingway e outro punhado de notáveis, esta continua a ser uma das praias mais exclusivas de toda a Riviera Francesa.  Entre Nice e Cannes, esta praia recôndita aponta para o lado Este do mediterrâneo, o que não lhe causará grandes transtornos caso se esqueça dos óculos de sol no quarto do hotel: o sol nunca lhe baterá diretamente na cara e dificilmente estará exposto ao sempre tão inconveniente vento. A praia mais abrigada e uma das mais serenas de toda a Costa.

Praia Mala – Cape d’Ail

Quase tudo o que é belo merece maiores sacrifícios, e chegar a este pedaço de paraíso não é excepção. Situada a meia hora de carro de Nice, a dificuldade não é chegar à Eden Plage Mala, mas arranjar estacionamento e descer (para depois voltar a subir) os mais de 100 degraus que ligam a falésia ao pequeno areal da praia m mas vale a pena. Os degraus vão abrindo lentamente o cenário de uma paisagem única, com vistas deslumbrantes sobre este canto escondido da Riviera Francesa. Uma praia com águas transparentes ideais para mergulhos e para se esquecer do passar do tempo.

Praia de Pampelonne – Saint Tropez 

Eternizada pela garbosa Brigitte Bardot que tantas gerações de imberbes fez sonhar, a Pampelonne Plage é a mais icónica das praias da região Oeste, em Saint Tropez. Ao contrário das praias a Este, esta praia tem um extenso areal branco, com uma área envolvente repleta de luxuosos restaurantes. Um lugar majestoso, ideal para finais de tarde e noites boémias.

Praia de Villefranche-sur-Mer

riviera

Fonte: Pixabay/bogitw

Villefranche-sur-Mer, ou simplesmente Villefranche, é uma pequena vila erguida numa encosta nos meandros do século XVI. As ruas são estreitas e dão-nos a sensação de labirinto. Lá em baixo, uma praia com mar calmo e águas quentes, perfeita para mais umas braçadas na Costa. Se procura tranquilidade e um cenário histórico no litoral francês, esta vila é um local obrigatório.

A Riviera Francesa merece ser visitada em qualquer altura do ano, mas não há como contornar o óbvio, e é no Verão que a Costa do sul de França vale mesmo a pena ser visitada: temperaturas altas, muitas horas de sol e todo o movimento e sofisticação que fazem da Côte d’Azur um lugar único.

Face à proximidade das cidades, praias e vilas, sugerimos-lhe que escolha a localização mais central para passar as noites e que alugue um carro para explorar a Costa de forma despreocupada. A cidade de Nice é a que está melhor localizada para o efeito.

A 20 km do Mónaco e outros tantos de Cannes, Nice encontra-se a sensivelmente 200 km de Marselha, com ligações aéreas diárias desde Lisboa e Porto, com voos de ida e volta a partir de 80€.

Pode consultar preços e datas dos voos aqui>> 

Por último, deixamos-lhe uma lista de hotéis na cidade de Nice para todas as carteiras e necessidades>>

Veja também: