Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
22 Abr, 2018 - 10:08

Quer ser mais produtivo? Tire férias

Inês Silva

A máxima que queremos destacar é: quer ser mais produtivo? Tire férias. Sim, leu bem. A quebra na rotina de trabalho não é um mero capricho.

Quer ser mais produtivo? Tire férias

Seja em casa ou fora de casa, todos sonhamos com uns dias longe da rotina do trabalho. Tal como as máquinas, também o corpo humano precisa de repor a energia que consumiu e não há nada melhor para recarregar baterias do que gozar os merecidos dias de descanso. Por isso, se quer ser mais produtivo, tire férias.

Estes dias são mesmo a possibilidade que tem para melhorar a criatividade e produtividade, pois podem proporcionar novidades e desafios.

Se quer ser mais produtivo, tire férias e descanse

quer ser mais produtivo, tire férias

Vantagens das férias para a produtividade no trabalho

As férias tendem a aumentar não só o bem-estar geral no trabalho, como também aumentam a produtividade. Estes dias longe da rotina contribuem ainda para evitar problemas como a exaustão ou burnout e reduzir os níveis de stress. Menos stress resulta em melhor ambiente de trabalho, menos reações emocionais, mais criatividade e maior motivação para atingir os objetivos profissionais.

Quantos dias de férias deve tirar?

O número de dias ideal para ir de férias é aquele que lhe permita desligar-se por completo do seu trabalho. Este número de dias pode variar de pessoa para pessoa.

Segundo um estudo realizado pela Randstad, em Espanha, 62% dos entrevistados disseram precisar de menos uma semana para esquecer a rotina de trabalho, enquanto outros 38% necessitavam de pelo menos duas semanas ou mais para desligarem completamente.

Qual a periodicidade ideal para tirar férias?

Aqui não se trata apenas de uma questão de tempo, mas sim da qualidade desse tempo. Muitas vezes, basta um fim de semana para se sentir renovado, certo? Em vez de estar ansiosamente à espera um ano inteiro para tirar um mês de férias, o ideal será marcar pequenos períodos ao longo do ano.

Desligue-se do trabalho e descanse

Ir de férias não pode significar só e apenas andar a correr de um lado para o outro. Aprenda a desligar-se do trabalho e também a descansar.

A tecnologia dificulta a fuga ao trabalho, por isso mantenha-se longe do telemóvel e outros dispositivos que ajudam a manter essa ligação. É preciso que o faça para descansar verdadeiramente e recarregar as baterias.

5 dicas para ir de férias descansado

  1. Avise que vai estar ausente, evitando assim que o contactem por motivos não urgentes e não se esqueça criar uma resposta automática para o seu email;
  2. Organize o trabalho com antecedência e deixe todos os assuntos resolvidos;
  3. Não ligue a perguntar se está tudo bem, os seus colegas conseguem sobreviver sozinhos;
  4. Use o telemóvel para tirar fotografias e procurar direções, esqueça o email;
  5. Faça coisas novas, experimente novos pratos, passeie, faça exercício físico, leia, dedique-se aos amigos e família e não pense no que vai ter de fazer quando regressar ao trabalho – deixe o seu corpo e mente aproveitar as férias.

Veja também: