Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
12 Mar, 2019 - 11:40

5 sugestões especiais de programa para um dia do Pai memorável

Márcio Matos

Ser pai é uma experiência enriquecedora? Ser filho também! A criação de um programa para o dia do Pai permite ao filho dar o melhor presente ao pai: o seu tempo.

5 sugestões especiais de programa para um dia do Pai memorável

No dia 19 de março, comemora-se o dia do Pai! Uma data muito especial e, se nem sempre se consegue encontrar um presente único e original que valorize devidamente o dia, criar um programa para o dia do Pai parece-nos a melhor forma de celebrar o amor que se sente pelo pai, pois o tempo que lhe dedicamos é, certamente, o presente mais desejado por ele.

Nos dias em que vivemos, o tempo foge-nos das mãos e, por vezes, esquecemo-nos de valorizar o que temos de melhor na vida. Toda a nossa vida é organizada com muito do nosso tempo dedicado ao trabalho, ao estudo, ao divertimento, mas são múltiplos os momentos em que pretendemos ligar a quem gostamos, mas não encontramos disponibilidade para o fazer. Para que tal não aconteça nesta data tão especial, comece já a planear o programa para o dia do Pai deste ano.

Programa para o dia do Pai: organize algo memorável e especial

1. Ir ao cinema

programa para o dia do pai

Fonte: Unsplash/Erik Witsoe 

Há quanto tempo não vai ao cinema com o seu pai? Um programa clássico que tem sempre aquela magia. Poder dividir umas pipocas com o pai, enquanto assistem a um filme, faz lembrar os serões vividos noutros tempos, na sala de estar de casa. Existem filmes mais adequados para a data em questão, mas comédias ou filmes de ação são sempre os mais escolhidos.

Neste momento, podemos encontrar filmes como a comédia Uns Pais do Pior (com Selma Hayek e Alec Baldwin); Bucha & Estica (filme sobre a dupla de comediantes que conquistou Hollywood e o mundo com Danny Huston e John C. Reilly); e, ainda, alguns dos filmes que brilharam nos Óscares, tais como Assim Nasce Uma Estrela, A Favorita, Bohemian Rapsody, Green Book – Um Guia para a Vida.

2. Visitar o museu do clube desportivo

programa para o dia do pai

Fonte: Unsplash/Mario Klassen 

É comum os pais terem aquela ligação visceral pelo seu clube de futebol. Uma das melhores formas de surpreender o seu é proporcionar-lhe a oportunidade de conhecer por dentro a história do seu clube do coração. Portugal tem nos seus três grandes clubes de futebol três museus de excelência que permitem a grande parte da população visitar as mais brilhantes páginas da história dos seus clubes – Museus do Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal -, proporcionando com estes espaços bons momentos de cumplicidade entre pais e filhos.

3. Participar na Corrida Dia do Pai 2019

programa para o dia do pai

Está agenda para dia 17 de março a 16ª edição da Corrida Dia do Pai. O importante nesta data é a união e a partilha, por isso há provas para todos os gostos. Quem não pretende superar-se na prova de corrida de 10km, pode sempre optar pela caminhada de 5km.

Este ano, até há um Passeio de Bicicletas de 10km. Desta forma, comprova-se que o que é verdadeiramente importante é reunir toda a família e divertir-se em família com esta emblemática corrida.

Mais informações, aqui.

4. Passear

programa para o dia do pai

Passear pela cidade pode ser uma ótima forma de fortalecer os laços entre pai e filho. A beleza paisagística das nossas cidades contribui para criar uma química muito particular. Um passeio sem pressa, a atravessar pontes e ruelas, por onde também, certamente, há história e memórias familiares certamente agradarão muito quer a pais, quer a filhos, particularmente os maiores de idade.

5. Degustação de Vinho ou Cerveja Artesanal

desgustar cervejas no dia do pai

Se já tem mais de 18 anos, cultiva uma boa relação com o pai e gosta de bons momentos de conversa, fazer uma degustação de vinhos ou cerveja artesanal pode trazer momentos memoráveis, aumentar a proximidade e a cumplicidade. Se preferir um programa caseiro, fazer uma seleção de cervejas artesanais pode fazer todo o sentido, principalmente se for para acompanhar aquele momento em que vemos fotografias e vídeos de família e revivemos a nostalgia dos tempos de infância.

A vida tem, atualmente, uma velocidade que por vezes nos impede de ver o que realmente tem de importante. São tantas as responsabilidades, tanto o stress diário, que não sobra o tempo desejável na nossa agenda. Estão são algumas das propostas que achamos serem pertinentes para celebrar verdadeiramente a especial relação entre pai e filho.

Nestas datas tão especiais (Dia do Pai ou Dia da Mãe) é, realmente, indispensável criar espaço na agenda e usufruir de tempo (passado com qualidade) com os pais.

Veja também: