Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
12 Jun, 2018 - 14:42

BlackBerry Key2: quem tem saudades de telemóveis com teclas?

Ana Duarte

O BlackBerry Key2 revela uma nova aposta da marca nos teclados físicos. O “ícone renascido” foca-se na produtividade e o preço começa nos 649€.

BlackBerry Key2: quem tem saudades de telemóveis com teclas?

A BlackBerry lançou, a 7 de junho de 2018, o BlackBerry Key2, equipamento apresentado como um “ícone renascido” e que tem o objetivo de fazer com que os teclados com botões físicos voltem a ser populares.

A BlackBerry foi líder de mercado na primeira década deste século, destacando-se pela produção de telemóveis focados na produtividade.

Em 2016, a marca canadiana anunciou que ia deixar de produzir smartphones. Foi então que a TCL adquiriu os direitos referentes à produção de telemóveis sob alçada da BlackBerry.

Review BlackBerry Key2: a fénix da BlackBerry e dos teclados físicos

BlackBerry

Fonte da imagem: BlackBerry/Divulgação

A BlackBerry apresentou o BlackBerry Key2 durante um evento em Nova Iorque, exibindo este dispositivo como um gadget dedicado à produtividade (o que se enquadra no ADN da marca), sendo o sucessor do BlackBerry KeyOne.

O Key2 é um smartphone de gama média que integra o icónico teclado físico que sempre caracterizou os telemóveis desta empresa. É muito semelhante ao modelo anterior, tendo um ecrã mais amplo (as molduras foram reduzidas) e mais espaço no teclado, para ter teclas mais largas.

Os botões de navegação no topo do ecrã são iluminados (desaparecendo quando não estão em uso), o que faz com que o ecrã pareça maior do que aquilo que é. O teclado foi melhorado em 20% no que toca ao conforto e à precisão de digitar e tem um acabamento em matte.

Outro detalhe interessante é um leitor de impressões digitais que está embutido no teclado. O dispositivo tem características mecânicas atualizadas que permitem uma excelente resposta táctil, tal como a inclusão de uma Speed Key (uma tecla que consiste num atalho universal para um acesso rápido a apps, contactos e funcionalidades).

Mas os aspetos únicos não ficam por aqui. O Key2 é o primeiro telemóvel BlackBerry a ter um sistema de câmara dupla de 12 MP.

Veredicto

A BlackBerry quer afastar-se do mainstream da indústria móvel e o Key2 é a prova disso. O mercado dos smartphones (e de muitos gadgets) está totalmente dominado por telemóveis sem teclado físico e a marca canadiana quer destacar-se pela diferença.

É por isso que o Key2 não é um smartphone para qualquer pessoa. Contudo, é um dispositivo interessante e competente no que toca ao hardware e software. Para além disso, é um equipamento que cumpre com os objetivos de ser seguro, prático e potenciar a produtividade.

Especificações técnicas
 Dimensões 151.4 x 71.8 x 8.5 mm
 Peso 168 g
 Teclado QWERTY (teclado físico)
 Material de fabrico Moldura em alumínio, parte traseira em plástico
 SIM Single SIM (nano-SIM) ou dual SIM
 Ecrã IPS LCD, 4.5 polegadas, resolução 1080 x 1620 p, proteção Gorilla Glass 3
 Sistema operativo Android 8.1
 CPU Octa-core (4×2.2 GHz Kryo 260 & 4×1.8 GHz Kryo 260) Qualcomm SDM660 Snapdragon 660
 GPU Adreno 512
 Memória interna 64 ou 128 GB (expansível via cartão microSD até 256 GB)
RAM 6 GB
 Câmara primária 12 MP + 12 MP, geo-tagging, deteção facial, HDR, panorama, vídeo [email protected], [email protected]
 Câmara secundária 8 MP, 1080p
 Conectividade WLAN, Bluetooth, GPS, NFC, rádio, USB
 Bateria 3500 mAh (não amovível)
 Cores Preto, prateado
 Preço A partir de 649€

Veja também: