Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
07 Jan, 2020 - 11:29

Sabe quantos dias aguenta a sopa no frigorífico?

Helena Peixoto

Fica sempre com dúvidas na hora de saber quantos dias aguenta a sopa no frigorífico? Siga as nossas orientações e evite surpresas menos agradáveis.

Mulher a examinar sopa no frigorífico

Quantos dias aguenta a sopa no frigorífico? E qual a melhor forma de a acondicionar no frio? Varia consoante os ingredientes? E depois de descongelada, como se processa o seu tempo limite de conservação? Todas estas e outras questões vão ser respondidas neste artigo que preparamos para si.

Quantos dias aguenta a sopa no frigorífico? A resposta que há tanto procura está aqui

Alerta à navegação: mantenha-se connosco, já que neste artigo vamos partilhar consigo informação bem útil e importante na hora de saber como conservar e quantos dias aguenta a sopa no frigorífico.

A sopa é daquelas presenças mais que assíduas em qualquer casa portuguesa. Seja porque nela habitam pequeninos e, consequentemente, comem sopa todos os dias, seja por uma questão de hábito de comer pelo menos uma concha de sopa quentinha antes do prato principal.

No inverno então sabe ainda melhor! E por isso mesmo, quando fazemos sopa, as quantidades vão sempre além do consumo daquele próprio dia. Até porque as vidas de hoje em dia não permitem que se faça sopa fresca todos os dias.

A verdade é que não há coisa mais reconfortante do que um belo prato de sopa depois de um dia mais agitado… Desde que esteja em condições perfeitas para consumo, claro.

Resultado de imagem para site: e-konomista.pt receitas sopa

Quantos dias aguenta a sopa no frigorífico?

Vamos então ao cerne da questão: afinal, quantos dias aguenta a sopa no frigorífico? Como em tudo nestas questões de alimentos, não existe uma resposta única e estanque. Mas, regra geral, considera-se que uma sopa devidamente conservada no frio pode ser conservada três a cinco dias.

Uma nota importante: existem algumas sopas que se estragam com maior facilidade, pelos ingredientes que contém. O caso das sopas com tomate e feijão verde, por exemplo, duram menos tempo. Essencialmente falamos de ingredientes mais ‘ácidos’ que já de si duram menos tempo.

Outra questão que influencia bastante a duração da sopa é a altura do ano. No verão existe uma maior probabilidade das sopas azedarem com menos dias de duração do que durante as estações mais frias.

Se está com dúvidas sobre quantos dias aguenta a sopa no frigorífico, esteja atento a sinais de alerta:

  1. Cheiros mais intensos ou ‘azedos’;
  2. Alterações de cor na superfície da sopa;
  3. Presença de grumos, altos ou bolhas;
  4. Consistência mais líquida ou, por antagonismo, bem sólida;
  5. Em último caso, prove uma quantidade mínima e aí tirará todas as dúvidas.

quantos dias aguenta a sopa no frigorífico? guardar e conservar

Tão ou mais importante do que saber quantos dias aguenta a sopa no frigorífico é a questão de perceber as boas práticas associadas à confeção, conservação, manipulação e conservação da mesma. Siga estas orientações e alargue ao máximo o tempo de vida deste caldinho!

Ingredientes na confeção

Os ingredientes utilizados na confeção são decisivos para a qualidade e, posteriormente, para quantos dias aguenta a sopa no frigorífico. Opte por legumes bem frescos e sem quaisquer sinais de deterioração: se usar vegetais já a ‘passar um pouco’ é natural que a sopa dure menos dias.

Use-os o mais cedo possível após a compra, pois os legumes começam a perder vitaminas assim que são colhidos. Lave-os bem em água corrente antes de os descascar, para remover a sujidade e outros contaminantes e utilize-os diretamente na sopa.

Higiene

A higiene pessoal de quem cozinha e do próprio espaço onde se confecionam os alimentos são fatores determinantes para que o produto – neste caso a sopa – dure mais tempo. Lave sempre as mãos quando manipular alimentos e depois de ir à casa de banho e mantenha a cozinha sempre limpa e desinfetada.

Tenha muita atenção aos utensílios que utiliza e garanta que estão sempre bem lavados. Só assim é possível evitar a transferência de bactérias e outros microrganismos para o que está a cozinhar.

Armazenamento

Depois de pronta a sopa, o senso comum diz que se deve deixar destapada a arrefecer até a transferir para o recipiente onde vai guardar no frigorífico. Errado! Sabia que enquanto esteve a arrefecer destapada, ela ficou exposta às bactérias do ambiente? E da mesma forma, quando foi guardada no frigorífico já estava “carregada” de bactérias…

Para arrefecer mais rapidamente a sopa, divida-a logo em doses mais pequenas e em recipientes herméticos antes de a colocar no frigorífico.

Se estiver a pensar congelá-la, faça-o o mais depressa possível e também em doses individuais.

Depois de guardada no frigorífico e quando se quiser servir, retire com uma concha bem lavada apenas a quantidade pretendida, e tape logo a seguir, tendo sempre em conta quantos dias aguenta a sopa no frigorífico.

Descongelação e reaquecimento

A descongelação deve ser feita em lume brando, banho-maria, no micro-ondas ou no frigorífico, mas nunca à temperatura ambiente, sabia?

Quando estiver a reaquecer a sopa, deixe-a ferver. E mesmo assim, verifique se o produto apresenta espuma ou pequenas bolhas – nesse caso é provável que já não esteja em condições. Por isso, saiba sempre quantos dias aguenta a sopa no frigorífico.

Veja também