Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
03 Set, 2018 - 14:00

Os 10 rios mais bonitos na Europa e que passam por cidades encantadoras

Márcio Matos

Conheça alguns dos rios mais bonitos na Europa e saiba quais as cidades que eles banham e enchem de encanto e beleza. Isto segundo o The Telegraph.

Os 10 rios mais bonitos na Europa e que passam por cidades encantadoras

Seguimos as sugestões do The Telegraph e listámos os 10 rios mais bonitos na Europa, alguns dos quais talvez já conheça. Paisagens lindíssimas, cenários deslumbrantes é aquilo que os rios mais bonitos na Europa garantem em todos os lugares por onde passam. Se está ou vai visitar algumas das cidades mencionadas abaixo, não esqueça de passear pelas margens destes rios, tirar muitas fotografias e, claro, apreciar ao máximo a sua beleza natural.

Os 10 rios mais bonitos na Europa (e há um que passa em Portugal)

1. Rio Danúbio

rio danubio

O Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa. Ele atravessa o continente de oeste a leste, desde a sua nascente na Floresta Negra até desaguar no mar Negro. O Rio Danúbio passa por duas das mais belas capitais europeias: Viena e Budapeste, entre outras cidades como Bratislava e Ulm.

2. Rio Elba

elba

O Elba é também um rio incrível que nasce na República Checa e dirige-se no sentido de noroeste, desaguando no mar do Norte, mais concretamente em Cuxhaven, na Alemanha.

3. Rio Dordonha e Garona

dordonha

Fonte: Max Pixel

Este rio nasce em Auverne, junto a Puy de Sancy. Ele atravessa as regiões francesas de Puy de Dôme, Corrèze, Lot, Dordogne, desaguando no estuário de Gironde, onde conflui com o rio Garona, constituindo o maior estuário da Europa.

4. Rio Guadalquivir

guadalquivir

Fonte: Max Pixel

O rio Guadalquivir localiza-se no sul da Península Ibérica. É o quinto mais comprido da Península e o maior da Andaluzia. Ele banha grandes cidades espanholas como Córdova e Sevilha e é um dos principais atrativos destas regiões.

5. Rio Loire

loire

Fonte: Max Pixel

O rio Loire é o mais longo de França. A sua nascente situa-se na região de Ardèche e a sua bacia hidrográfica ocupa mais de um quinto do território francês. Verdadeiramente impressionante.

6. Rio Neretva

rio nerotza

Fonte: Max Pixel

Este rio passe pela Bósnia e Herzegovina e pela Croácia e a maior cidade que ele banha é Mostar, conhecida pela sua ponte, monumento arquitetónico, Património da Humanidade pela UNESCO.

7. Rio Reno

reno

O Reno atravessa a Europa de sul a norte, desaguando no mar do Norte. Atravessa seis países: a Suíça, a Áustria, o Liechtenstein, a Alemanha, a França e os Países Baixos e é a fronteira natural entre alguns territórios.

8. Rio Ródano e Saône

rhone

O rio Ródano nasce na Suíça e desagua em França, no Mediterrâneo, e foi de grande relavância histórica, desde a Antiguidade Clássica. O rio Saône é o seu principal afluente. Nasce em Vioménil, nas montanhas dos Vosges, juntando-se ao Ródano em Lyon.

9. Rio Douro

rio douro

Espanhol e português, o rio Douro nasce no país vizinho, na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião, e atravessa o norte do nosso país. Quem não conhece a Foz do Douro, na cidade do Porto?  A beleza das paisagens durienses é icónica e muito marcada pela passagem deste rio.

10. Rio Sena

sena

Este rio está localizado o norte de França e banha a sua capital Paris, desaguando no Oceano Atlântico. Graças aos famosos bateaux mouches é possível vaijar por este rio e usufruir ao máximo da sua beleza.

Depois de estarem identificados os rios mais bonitos na Europa, comece pelo que está mais próximo de si e faça uma visita até ao Douro, onde pode percorrer o rio através dos muitos barcos que passeiam pelas suas correntes. Depois, comece o seu périplo pela Europa e explore países e cidades, tendo como principal mote os rios mais bonitos na Europa que, afinal, devem ser um orgulho para todos os que habitam o velho continente.

Veja também: