Rita Pereira
Rita Pereira
26 Out, 2023 - 10:35

Quanto custa publicar um livro em Portugal?

Rita Pereira

Escreveu um livro. Muitos parabéns. Agora quer publicá-lo de forma autónoma mas não sabe quanto irá custar? As respostas estão aqui.

quanto custa publicar um livro em portugal

O poeta cubano José Martí cunhou uma frase popular que revela três coisas que todas as pessoas devem fazer para ter uma vida plena: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. 

Se escrever um livro está na sua lista de objetivos ou se até já tem um livro escrito “na gaveta”, saiba que o desafio começa agora. Os custos de publicar um livro de forma autónoma podem variar amplamente, dependendo de vários fatores, incluindo o formato do livro, a qualidade do projeto, o alcance de marketing e outros fatores. 

Ainda assim, reunimos os principais fatores a ter em conta e qual o intervalo de valores de que falamos, para que saiba quanto poderá custar a publicação do seu livro. 

O que é uma publicação de autor?

Publicar um livro de forma autónoma é uma edição de autor ou uma auto-publicação. Neste caso, é o autor que cobre todos os custos. Isto permite que o escritor não esteja dependente das editoras tradicionais, tendo mais controlo sobre a edição do seu livro. Em alguns casos, a totalidade do lucro das vendas é para o escritor. 

Por outro lado, a publicação independente é da total responsabilidade do escritor no que diz respeito à burocracia, ao marketing e aos custos iniciais. 

Quais os custos envolvidos na publicação de um livro em Portugal?

O livro está escrito e pronto para ser dado a conhecer. 

O passo seguinte implica um dos custos iniciais mais significativos: a edição e revisão. Contratar um revisor de textos especializado no universo literário para publicar o livro é crucial. A edição profissional de um livro, que inclui revisão ortográfica e gramatical, pode variar dependendo do tamanho e complexidade do livro. Geralmente está entre os 500 e os 2000 euros

O design da capa e a formatação vão tornar o livro atrativo para os leitores. Neste caso, um design de capa profissional pode custar entre 100 e 500 euros e a formatação de um livro pode variar entre os 100 e os 300 euros, dependendo da complexidade. 

Em suma, ainda antes da impressão, poderá ter de desembolsar entre 700 e 2800 euros. 

Agora que já tem o seu livro finalizado e pronto a ser impresso, vamos à questão burocrática: o registo de ISBN. O ISBN é um identificador exclusivo para o livro. Em Portugal este registo é gratuito. O ISBN não é obrigatório, mas para que uma publicação entre no mercado livreiro é imprescindível.

Em relação à impressão, os custos por exemplar variam conforme a quantidade de cópias, o tipo de papel e o tamanho da página. Uma tiragem pequena pode custar entre 5 a 10 euros por exemplar. Tenha em conta que imprimir mais cópias pode reduzir o custo unitário. Se preferir a publicação no formato e-book, estará a poupar na impressão, mas algumas plataformas de venda podem ficar com uma percentagem das vendas efetuadas. 

Tem finalmente o seu livro pronto para ir para as bancas, mas a estes custos deve acrescer os seguintes, que podem ser opcionais: marketing e promoção, serviços de tradução, licenças e regulamentações específicas, comissões de venda e distribuição. 

É importante ter em conta que estes valores são apenas estimativas e que os custos reais podem variar com base nas suas decisões. Por isso, é aconselhável começar por fazer um plano financeiro detalhado e pesquisar as opções disponíveis. 

Veja também

Artigos Relacionados