O número de desempregados que é noticiado, nem sempre corresponde verdadeiramente à realidade. Isto porque sabe-se agora que três em cada dez pessoas que não têm trabalho, não estão inscritos nos centros de emprego. Estes dados são oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE) e revelam que só no primeiro trimestre deste ano, existiam 688,9 mil desempregados contabilizados pelo INE, sendo que apenas 223,5 mil estavam efectivamente a receber subsídio de desemprego.
Estes dados facultados ao DN/Dinheiro Vivo pelo INE e que chegam agora a público revelam que, de facto, 68% dos desempregados não estão a receber este apoio social, o que acaba por ser preocupante, uma vez que é um número tão elevado.
Já nos primeiro e segundo trimestres, os dados eram diferentes. “No primeiro trimestre deste ano, quando o número total de desempregados ascendia a 788,1 mil, estavam à procura de emprego e inscritos nos centros de emprego 557,7 mil pessoas. Destes, 298,4 mil (53,5%) declararam não receber qualquer subsídio de desemprego. No trimestre seguinte, estavam nesta situação 287 mil pessoas e no trimestre terminado em Setembro eram 251,2 mil (ou seja, 52,9% dos inscritos)”.
Em jeito de término, é também importante ressalvar que três em cada dez desempregados não continuam a ligação ao centro de emprego, o que faz com que deixem de ser contabilizados no universo daqueles que estão inscritos no IEFP.
Veja também: