Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
20 Mar, 2020 - 14:36

Resoluções de carreira para a realização profissional

Inês Silva

As resoluções de carreira não devem ficar limitadas à passagem de ano, nem à insatisfação com o atual emprego. Continue a ler para saber mais.

mulher no escritório a olhar pela janela pensativa

Gosta do seu emprego, foi recentemente aumentado, tem uma promoção no horizonte. Bons motivos para se sentir realizado profissionalmente, mas não se acomode. Mesmo quando o cenário é do seu agrado, mantenha uma postura pró-ativa. Nunca é tarde para as resoluções de carreira.

Definir objetivos e mudanças de carreira podem (e devem) ser feitos em qualquer momento. Pense ‘fora da caixa’. Quando nos encontramos numa fase laboral estável e confortável, é fácil cairmos no erro de pensar que chegámos ao patamar desejado.

Frequentemente deixamos para trás outros planos, até porque a euforia inicial vai diminuindo. Contrariar esta tendência é fundamental para quem está no mercado de trabalho. Tomar decisões sobre a vida profissional e mantê-las deve ser uma prioridade para todos. Independentemente de ser recém licenciado ou sénior, ter muita ou pouca experiência.

O PORQUÊ DE DECIDIR-SE PELA MUDANÇA PROFISSIONAL

É mais fácil mudar quando as coisas não são do nosso agrado ou porque é obrigatório encontrar outro rumo para a vida profissional.

Mas também há razões para mudar quando está tudo bem, seja pelo desafio de conseguir superar-se ou pela vontade de diminuir o ritmo e dedicar-se à família e desenvolvimento pessoal.

Reconversão profissional

A reconversão profissional, mais do que uma opção pessoal, é cada vez mais uma necessidade exigida pelo mercado de trabalho.

O desenvolvimento tecnológico e o surgimento de novas formas de automação vão acabar, ou já acabaram, com algumas profissões e vão fazer aparecer muitas outras para responder às novas necessidades da vida empresarial, pessoal e social.

Ou seja, a requalificação e renovação de competências profissionais é importante para quem já está no mercado de trabalho e pretende encontrar um novo rumo.

Trabalhar a partir de casa

Trabalhar a partir de casa é cada vez mais um sonho partilhado por várias pessoas que desejam conciliar a vida profissional e a pessoal.

Esta tendência já não é só de pessoas que procuram rendimentos extra, mas também de empresas que já despertaram para as vantagens desta modalidade de trabalho.

Para além disso, trabalhar em casa pode diminuir o desgaste do profissional com deslocações desnecessárias e contribuir para uma melhoria na produtividade. No entanto, convém lembrar que para ser possível ter o mesmo rendimento de quem está num ambiente tradicional de trabalho, é preciso muita disciplina e organização.

Seja qual for a razão, está nas suas mãos construir a carreira que quer para si. Para o ajudar, vamos revelar-lhe 7 resoluções de carreira que consideramos imprescindíveis para quem se quer impor.

homem a trabalhar pensativo a considerar as resoluções de carreira

7 RESOLUÇÕES DE CARREIRA IMPRESCINDÍVEIS

1

(Re)Pensar a carreira

Não deixe para a véspera de ano novo. De vez em quando é preciso parar e avaliar o actual momento profissional. Se está feliz, ótimo. Mas se não está satisfeito, então é preciso saber porquê. Mudar de emprego? Mudar de carreira? Aumento? Promoção? Tome notas do ‘bom’ e do ‘mau’. No final, leia e pondere sobre o percurso a seguir.

2

Manter o cv e o portefólio atualizados

Jogue na antecipação. Mesmo que não ande à procura de emprego, não descuide o seu currículo e o seu portefólio. As oportunidades surgem quando menos se espera. Além disso, é muito mais fácil fazer atualizações periódicas do que deixar tudo para a última hora.

A mesma dica aplica-se ao perfil do LinkedIn e à carta de apresentação. Esteja sempre preparado.

3

Apostar na formação

Esta é uma das melhores resoluções de carreira que pode tomar. Assim, pense em prosseguir os estudos (um mestrado ou uma especialização) ou participar em workshops. Seja para aprofundar os conhecimentos ou para adquirir novas competências, invista na formação. É uma excelente forma de se manter actualizado sobre as novidades e de se destacar da concorrência.

4

Reforçar o networking

Por outras palavras, crie e mantenha uma boa rede de contactos. Não espere até ficar desempregado para adotar esta resolução. É bem mais simples quando está integrado no mercado de trabalho.

Participe em conferências e workshops, adira a grupos no LinkedIn, conviva com os colegas fora do escritório. Conheça pessoas novas.

5

Aumentar a produtividade

Mais fácil de falar do que de fazer. A verdade é que existem imensas técnicas para se ser mais produtivo mas nem todas funcionam com todos. Porque não experimentar algumas e ver aquelas que melhor se adaptam ao seu perfil e às suas necessidades.

Muitas vezes, pequenas mudanças de hábitos são suficientes para fazer a diferença. Arrisque e encontre a sua fórmula.

6

Contribuir para uma boa relação com colegas e chefia

Não se iluda! Um bom ambiente de trabalho é crucial para um bom desempenho profissional, seu e de todos os que trabalham consigo. Faça a sua parte e mantenha relações cordiais com todos os que o rodeiam. Evite os mexericos e as “cusquices”. Um convívio saudável ajuda a cimentar o espírito de equipa. Lembre-se que sozinho não vai a lado nenhum.

7

Separar vida profissional e pessoal

Não caia na tentação de misturar os dois lados. Procure conjugar as duas realidades sem prejudicar nenhuma das partes. Não leve trabalho para casa. Se não conseguir cumprir todas as suas tarefas no horário laboral, se calhar precisa de ajuda.

Delegue funções, por exemplo. Aproveite o tempo livre para relaxar e “esquecer” o trabalho, esta é, com toda a certeza, uma das melhores resoluções de carreira a tomar.

Veja também