Helena Peixoto
Helena Peixoto
14 Jun, 2018 - 14:32
21 coisas simples que pode fazer já para reduzir o seu impacto ambiental

21 coisas simples que pode fazer já para reduzir o seu impacto ambiental

Helena Peixoto

Se fizermos um pouco todos os dias, vamos reduzir a temida pegada ecológica. Adote estas 21 atitudes práticas para reduzir o impacto ambiental.

O artigo continua após o anúncio

O nosso planeta precisa de ser bem tratado e os maiores cuidadores devíamos ser nós, humanos, com atitudes práticas para reduzir impacto ambiental. No entanto, e infelizmente, são precisamente os humanos que, com o desenvolvimento industrial e tecnológico, mais têm destruído o ecossistema, colocando em risco os recursos naturais e até mesmo a sustentabilidade do nosso mundo tal como o conhecemos.

É por isso que se torna urgente agirmos – e é certo que sozinhos não conseguimos mudar o mundo. Mas, se cada um de nós der um pouco de si e tomar as atitudes práticas mais corretas, vamos certamente tornar o mundo num lugar melhor, mais limpo e sustentável. Descubra os pequenos passos que pode dar no dia a dia para ser mais amigo do ambiente – e do futuro.

21 atitudes práticas para reduzir o seu impacto ambiental

1. Diga não aos sacos de plástico

O plástico é um dos grandes flagelos da nossa atualidade… E muito responsável pela poluição das nossas águas. Afinal, este material não se degrada. Opte por sacos reutilizáveis, de papel ou tecido.

2. Não use palhinhas de plástico

As palhinhas de plástico são verdadeiras ameaças para o nosso ecossistema! Uma só palhinha pode poluir uma praia durante pelo menos 200 anos, por isso imagine os estragos de milhões e milhões delas.

3. Recicle o lixo

reciclar

É o mínimo que podemos fazer hoje em dia. Selecione o lixe e coloque-o nos locais corretos. São atitudes práticas para reduzir impacto ambiental que podem fazer muita diferença.

4. Opte por produtos de beleza sem aerossóis

Os aerossóis são os principais causadores do temido buraco na camada de ozono. Quando comprar produtos de beleza como desodorizantes e outros sprays, procure o logotipo ‘livre de aerossol’.

5. Não deite alimentos fora

Além de ser uma atitude muito irresponsável face aos números de pessoas a morrer à fome no mundo, deitar comida fora é prejudicial ao ambiente. Sobras do jantar? Reinvente para o almoço do dia seguinte.

6. Seja regrado no consumo de água

agua

Sim, a água um dia vai esgotar. E vai ser o verdadeiro drama. É por isso que esta é uma das atitudes práticas para reduzir impacto ambiental que deve implementar já! Não deixe a água a correr, seja no banho, a lavar os dentes ou a loiça. Veja a água como o bem precioso e limitado que é.

O artigo continua após o anúncio

7. Poupe papel

O papel vem de algum lado – as nossas pobres árvores. E devemos poupar os nossos pulmões da natureza! Imprima o estritamente necessário e reutilize folhas para rascunho. Além disso, recicle todo o papel que deitar fora.

8. Procure soluções de energia mais amigas do ambiente

Se precisa de uma lâmpada opte por uma luz LED e não por uma luz incandescente: além de mais eficiente é bem mais duradoura.

9. Menos brinquedos, mais brincadeira

Os miúdos hoje em dia têm tantos brinquedos que não dão valor a praticamente nada…além de que isso representa mais produção, mais consumo energético, mais lixo para o planeta. Faça programas com ele que não envolva objetos físicos e limite o número de brinquedos.

10. Utilize transportes públicos

O número de carros é tão grande e abusivo que existem cidades já com restrições à sua circulação. Se tiver possibilidade para o fazer, opte por transportes públicos ou, no limite, pela solução de carsharing.

11. Ou como alternativa, use bicicleta ou carros híbridos ou elétricos

Outra das possibilidades mais sustentáveis e razoáveis ao nível da mobilidade é a utilização de uma bicicleta ou de carros híbridos ou elétricos. São mais caros mas compensam a longo prazo.

12. Opte pela redução dos consumos energéticos

Compre sempre aparelhos elétricos de baixo consumo energético. Depois disso, não se esqueça de desligar os aparelhos, inclusivamente na tomada.

vegetais

13. Mude a sua alimentação

Reeduque a sua forma de comer e tente optar por carne produzida ao ar livre, ovos de galinhas criadas no solo.. Enfim, leia os rótulos – o ambiente e os animais agradecem.

14. Produtos ecológicos e biológicos não são só moda

Diga não aos alimentos cultivados sem pesticidas- além de serem mais saudáveis para a sua saúde, são amigos do ambiente. Hoje em dia são vários oa cabazes semanais disponíveis que entregam, inclusivamente, em casa!

O artigo continua após o anúncio

15. Dê uma segunda oportunidade a alguns artigos

Não há nada de mal em comprar artigos em lojas de segunda mão! Até porque essas lojas só aceitam artigos em perfeito estado de conservação e antes de os venderem há todo um processo de higienização.

16. Faça os seus próprios produtos de limpeza

Outra das atitudes práticas para reduzir impacto ambiental que não deve descartar é a possibilidade de fazer os seus próprios produtos caseiros de limpeza. Basta bicarbonato de sódio, limão, vinagre e pouco mais, e consegue produtos para todos os fins!

17. Evite os alimentos processados

Reduza ao mínimo o consumo dos alimentos processados (molhos, refeições pré-cozinhadas, batatas fritas, refrigerantes, bolos de pastelaria…) – não são amigos nem do ambiente nem da sua saúde.

19. Procure cápsulas de café reutilizáveis

Se não dispensa o seu cafézinho diário da máquina de cápsulas, opte ao menos por uma cápsula reutilizável. Além de mais amigo do ambiente é bem mais económico.

20. Queira comércio local e seguro

Compre localmente! Procure lojas, mercados e produtores locais. Vais conseguir alimentos mais frescos, de maior qualidade e mais sustentáveis.

21. Use fraldas reutilizáveis

Se vai ter ou teve um bebé há pouco tempo, equacione a utilização de fraldas reutilizáveis. Sabia que em dois anos e meio um bebé produz uma tonelada de fraldas que vão parar ao aterro? Imagine o número multiplicado por milhões!

Veja também