Pode acontecer com qualquer um: quando estamos atrasados para o trabalho, para um jantar em família ou qualquer outro compromisso, a tendência é carregar a fundo no acelerador. Este comportamento talvez nos faça chegar mais rapidamente ao destino final, mas será que compensa tudo o resto que colocamos em causa?
Para além do desperdício de combustível, uma condução agressiva não só afeta os outros cidadãos como põe em risco a vida do condutor e dos seus passageiros. É importante perceber que os acidentes de trânsito ainda são uma das maiores causas de óbito em todo o mundo.
Sabe-se que quanto maior for a velocidade de um automóvel mais combustível ele consome, mas será que o contrário também é válido?
Será que quanto mais devagar se circular menos combustível é gasto?
Para encontrar a velocidade ótima é necessário ter em consideração uma série de fatores como, por exemplo, o veículo, o piso da estrada e os pneus. Como cada um destes fatores é extremamente difícil de calcular e controlar, seria necessário um somatório de testes muito específicos para chegar a uma conclusão.
No entanto, se dois condutores usam o mesmo veículo, nas mesmas condições, mas um tem uma condução agressiva enquanto o outro tem uma condução defensiva, este último pode poupar até 40% de combustível em situações de pára-arranca ou até 30% em velocidade de cruzeiro, segundo um estudo feito pela SAE International Journal of Fuels and Lubricants.
E se considerarmos uma viagem dentro de Portugal?
Neste caso, numa viagem Porto-Lisboa, por exemplo, e a um consumo de 7 litros por 100 km, esse condutor pouparia aproximadamente 9 euros, apenas a reduzir a velocidade média de 120km/h para 90km/h.
Se ao fim de um ano percorrer 10000 km, esta economia será traduzida numa poupança de quase 290 euros, ou o equivalente a 5 tanques de 40 litros de gasolina.
Determinados comportamentos em sítios com muito trânsito, e principalmente na hora de ponta, ajudam a transformar o passeio numa atividade não muito dispendiosa, uma vez que o motor ligado por mais tempo, independente da velocidade, não significa necessariamente uma poupança. São alguns truques que ajudam a economizar o combustível:
- Fazer uma boa gestão da caixa de velocidades, metendo a mudança seguinte abaixo das 2000 rotações.
- Antecipar as paragens nas filas de trânsito, diminuindo a velocidade mais cedo, faz com que, muitas vezes, não seja preciso parar o veículo e arrancar de novo.
Ao ter esta análise em consideração, em vez de circular a altas velocidades para chegar a tempo aos compromissos, mais vale sair mais cedo, de forma a manter a segurança e a poupar combustível.
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