Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
29 Nov, 2018 - 15:25

Os 8 melhores programas para fazer apresentações

Luísa Santos

O PowerPoint pode ser o mais famoso, mas não é o único dos programas para fazer apresentações. Fizemos uma seleção de ferramentas online e offline.

Os 8 melhores programas para fazer apresentações

Ainda que ferramentas como o PowerPoint ou o Prezi sejam as mais famosas neste campo, isso não significa que sejam as únicas. Por esse motivo, selecionámos os melhores programas para fazer apresentações – gratuitos e que pode utilizar online ou, então, fazendo download para o seu computador.

Os melhores programas para fazer apresentações: online

Se procura um software que lhe permita fazer as melhores apresentações, mas não quer instalar mais um programa no seu computador, pode sempre optar por um online. Isso significa que pode trabalhar diretamente no seu browser e construir a sua linha de pensamento.

presentation

Google Slides

Se está habituado ao PowerPoint, mas gostava de experimentar uma ferramenta diferente, que destacasse, ainda mais, as suas apresentações, então o Google Slides é um bom começo. É muito baseado no PowerPoint ao nível de funcionalidades, mas tem outras vantagens.

O facto de ser um software online significa que pode fazer apresentações em conjunto com outras pessoas, que podem, em simultâneo, fazer as edições que quiserem. É uma ferramenta muito simples de usar e, sobretudo, intuitiva. Só precisa mesmo de uma conta Google para começar a apresentar as suas ideias.

Canva

Outro dos programas para fazer apresentações online que podemos destacar é o Canva, um dos mais versáteis que existem atualmente. A sua maior vantagem é o facto de incluir já uma lista quase interminável de templates, onde tudo o que precisa de fazer é escolher o tema em que se insere a sua apresentação e escolher o modelo de que mais gosta.

Se tiver outras ideias, saiba que, com o Canva, também as pode concretizar. Quer queira fazer um CV novo ou uma publicação para o Facebook, tudo é possível com este software. Há uma série de modelos já construídos que vão fazer de si um verdadeiro profissional.

Prezi

Uma das primeiras alternativas ao tão famoso PowerPoint foi o Prezi, uma ferramenta online extremamente versátil e, sobretudo, interativa. O que destaca este software de outros é o facto de conseguir fazer apresentações muito fluídas, com transições pouco convencionais e que, sem dúvida, destacam a sua apresentação de outras.

SalesHandy

Uma das maiores vantagens do SalesHandy é a interatividade. Suponhamos que tem de enviar a sua apresentação e está curioso quanto ao feedback que vai receber. Ao usar este programa, pode receber notificações diretamente através dele, sobre pessoas que viram as suas ideias e que possam ter deixado comentários.

O SalesHandy vai mais longe ao dar-lhe informação sobre onde se encontram as pessoas que abriram a sua apresentação e não só. Pode ainda definir um período de tempo específico, no qual as pessoas poderão consultar a sua apresentação e que, a partir de determinada data, expire e se torne impossível de ser visualizada.

Os melhores programas para fazer apresentações: offline

Se, por outro lado, considera mais fiável fazer uma apresentação num programa que tenha instalado no computador, então chegou ao sítio certo. Selecionámos várias ferramentas que pode utilizar para fazer as suas apresentações offline.

presentation

WPS Office Free

Este software é, na verdade, considerado um dos mais avançados a nível mundial, sobretudo por ser gratuito. O WPS Office Free baseia-se muito na lógica do PowerPoint, com a vantagem de ter ainda mais funcionalidades e permitir que o instale e use gratuitamente.

Mas há mais, até porque pode abrir ficheiros .ppt ou .pptx diretamente nesta plataforma, que, por sua vez, irá convertê-los automaticamente para que possa retomar apresentações que já tinha começado. É um dos melhores programas para fazer apresentações da atualidade.

LibreOffice

Esta é uma das ferramentas mais antigas no que se refere a apresentações. O LibreOffice sofreu, também, por isso, já que a única desvantagem que apresenta é o facto da sua interface ser um pouco “antiga”. No entanto, um dos pontos mais positivos é a quantidade de opções de exportação que permite. Este é um programa compatível ainda com o Windows XP, para além das versões mais recentes, e também com MacOS.

Keynote

O Keynote faz parte da suite da Apple, pelo que é exclusivo para utilizadores dessa marca que procurem soluções diferentes do PowerPoint, por exemplo. O Keynote cumpre muito bem a sua função, sobretudo se procura uma plataforma diferente e, ainda assim, suficientemente intuitiva de usar.

Também neste caso, as opções de exportação são muito variadas e umas da grandes vantagens. Para o obter, também pode aceder à App Store a partir do seu computador e descarregá-lo como aplicação.

ClearSlide

Tudo o que procura é uma forma diferente de fazer as suas apresentações de Marketing? Não procure mais, o ClearSlide vai ajudá-lo. Avisamos, no entanto, que este é um programa pago, o que pode ser uma desvantagem consoante a utilização que dará a um programa deste género.

No entanto, pode usufruir de um período trial de 30 dias que, se o convencer, significará que pode ter acesso a mais do que um simples software de apresentações. O ClearSlide é ótimo para vendas e comparação de números, onde várias pessoas podem colaborar em simultâneo, se assim quiser.

Veja também