Luísa Santos
Luísa Santos
21 Fev, 2019 - 16:13
Samsung Galaxy S10: o topo de gama dos topos de gama

Samsung Galaxy S10: o topo de gama dos topos de gama

Luísa Santos

Uma novidade? Não, na verdade foram anunciadas três: o Samsung Galaxy S10, o S10e e o S10+. A Samsung volta a abanar o mercado dez anos depois.

O artigo continua após o anúncio

Acabam de ser anunciados os membros mais recentes da família Galaxy. Dez anos depois do lançamento primeiro smartphone da gama, já é conhecido o Samsung Galaxy S10, uma verdadeira obra prima (em todos os sentidos). Vamos conhecê-lo um pouco melhor.

Review Samsung Galaxy S10: ecrã que nunca mais acaba

Chegou a próxima geração Galaxy, anunciada a 20 de fevereiro em São Francisco (Estados Unidos da América). Três novos membros da família que vêm representar anos de estudo e inovação e culminam em três modelos de última geração, que desafiam todos os limites.

O Samsung Galaxy S10 está na base destas novidades, reunindo características extraordinárias que, combinadas com um design e construção fora de série, resultam num telemóvel que se coloca largos passos à frente da concorrência.

Alguns rumores foram confirmados, sobretudo ao nível do ecrã. Já se adivinhava a ausência do botão home e especulava-se que a câmara frontal fosse integrada no próprio display – algo que se veio a confirmar com o lançamento oficial do Samsung Galaxy S10.

Com um ecrã Infinity-O, a ausência de margens é notável, oferecendo uma experiência panorâmica e sem limites (literalmente). Se, nesta altura, se está a perguntar sobre qual é a (verdadeira) diferença para o infinity display dos modelos anteriores, a resposta é simples: a qualidade e resolução.

O ecrã Infinity-O é um Full HD+ que, nas Definições, pode ser alterado para Quad HD+ a qualquer momento. Em poucas palavras, deixe-nos apenas dizer que é, verdadeiramente, espetacular. Estamos, então, perante um visor dotado da tecnologia de ponta Dynamic AMOLED Quad HD+.

Não, não há botão de desbloqueio, mas não desespere já. O sensor de impressão digital (ultrassónico) está agora incorporado no próprio ecrã – por baixo do mesmo, mais propriamente. Isto significa que a segurança foi reforçada, existindo agora uma tecnologia muito mais apurada e segura para desbloquear o telemóvel.

galaxy s10

Fonte da Imagem: Samsung/Divulgação

O artigo continua após o anúncio

O Samsung Galaxy S10 tem 6,1” e situa-se no meio, em termos de tamanho, da totalidade dos três modelos lançados. A par do display, outra das grandes apostas da marca sul-coreana foi a câmara, com a qual poderá agora tirar fotografias verdadeiramente profissionais.

“Cinco câmaras e uma lente Ultra Grande Angular”. É assim que a Samsung apresenta as suas novas armas que, a par de uma nova lente teleobjetiva, vão permitir captar fotografias que nem julgava possíveis. Na parte traseira, há uma triple camera de 12MP (teleobjetiva) + 12MP (grande angular) + 16MP (ultra grande angular).

Mas nem por isso a câmara frontal se deixa ficar para trás, apresentando agora uma lente dual pixel de 10MP (abertura de f1.9). Ora, as suas selfies vão ficar melhor do que nunca!

O desempenho também não desilude e, na verdade, não teria como, face a um smartphone que reúne uma série de especificações inovadoras. Para bom desempenho, ótimo processador: Exynos 9820 Octa-core 8nm. Não há margem para falhas ou bloqueios, por isso a utilização é bem fluída, como, de resto, já seria de esperar.

E, para uma eficiência perfeita, uma RAM perfeita. Existem, na verdade, duas versões do Samsung Galaxy S10, que combinam diferentes capacidades de RAM e ROM (memória interna), respetivamente: 8GB + 128GB e 8GB + 512GB (com possibilidade de expansão até 512GB por intermédio de um microSD).

Como já seria de esperar, também este modelo suporta dois cartões de telemóvel em simultâneo. Um Dual SIM que garante uma funcionalidade excelente e não apresenta quaisquer problemas ao nível da conectividade.

galaxy s10

Fonte da Imagem: Samsung/Divulgação

Tão boa como a conectividade é a eficiência deste telemóvel, que promete bateria para o dia inteiro. Tem 3400mAh para gerir o seu dia, e não dizemos isto à toa, até porque a Samsung introduziu o Modo de Poupança de Energia Adaptável, que vai avaliando a utilização que dá ao smartphone durante um dia e calcula a energia que deve ser poupada para que nada lhe falte.

O artigo continua após o anúncio

Equipado com Fast Wireless Charging 2.0, pode carregar o telemóvel sem fios, recorrendo a docks destinadas ao efeito. Outra das novidades introduzidas pela marca vai ao encontro daquela incluída na série Mate20 da Huawei: o Wireless PowerShare. Isto significa que pode juntar dois telemóveis da última geração Galaxy para carregar aquele que tiver menos bateria.

Tudo isto, claro está, à velocidade mais rápida implementada até hoje. Assim, nunca deixará nenhum vídeo a meio. E, por falar em vídeos, a Samsung volta a aliar-se à AKG em matéria de sistema de som, com colunas estéreo e Dolby Atmos incluído. Assim, pode desfrutar de uma experiência áudio tridimensional de uma clareza muito pura e sem espaço para distorções.

E uma vez que, também, já falámos em jogos, saiba que o Samsung Galaxy S10 está otimizado para gaming, para que nunca perca uma oportunidade de bater o seu próprio recorde… Ah, e não se preocupe com a água e a poeira, porque este smartphone está certificado com o IP68, o mais alto padrão para dispositivos móveis.

A pré-compra já pode ser feita e, no pack, ganha ainda uns Galaxy Buds, os phones sem fios desenvolvidos pela Samsung. O Galaxy S10 está disponível em três cores: Preto Prisma, Verde Prisma e Branco Prisma (sendo as últimas duas em gradiente).

 Especificações técnicas
Ecrã Wide Quad HD+ Dynamic AMOLED de 6.1”
Processador Exynos 9820 Octa-core 8nm
Memória RAM 8GB
Bateria 3400mAh
Câmara Traseira (Principal) Triple camera de 12MP (teleobjetiva/abertura de f2.4) + 12MP (grande angular/abertura de f1.5/f2.4) + 16MP (ultra grande angular/abertura de f2.2)
Câmara Frontal (Secundária) Dual Pixel 10MP (abertura de f1.9)
Preço A partir de 929,90€

Veja também: