Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
20 Fev, 2019 - 18:00

Samsung Galaxy Tab S5e: o tablet mais leve e fino de sempre

Luísa Santos

A Samsung volta a dar cartas no mercado ao apresentar o novíssimo Samsung Galaxy Tab S5e, o principal concorrente do iPad Pro, ao que tudo indica.

Samsung Galaxy Tab S5e: o tablet mais leve e fino de sempre

Está aí o tablet mais leve e fino de sempre, o Samsung Galaxy Tab S5e. Com este novo lançamento, a marca sul-coreana pretende liderar na área dos tablets profissionais, com maior capacidade e mais flexibilidade ao mundo do trabalho. Ainda assim, a componente de leveza permite que o use em qualquer contexto.

Review Samsung Galaxy Tab S5e: um ecrã quase infinito

O segmento dos dispositivos orientados para fins profissionais ainda tem alguns espaços para ocupar. Até então, só o novo iPad Pro parecia liderar o setor ao oferecer um tablet com características de topo, capaz de lidar com diferentes tarefas em simultâneo.

No entanto, tudo indica que essa liderança terá agora de ser partilhada com o Samsung Galaxy Tab S5e, o novo tablet da gigante tecnológica que apostou, também, na qualidade e tamanho do ecrã – ao reduzir substancialmente as suas margens.

Mas as novidades não ficam por aqui, já que estamos perante o tablet mais fino e leve de sempre que, para além de ser ótimo para as tarefas diárias, é de uma eficiência surpreendente, que dá resposta a questões profissionais que envolvam o uso de programas mais pesados, por exemplo.

Quase como se de um computador se tratasse, o Samsung Galaxy Tab S5e tem características de topo que valem a pena considerar. A marca apelida-o como “ultrafino e ultraleve”, com 5.5mm de espessura e 400g de peso, contemplando um ecrã imersivo  Super AMOLED de 10.5” como cartão de apresentação.

Com a eliminação quase total das margens, a Samsung apresenta um novo formato ideal para trabalhar ou até para ver os seus filmes preferidos. A sua construção é muito uniforme e feita em metal, tornando o design e conceção geral do aparelho muito sofisticados.

samsung galaxy tab s5e

Fonte da Imagem: Samsung/Divulgação

A Samsung continua a apostar, também, na qualidade do sistema de som integrado nos seus produtos, mantendo a sua parceria com a AKG. Também neste novo produto a pureza do som impera, graças aos quatro altifalantes embutidos, desenvolvidos em exclusivo pela AKG. A experiência sonora torna-se tridimensional graças à tecnologia de áudio Dolby Atmos, também contemplada neste tablet.

A capacidade de processamento é impressionante e tudo se deve ao Qualcomm SDM 670, mas não só. Na verdade, o Samsung Galaxy Tab S5e estará disponível em duas versões ao nível de memória: 64GB de ROM e 4GB de RAM ou 128GB de ROM e 6GB de RAM – sendo que, em qualquer uma delas, pode expandir a memória interna até 512GB ao inserir um microSD. 

Esta é, sem dúvida, uma das principais vantagens deste aparelho quando comparado com o iPad Pro, uma vez que a Apple não contempla a possibilidade de inserir um cartão de memória no caso de precisar de mais espaço. Assim sendo, para aqueles que de facto precisam desse “espaço extra”, a diferença entre dispositivos compensa.

Aquilo que pode ser visto como uma desvantagem face ao dispositivo da Apple é a ausência de uma pen que permita fazer trabalhos mais específicos, ou até mesmo tirar apontamentos. No entanto, a Samsung disponibiliza essa opção em produtos como o Galaxy Note 9.

O sistema operativo é o Android P, que é como quem diz, a versão do 9 Pie para tablets – já incluído na maior parte dos smartphones lançados nos últimos meses. Ainda assim, esta parece ser uma base de trabalho mais do que suficiente no caso deste tablet.

samsung galaxy tab s5e

Fonte da Imagem: Samsung/Divulgação

A bateria também não desilude, com 7040mAh para usar até se cansar. Com autonomia até 14,5 horas, o Galaxy Tab S5e está equipado com tecnologia Fast Charging POGO Charging e é também compatível com a estação de carregamento especialmente desenvolvida pela Samsung, que lhe permite pousar o tablet nesta dock para que o mesmo carregue.

Ao nível da qualidade da câmara, que nem sempre recebe muita atenção no caso dos tablets, a resolução contemplada não desilude. A câmara traseira tem 13MP, com abertura de F2.0 e a traseira tem 8MP (e igual abertura de F2.0).

Outra das novidades deste novo modelo destina-se às pessoas que já têm um smartphone da família Galaxy, uma vez que já pode atender as chamadas recebidas diretamente a partir deste tablet. Há ainda a possibilidade de responder a menagens urgentes, pelo que já não vai precisar de ter o telemóvel por perto (graças à capacidade de sincronização entre os dois dispositivos).

A segurança e privacidade dos seus dados também não foi descurada, podendo, para além de desbloquear o tablet através do sensor de impressão digital, ativar o Face Recognition para que mais ninguém possa aceder ao mesmo sem a respetiva autorização.

Seguindo a tendência atual, o novo Samsung Galaxy Tab S5e tem um desenho minimalista e confirma-o por intermédio das cores monocromáticas que disponibiliza: Dourado, Prateado e Preto. Pode fazer a pré-reserva desta novidade a partir de março de 2019. O preço ainda não é conhecido.

 Especificações técnicas
Ecrã 10.5” WQXGA Super AMOLED (2560×1600)
Processador Qualcomm SDM 670 (Dual 2.0GHz + Hexa 1.7GHz)
Memória RAM 4GB ou 6GB
Bateria 7040mAh
Câmara Traseira (Principal) 13MP (abertura de F2.0)
Câmara Frontal (Secundária) 8MP (abertura de F2.0)
Preço Por confirmar

Veja também: