Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Isadora Freitas
Isadora Freitas
18 Mai, 2018 - 07:00

Quinta da Moenda: um alojamento aninhado no silêncio das serras

Isadora Freitas

Escondida entre as serras da Estrela e do Açor, a Quinta da Moenda é um espaço com história que o fará sentir-se em plena comunhão com o envolvente.

Quinta da Moenda: um alojamento aninhado no silêncio das serras

Banhada pelo rio Alvoco, a Quinta da Moenda, com um antigo lagar de vara, um moinho e uma destilaria, encontra-se no limite da aldeia de Alvoco das Várzeas. Com apartamentos decorados de forma acolhedora e convidativa, aninhada entre as serras da Estrela e do Açor, é o espaço perfeito para escapar ao burburinho da cidade e mergulhar na tranquilidade do campo.

Quinta da Moenda: o espaço ideal para uma escapadinha relaxante

Quinta da Moenda

No sopé da serra da Estrela, não é difícil perceber o que fez com que Hans de Herder e Josephine van Bennekom se apaixonassem por Alvoco das Várzeas. Aqui, encontraram um sítio pleno de tranquilidade, a ser partilhado com viajantes que estejam à procura de recuperar energias no silêncio do campo.

A Quinta da Moenda é um conjunto de três edifícios em xisto, onde pontificam um lagar do século XVIII, um moinho e uma destilaria. Respeitando a sua traça, o casal reconstruiu cinco apartamentos, cada um deles com um quarto duplo, uma varanda com vistas de cortar respiração, uma sala com lareira e aquecimento central para os dias invernosos.

Já nos dias de Estio, a piscina exterior e o vasto pátio para churrascos fazem a delícia dos visitantes, proporcionando momentos de puro relaxamento. Ideal para uma escapadinha entre a natureza, a Quinta da Moenda está situada a escassos quilómetros da Praia Fluvial de Alvoco e a uma curta viagem de carro da Aldeia Histórica de Piódão, assim como da Torre da Serra da Estrela e da magnífica Fraga da Pena. Aproveite ainda para visitar as Aldeias do Xisto da Benfeita e a Aldeia das Dez.

Preço por noite (2 hóspedes): desde 70€ Ver alojamento em bookinxisto.com/pt >>

A não perder nos arredores da Quinta da Moenda

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas

Quinta da Moenda

De água cristalina e bandeira azul, a Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas merece uma visita quando alojado na Quinta da Moenda. Situada num vale na margem da ribeira de Alvoco, junto a uma belíssima ponte medieval, é um espaço envolto por um parque de merendas com vegetação frondosa que o irá fazer sentir-se em comunhão com a natureza. Se a fome apertar, desloque-se ao bar onde são servidos vários petiscos e pequenas refeições à sombra dos salgueiros que ali se encontram.

Aldeia da Benfeita

Quinta da Moenda

Fonte: ADXTUR-Rui Rebelo

Próxima da Fraga da Pena e da Mata da Margaraça, a Benfeita é uma das “aldeias brancas” da Rede das Aldeias do Xisto e a única aldeia no mundo onde a paz é celebrada com uma torre, um sino e um relógio. Percorra as suas ruas e absorva a frescura do encontro das ribeiras do Carcavão e da Mata. Visite a Igreja Paroquial e espreite o atelier da Feltrosofia, onde irá encontrar peças de feltro feitas de forma artesanal. Uma das paragens obrigatórias quando na Benfeita é, também, a Fonte das Moscas, de onde poderá vislumbrar o conjunto de casas brancas com as suas ruelas e passadiços tão singulares.

Aldeia das Dez

Quinta da Moenda

Sobranceira ao rio Alvoco, a Aldeia das Dez é uma aldeia-miradouro, de onde se avistam as serras envolventes. Repleta de história e recantos encantadores, é uma aldeia construída predominantemente em granito onde terá de visitar a Igreja Matriz, cujo interior se encontra decorado com sumptuosa talha dourada. Para uma experiência sensorial a não esquecer, procure os coscoréis e as cavacas, os bolos tradicionais confeccionados à moda da Aldeia das Dez.

Veja também: