Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
24 Jan, 2020 - 11:01

Reutilizar rolhas de cortiça: 13 formas de ser mais sustentável

Mónica Carvalho

É tão fácil reutilizar rolhas de cortiça, por ser um material facilmente adaptável e cujas ideias em muito dependem da criatividade de cada um.

reutilizar rolhas

Reutilizar rolhas de cortiça é algo bem simples de fazer e que permite ter vários objetos comuns do dia a dia com um toque de irreverência e inovação.

É, assim, uma excelente forma de aproveitar um material que, de outra forma, iria simplesmente para o lixo e contribuir para um comportamento mais amigo do ambiente.

Na verdade, a motivação ambiental é um dos fatores mais importantes no processo de reciclagem. Neste caso específico, as rolhas de cortiça absorvem as partículas de dióxido de carbono (CO2) que foram retidas pela casca do sobreiro, pelo que, se forem decompostos ou incinerados, liberam o CO2 na atmosfera, estando, dessa forma, a contribuir para o aquecimento global.

Logo, ao reutilizar rolhas de cortiça poderá reaproveitar uma matéria-prima e poupar na decoração de casa. Veja as sugestões que temos para si.

Ideias para reutilizar rolhas de cortiça em casa

Bases para copos

Reutilizar rolhas de cortiça para fazer bases de copo é a possibilidade de, finalmente, deixar de ter aquelas marcas pouco estéticas espalhadas pelos móveis de casa.

Para isso, use uma base antiga para servir de modelo, desenhe o molde em cartolina e recorte. Em seguida, corte as rolhas na vertical, de modo a obter círculos de um centímetro e cole em cima do molde de cartolina.

Individual para mesa

Seguindo o exemplo anterior, o processo para fazer individuais de cortiça é exatamente igual. A única diferente é o molde a usar: deve recorrer a um individual que tenha em casa e cujo formato aprecie.

Pegas para facas de manteiga

Esta sugestão permite ter facas de manteiga bem originais. Veja como fazer.

Primeiramente, deve retirar a pega antiga das facas que vai reutilizar. Depois, faça um corte na base da rolha e aplique super cola, inserindo, por fim, a parte inferior da faca (onde estava a pega antiga) e deixar secar durante umas horas.

Tapete para a casa de banho

Aproveite as rolhas de cortiça para dar um toque de originalidade à sua casa de banho, criando um tapete que mais ninguém tem no mundo.

Escolha uma base de plástico ou linóleo com as dimensões desejadas para o tapete. Depois, comece por colar as rolhas partidas ao meio (cortadas previamente na vertical). A forma mais fácil de ir colocando as rolhas é começar de fora para dentro.

Pode fazer os padrões que desejar. Por isso, seja criativo!

Puxadores para gavetas

Este é um dos DIY mais incríveis e diferentes desta lista, mas também um dos que pode dar mais trabalho a executar.

Faça um furo com um berbequim desde a base da rolha até ao meio. Depois, introduza um parafuso, cuja largura caiba no buraco do puxador da gaveta, com a cabeça cortada e prenda-o com cola quente. Depois, deve apertar com uma porca e, se necessário, cortar o que ficar em excesso da parte de dentro da gaveta.

Identificador de plantas

Não tem mesmo nada que saber: use um pau de espetadas e espete-o na base da rolha de cortiça. Depois é só escrever o nome da planta e espetar na terra.

Rolha USB

As pens são uma grande necessidade do dia a dia. Então, por que não tornar esse objeto mais original e divertido?

Deve retirar a moldura de plástico de uma pen normal. Depois marque o tamanho da placa da pen na base da rolha e faça um buraco na rolha com essas dimensões. Insira a placa USB na ranhura feita e está feito!

Vasos decorados com rolhas

Mais um projeto Do It Yourself para reutilizar rolhas de cortiça bem simples e originais. Assim, basta cortar as rolhas a meio na vertical e colar de modo a forrar a zona exterior de um vaso.

Animais de rolhas

Esta é uma sugestão para fazer com os mais novos que não dá trabalho absolutamente nenhum e que pode funcionar muito bem e dar resultados bem divertidos. Basta pintar as rolhas e desenhar o animal que pretender.

Acendalhas caseiras

Para ajudar a aquecer a casa, de forma mais económica e sustentável, pondere usar rolhas ao invés de acendalhas compradas no supermercado.

É bem simples de fazer: coloque várias rolhas num frasco de vidro e cubra com álcool etílico. Deixe ficar a ensopar durante uns dias. Depois é só usar duas ou três de cada vez para atear o fogo da lareira.

Batente para porta

Farto de ouvir as portas a bater na parede, com as indesejadas marcas que deixa na tinta? É fácil de resolver.

Corte uma tira da rolha de cortiça com cerca de dois a três centímetros e cole no chão. Problema resolvido!

Mola para embalagens

Embalagens abertas e nenhuma mola disponível? Não tem problema: basta fazer um golpe fino na vertical na rolha e aí prender a embalagem.

Porta-chaves

Criar um porta-chaves particularmente útil quando vai à praia ou piscina nunca foi tão simples (até porque, como sabe, a rolha fluta e nunca irá perder as suas chaves)!

Basta fazer um furo na base da rolha com um berbequim e inserir um parafuso com ponta curvada, onde vai depois colocar a argola com as chaves.

Se mesmo assim estas ideias não foram suficientes para o convencer a reutilizar rolhas de cortiça, então, temos outra sugestão: entregue-as para reciclagem.

A Corticeira Amorim é pioneira na promoção da reciclagem de rolhas de cortiça, desenvolvendo programas de recolha em Portugal, EUA e Canadá, França, Itália, Reino Unido, África do Sul e Austrália.

Em Portugal, o programa de recolha e reciclagem de rolhas de cortiça está a cargo da Green Cork.

Veja também