Catarina Reis
Catarina Reis
22 Jun, 2018 - 11:01

A Ciência diz-lhe quantas horas de trabalho por dia deve fazer

Catarina Reis

Argumentos para trabalhar quanto baste… sem exageros! Saiba quantas horas de trabalho por dia permitem ser produtivo sem prejudicar a sua saúde.

A Ciência diz-lhe quantas horas de trabalho por dia deve fazer

As sociedades ocidentais fazem o culto da produtividade e do trabalho. Mas quantas horas de trabalho por dia devemos fazer para garantir que somos produtivos sem prejudicar a nossa saúde? Será que o número de horas que trabalhamos é directamente proporcional ao que produzimos? Será mesmo assim em todas as áreas profissionais?

Quantas horas de trabalho por dia devo fazer?

Vamos começar pelos argumentos

  • O hábito da má gestão: ao contrário do que muitos empregadores do norte da Europa advogam, os empregadores portugueses valorizam, excessivamente, os colaboradores que entram cedo e saem tarde do local de trabalho. A leitura que fazem deste comportamento é de que o colaborador está empenhado; porém, garantimos-lhe: pode não ser só empenho, mas incapacidade de gestão do tempo! Parece mal sair a horas, mas na verdade, as empresas deveriam atribuir a cada colaborador trabalho fazível dentro do seu horário.
  • Trabalhar muito é sinónimo de estatuto social: para inúmeras pessoas, trabalhar muitas horas é sinónimo de sucesso e de prosperidade. Propomos-lhe que reflicta sobre a seguinte questão: “O que é o sucesso para mim?”. Será que ser bem sucedido, para si, significa ser valorizado pelo seu chefe por sair sempre mais tarde, ou pelo contrário sentir-se-ia mais realizado se conseguisse equilibrar a sua vida pessoal com as exigências profissionais? O sucesso define-se e mede-se individualmente, e está directamente relacionado com o seu bem-estar!
  • Devo estar sempre contactável e permanentemente conectado: quantas horas de trabalho por dia é que faz quando leva o seu telemóvel para casa e fica até tarde a dar resposta aos emails que recebe? Será que está a cumprir o seu horário ou a trabalhar mais horas do que devia?

O resultado deste comportamento é o envelhecimento dos jovens – parece um contrassenso, mas a verdade é que os problemas que antes eram associados ao envelhecimento (cancro, enfartes, diabetes, problemas do sistema nervoso) começam a surgir cada vez mais cedo!

O que dizem os estudos?

  • Trabalhar mais do que 40 horas semanais faz mal à saúde;
  • Trabalhar mais de 10 horas por dia aumenta o risco de doenças cardiovasculares;
  • 10 por cento das pessoas que trabalham de 50 a 60 horas semanais têm problemas de relacionamento interpessoal;
  • Trabalhar mais de 40 horas por semana faz com que o trabalhador consuma mais álcool e mais tabaco, e aumenta a probabilidade de depressão e de aumento de peso;
  • Em 50 horas de trabalho semanais, apenas uma pequena parte é realmente produtiva;
  • A taxa de abstinência é superior em empresas que sobrecarregam os colaboradores;
  • À medida que o tempo de trabalho prestado aumenta ao longo do dia, aumenta também a probabilidade de ter um acidente de trabalho. Os colaboradores que trabalham mais de 60 horas por semana têm 23% mais de probabilidade de sofrer um acidente;
  • No sector industrial, um aumento de 10% do tempo de trabalho corresponde a uma redução de 2% na produtividade.

Em suma, devo trabalhar quantas horas por semana?

Nunca mais de 50 horas por semana se quiser preservar o seu bem-estar físico, a sua felicidade e as suas relações pessoais!

Veja também: