ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
18 Abr, 2022 - 15:44

Como remover pontos de ferrugem do carro ou moto?

Afonso Aguiar

A ferrugem pode ser um problema para quem se preocupa com a parte estética do veículo. Descubra como remover os pontos de ferrugem.

Carro com pontos de ferrugem

A ferrugem pode ser um problema para quem se preocupa com a parte estética do veículo. Descubra como remover os pontos de ferrugem.

Para os apaixonados pela parte estética de um automóvel ou moto há um mal que costuma ser o principal inimigo: a ferrugem. Por muito que a evite, obviamente que não há fórmulas infalíveis. Portanto, o melhor é começar já a pensar em como remover os pontos de ferrugem.

A ferrugem é o resultado da deterioração do ferro provocado pela oxirredução, a qual é causada pela fenómeno da oxidação e da redução das espécies químicas. Por sua vez, a oxidação é provocada pelo contacto do ferro com o ar. Ou seja, quando o ferro está muito tempo em contacto com o ar começa a perder qualidades. Quando isso acontece, é necessário fazer todo um processo para regenerar o material estragado.

Como remover os pontos de ferrugem?

Para remover os pontos de ferrugem vai ter de pôr mão à obra. Prepara-se, ponha roupa confortável e preferencialmente que possa sujar à vontade. Para realizar o processo da forma mais eficaz vai ter de fazer três passos, ao longo de três dias: lixar, pintar e encerar.

Lixar

O primeiro passo para corrigir o ponto afetado é preparar o local que vai ser pintado, removendo ao mesmo tempo a ferrugem – o chamado dois em um. Para isso, e uma vez que se parte do princípio que a maior parte dos leitores não são especialistas na área, recomenda-se usar uma lixa angular. Em alternativa, pode utilizar uma máquina retifica. É também importante reter que, durante todo o processo, deve lixar de forma suave para não comprometer a chapa ou o metal.

O objetivo passa por alisar a superfície e remover as partes mais soltas da ferrugem. Porém, não fique frustrado se não conseguir retirar tudo. Assim que verificar com os dedos que a zona está mais ou menos lisa, deve alterar para uma lixa metálica, que tem por objetivo remover a ferrugem mais funda.

Caso, mesmo assim, não tiver removido tudo, pode tentar colocar produto específico para remover ferrugem e só depois deste atuar, usar novamente a lixa. Caso deixe um buraco, existe também produtos de preenchimento de chapa financeiramente acessíveis na maior parte das lojas de mecânica ou de auto peças.

Pintar

De forma a garantir a espessura e proteção da chapa, deve primeiro colocar um primer, preferencialmente de qualidade. Faça-o em três camadas suaves (mais camadas e mais finas protegem mais), entre cada espera 10 minutos e depois deixe arejar durante a noite.

No dia seguinte, antes de começar a pintar, utilize a lixa angular para alisar a superfície e só depois comece a pintar com a tinta escolhida. Três demãos será o suficiente, mas se quiser fazer quatro pelo seguro não será mal pensado. Entre cada demão espera duas horas e, mais uma vez, assim que estiver satisfeito com o resultado final, deixe respirar durante a noite.

Encerar

No último dia, verifique se está agradado. Se não estiver, terá de fazer tudo ou parcialmente de novo. Caso esteja satisfeito, deve lavar o carro e depois encerar para misturar a pintura nova com a antiga.

Estes procedimentos servem tanto para a vulgar chapa, como também para as rodas e até o escape do motor. A diferença nestes dois últimos é que além disto, deve cromar também.

Como evitar pontos de ferrugem?

A melhor forma de evitar ter tanto trabalho da próxima vez é prevenir-se. Caso limpe o carro com bastante frequência, utilizando os produtos químicos adequados e tendo cuidado com áreas normalmente esquecidas, como as rodas, então vai no bom caminho.

No entanto, isso só não basta. Proteger o carro é importante. O excesso de exposição solar também aumenta a possibilidade e probabilidade de desenvolver pontos de ferrugem. Utilizar capas, estacionar em sombras e preferencialmente utilizar a garagem são excelentes soluções. Uma vez que os dejetos de aves muitas vezes facilitam o desenvolvimento de material corrosivo, evite estacionar o veículo debaixo de árvores.

Lembre-se, no entanto, que o processo de oxidação é frequente. Estima-se que cerca de 30% da produção de aço seja fabricado com o intuito de reposição. Não se censure caso, mesmo tendo vários cuidados, surjam pontos de ferrugem. É expectável.

Finalmente, saber como remover os pontos de ferrugem poderá ser útil não só se valorizar a parte estética, mas também na hora de o vender, ou até em ocasiões especiais. Afinal, “os olhos também comem”.

Veja também