Rita Amaral
Rita Amaral
05 Nov, 2021 - 14:15

5 dicas para proteger a pele do frio

Rita Amaral

O inverno e o frio aproximam-se e, com eles, devemos ter cuidados redobrados. Descubra como proteger a pele do frio com dicas simples.

creme de mãos no inverno

Proteger a pele do frio é um cuidado que poucos têm. A verdade é que no Verão tendemos a ter mais cuidados com a nossa pele: usamos protetor solar, hidratamos a pele, bebemos mais água, etc. O mesmo não se verifica durante o período mais frio.

Mas sabia que a nossa pele precisa da mesma proteção (senão mais) durante o tempo mais frio de outono e inverno? Com as próximas dicas descubra como proteger a sua pele do frio.

Como proteger a pele do frio: 5 passos

pele das pernas macia
1.

Beber água

Pensava que era apenas no Verão que tinha de beber água na quantidade certa? É importante manter o seu corpo hidratado, de dentro para fora, ao longo de todo o ano.

A sua pele irá agradecer, bem como o seu cabelo – que irá ficar mais brilhante.

Sabemos que, por vezes, é difícil beber apenas água e, para isso, temos os chás como alternativas perfeitas. Para além de o ajudarem a manter-se hidratado irão também mantê-lo quente por isso são só vantagens!

2.

Protetor solar, sempre

Este é um outro aspeto descurado durante o tempo mais frio, no entanto é um dos principais aliados para manter a pele protegida do frio.

Use sempre um hidratante com Fator de Proteção Solar, preferencialmente acima do fator 15.

Pode parecer que o sol não causa danos, por estar mais frio e o tempo mais nublado/chuvoso, contudo os raios UV estão presentes na mesma.

Se viver numa área com neve, então deve ter cuidados extra e abusar do FPS.

3.

Hidratante sempre à mão

Para proteger a sua pele do frio é indispensável fazer uma boa hidratação de manhã e à noite. Um bom creme de dia (com FPS conforme mencionamos no ponto anterior) e um à noite fazem toda a diferença na saúde da sua pele.

Para além disso, é importante que durante o seu dia-a-dia vá estando atento às necessidades da sua pele e reaplicar hidratante, se necessário.

Para tal, aconselhamos que tenha sempre consigo um creme de mãos que se revelará usável para diversas situações.

4.

Esfoliar a pele

Durante o inverno sentimos a nossa pele mais seca e, muitas vezes, parece que está a “escamar”. Este efeito é causado pela falta de hidratação e, para a manter a sua pele regenerada e saudável, deve fazer uma esfoliação regular para ver-se livre destas células mortas.

A nossa sugestão é que passe a usar um esfoliante, uma vez por semana, durante o banho.

Pode, até, fazer um esfoliante caseiro e eficaz: junte mel com sal grosso (com poder de esfoliação mais agressivo) ou açúcar (mais suave, ideal para esfoliação diária/regular), e voilá.

5.

Cuidados extra com os lábios

Dê especial atenção e cuidado aos seus lábios durante o tempo frio. No inverno, e mesmo com o início do tempo frio durante o outono, os nossos lábios podem ficar desidratados e gretados muito facilmente.

Para evitar que isto aconteça, é indispensável que use um bálsamo labial com grande poder de hidratação. Se usar maquilhagem, evite os batons de longa duração, já que ressecam muito os lábios, e opte por um bálsamo com cor ou batom hidratante.

Preparado para enfrentar os dias frios de outono e inverno? Com estas dicas temos a certeza que a sua pele estará sempre protegida do frio.

Veja também