Teresa Campos
Teresa Campos
24 Set, 2018 - 10:02

10 aspetos essenciais para preparar a casa para um cão

Teresa Campos

Siga as nossas indicações e trate de preparar a casa para um cão, garantindo que não falta nada ao seu amigo de quatro patas.

10 aspetos essenciais para preparar a casa para um cão
O artigo continua após o anúncio

Se nunca teve um animal de estimação e está prestes a levar um cachorro para casa, então deve aprender como preparar a casa para um cão. Mas não se preocupe… A tarefa não é difícil e com as nossas dicas super práticas e úteis vai conseguir preparar a casa para um cão num instante e com toda a eficiência possível. Dê as boas vindas ao novo membro da família com uma casa totalmente equipada para o receber.

Saiba como preparar a casa para um cão ao detalhe

preparar casa para um cao

Veterinário

Antes de levar o seu cachorro para casa e preparar a casa para ele, deve levá-lo ao veterinário, assegurar-se de que tudo está bem com ele e, acima de tudo, seguir as dicas que o veterinário dá sempre sobre como assegurar o conforto e segurança do seu cão em casa.

Interior da casa

Certifique-se que a sua casa é segura para o animal. Para isso, coloque-se à altura do cachorro e avalie aquilo que ele consegue alcançar como, por exemplo, um cabo de eletricidade que possa roer. Veja também se ele pode ficar preso em alguma coisa ou cair de janelas, varandas ou escadas. Inspecionar a casa antes da chegada do cão é fundamental para tomar precauções de segurança.

Exterior da casa

Se a sua casa tiver espaço exterior e for esse o lugar de eleição para o seu cão, então inspecione também essa área. Examine o jardim, verifique se há buracos na cerca, através dos quais o cachorro possa escapar, atente ainda na existência de fertilizantes, herbicidas ou inseticidas que possam ser ingeridos e intoxicar o seu cachorro. Tenha também em conta a possível existência de plantas tóxicas e, se achar necessário, peça ajuda ao veterinário, para o alertar para eventuais elementos perigosos para o seu animal.

cao em casa

Comedouro e bebedouro

Os recipientes de aço inoxidável são duradouros, não oxidam, não partem, nem lascam. Portanto, são, sem dúvida, a melhor opção. Além disso, são mais higiénicos e não serão roídos pelo animal, algo que acontece frequentemente com os recipientes de plástico. Nesta fase inicial, é também importante decidir onde quer que o seu cachorro coma e colocar aí o seu comedouro.

Zona de dormir

O cão deve ter um espaço próprio para dormir e, para isso, precisa de uma cama confortável. Esta é, também, uma forma de ajudar a que o cachorro se adapte mais facilmente à casa, pois fá-lo-á sentir-se mais seguro e tranquilo. Invista, por isso, numa cama e/ou alcofa confortáveis e adequadas às caraterísticas do seu cão, nomeadamente ao seu tamanho.

Coleira e trela

É importante habituar, desde cedo, o seu cachorro à coleira e à trela, para assim poder dar com ele grandes passeios e fazer longas caminhadas. O cachorro deve trazer sempre coleira, com a devida placa identificativa e ajustada ao diâmetro do pescoço do seu animal. A trela também deve ser escolhida em função do porte do seu cão.

Pente e escova

Escovar o cachorro regularmente é importante para a boa higiene do seu cão, mas também para o ensinar a socializar e a interagir. Faça deste um momento prazeroso e divertido e, no caso das raças com pelos longo como a chow-chow, torne a escovagem um ato recorrente de e fundamental.

O artigo continua após o anúncio

Brinquedos

Os brinquedos de borracha são praticamente indestrutíveis e, por isso, de grande durabilidade. Escolha brinquedos mais pequenos para cachorros mais pequenos e maiores para cachorros maiores. Além de divertidos, estes objetos ajudam no desenvolvimento da dentição do cão e são importantes, desde que seguros e adaptados às suas caraterísticas.

15 sinais de que o seu cão está doente: como identificá-los?

Jornais

Os jornais são importantes para, nos primeiros tempos, ensinar onde o seu cachorro deve fazer as suas necessidades. Coloque os jornais velhos onde quer que ele vá fazer xixi e cocó e verá como, mesmo sem os jornais, ele irá sempre ao mesmo lugar.

>” href=”https://www.e-konomista.pt/quanto-custa-manter-um-animal-de-estimacao/”>Saiba quanto custa ter um animal de estimação em casa >>

De facto, preparar a casa para um cão não é difícil, mas não deve ser uma tarefa menosprezada, pois afinal os cachorros conseguem ser bem traquinas, certo? Dedique alguns dias a colocar tudo no lugar, a proteger os itens perigosos e a incluir na sua decoração todos os elementos essenciais ao bem-estar do seu novo amigos. Ponha toda a família a preparar a casa para um cão e, se tiver crianças, certifique-se de que elas também colaboram nesta tarefa tão importante.

Veja também: