Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Clara Cardoso Barreiros
Clara Cardoso Barreiros
20 Set, 2018 - 11:42

8 dicas para não sofrer com o regresso à rotina após as férias

Clara Cardoso Barreiros

As férias terminaram e o regresso ao trabalho é inevitável. Gostava de evitar a depressão da rotina? Fique com dicas para uma rentrée mais fácil.

8 dicas para não sofrer com o regresso à rotina após as férias

Na véspera do fatídico dia de regresso ao trabalho, é quando levamos uma chapada de realidade. É altura de sair do país dos unicórnios e flamingos e voltar à vida normal. É difícil? Sim, é. Desde retomar os horários e o foco, ter mil e uma tarefas para fazer e a caixa de e-mail entupida, até à frequente interrupção para a conversa de “como-foram-as-férias”. Sim, sabemos que pode ser mesmo desgastante este regresso, daí que tenhamos preparado estas dicas para que tudo lhe corra de feição!

8 dicas para uma rentrée menos dolorosa

1. Faça um desmame das férias antes do regresso ao trabalho

Evite que os últimos dias de férias sejam um rebuliço e desregrados. Se possível, guarde as últimas duas, três noites para fazer o horário de sono que fazia antes da sua merecida pausa. Aproveite esse período para repousar a mente e para preparar-se para a exigência da labuta.

2. Mantenha o contacto com a sua equipa

Claro, são férias, tem todo o direito a desligar-se. Mas é sempre prudente pedir, uns dias antes do seu regresso ao trabalho, um ponto de situação à sua equipa. Assim evita sentir-se assoberbado e a patinar na maionese.

trabalho de equipa

3. Prepare mentalmente uma lista de prioridades

Antes de as férias terminarem, pense nos assuntos que deve prioritizar. Não vale a pena abrir todos os e-mails que são importantes se eles não forem realmente urgentes. Este exercício fica facilitado se seguir a dica de manter o contacto com a sua equipa.

4. Faça uma coisa de cada vez

Não é por ter vários assuntos prementes a tratar que os vai resolver mais rápido ou melhor se estiver envolvido em mais que uma tarefa ao mesmo tempo. O mais provável é que meta os pés pelas mãos e acabe a desperdiçar muito tempo.

5. Aproveite as conversas “de chacha”

Além de ser uma altura ótima para desanuviar um pouco da tensão do primeiro dia, é uma oportunidade para se colocar a par do que foi acontecendo na sua ausência de modo mais profundo, dos desafios da sua equipa, feedback de clientes e fornecedores, etc. Claro, muita moderação com as conversas, ou o seu primeiro dia vai ser à volta das suas férias e não vai conseguir adiantar grande coisa.

escritorio

6. Cuide de si

Os primeiros tempos podem ser intensos, mas deve cuidar de si. Há sempre 5 minutos para apanhar ar, fumar um cigarro, tomar um café, espreguiçar-se… o que quiser! Não salte refeições e não se isole a trabalhar até altas horas. Se possível, tenha exercício físico na sua rotina. A sua saúde é completamente essencial à sua boa performance no trabalho.

7. Controle a sua (in)felicidade

Não deixe que o seu regresso ao trabalho seja marcado por pensamentos negativos. Agarre as boas energias das férias e invista-as na sua vida profissional e na sua equipa, pois um ambiente de trabalho relaxado e positivo é um ambiente mais frutífero.

8. Não seja demasiado duro consigo mesmo

Não se recupera das férias instantaneamente, pelo que não deve esperar que volte à sua produtividade habitual em três tempos. Leve com calma o seu regresso ao trabalho e aceite o seu próprio ritmo.

Sente-se mais mentalmente preparado para o regresso ao trabalho?

Veja também: