Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
10 Jul, 2018 - 11:44

O que fazer em Baiona: guia essencial para a sua escapadinha

Nuno Margarido

Vai ao norte de Espanha? Há um local de nome peculiar e com diversas atividades encantadoras. Saiba o que fazer em Baiona.

O que fazer em Baiona: guia essencial para a sua escapadinha

Há quem se ponha ao caminho em direção ao norte e passe a fronteira sem se dar de conta. Não faz mal… Quando avistar o mar, é provável que tenha chegado a Baiona, em Pontevedra. Um pequeno município na província de Pontevedra com diversas atividades para umas boas férias. Está a planear sair do país? Saiba o que fazer em Baiona.

O que fazer em Baiona: guia prático para uma visita bem passada

Baiona… ou Bayona

Baiona para os portugueses e Bayona para nuestros hermanos… Esta cidade histórica da província de Pontevedra, na Galiza, está a cerca de 20 quilómetros de Vigo e é uma verdadeira referência para quem deseja visitar o litoral sul galego. A cidade é conhecida pelas belas praias que tem mas também possui um belo centro histórico que a torna apetecível para quem procura umas férias com algum conteúdo cultural. De referir ainda que Baiona é um dos pontos de partida e chegada para as famosas ilhas Cíes.

Como chegar a Baiona

A empresa ATSA possui uma ligação que faz o trajeto entre Vigo e Baiona com alguma regularidade. A frequência varia entre os 15 e os 30 minutos.

Para quem vai de carro e parte de Vigo, nada como seguir pela Carretera de Camposancos ou pela Autopista do Val Miñor.

O que fazer em Baiona

o que fazer em baiona

Praia

Esta é a primeira grande dica que lhe podemos dar… A cidade é conhecida pelas excelentes praias que possui. A mais conhecida – e uma das mais bonitas devido às vistas que possui – é a praia da Ribeira que se encontra mesmo ao pé do centro urbano. Outra das praias que recolhe bastantes elogios é a praia da Concheira, uma praia pequena mas bastante acolhedora e visitada – por ser pequena, o ideal é ir bastante cedo para arranjar lugar. As praias dos Frades e da Barbeira são outras duas praias que os operadores turísticos recomendam.

Visitar o centro Histórico

Para além disso, aconselha-se também a visitar o centro histórico de Baiona que se encontra recheado de casas de pedras ou granito, templos e igrejas seculares, cruzeiros e fontes nas praças e ruas estreitas de pedra. Procure a Fortaleza de Monte Real com muralhas que datam do século XIV.

Ver de perto a Virgen de la Roca

A Virgen de la Roca é outro dos monumentos que merece uma visita. Este monumento granítico foi inaugurado há quase 100 anos e possui 15 metros de altura, tendo um miradouro bastante apetecível para quem gosta de tirar fotografias.

Caminhar à beira-mar

Para terminar o dia em beleza? Fazer uma caminhada no Passeio Marítimo de Baiona, uma zona pedestre com mais de 3 quilómetros que oferece uma excelente vista sobre a área costeira da cidade.

Onde ficar em Baiona

Piso Playa Ladeira Bayona

Este alojamento fica apenas a 1 minuto da praia – vive lá encostadinho, portanto – sendo um dos apartamentos preferidos de quem tira férias no local. A cozinha tem tudo o que é preciso para confecionar uma boa refeição, há estacionamento privado e há ainda um quatro com duas camas individuais e um quarto com uma cama de casal.

Casa Rural San Lourenzo

Uma casa rural excelente para quem se encontra de passagem. E para quem quer pernoitar durante vários dias também, claro! Há várias tipologias de quartos com casa de banho privativa, estacionamento gratuito e Wi-Fi para dar e vender. Há ainda um restaurante próprio do alojamento para que não tenha de perder tempo a cozinhar.

Hotel Pazo de Mendoza

Bastam dois minutos a pé e… Areia nos pés! O Hotel Pazo de Mendonza fica bem perto da praia e possui tudo aquilo que é necessário para umas férias simples e descansadas. Com as suas duas estrelas, este hotel tem ainda um bar e Wi-Fi grátis.

O que comer em Baiona

tapas e baiona

Esta é fácil… Tapas! Ninguém pode dar um salto ao país vizinho e não provar as famosas tapas que qualquer estabelecimento que se preze disponibiliza.

Casa Rita

A Casa Rita é indicada para aqueles que não se importam de gastar um pouco mais para ter uma refeição de luxo e verdadeiramente saborosa. Este estabelecimento é um dos restaurantes mais bem cotados em Baiona e conta com uma carta mediterrânica onde sobressai o marisco.

Ver restaurante >>

Rocamar

No menu destacam-se os mariscos e a cozinha mediterrânica que possuem. E quem vai de férias a Baiona diz que não deixa de ir, pelo menos uma vez, a um destes dois restaurantes: Rocamar.

Ver restaurante >>

El Corralito

O El Corralito é um dos restaurantes preferidos de quem prefere guardar o dinheiro para outras atividades. Com preços módicos, este estabelecimento possui tudo aquilo que de melhor se faz na gastronomia espanhola.

Ver restaurante >>

Veja também