Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
07 Jan, 2022 - 12:30

7 ruídos que podem indicar perigo no seu automóvel

Afonso Aguiar

Se está preocupado com o barulho que o seu carro faz, saiba se pertença aos sete ruídos que podem indicar perigo.

ruídos que podem indicar perigo no automóvel

Quem diariamente anda de automóvel pode ter tendências a menosprezar alguns sinais de que a saúde do veículo não está pelo melhor. Daí que seja fundamental ter em atenção alguns ruídos que podem indicar perigo.

Daí que seja fundamental estar alerta quando surgem alguns barulhos, sendo que alguns deles exigem intervenção imediata. Conheça os mais evidentes e que podem significar que uma ida ao mecânico está para muito breve.

7 Ruídos que podem indicar perigo

1

Travões chiam

Quando se ouve um chiar nos travões isso é mau sinal. Pode não ser algo de grave. Pode ser apenas algum “lixo” entre as pastilhas de travão e o disco, mas pode ser sinónimo também de que os discos ou as pastilhas de travão estão gastos. Se for estes últimos, então tenha cuidado, pondere mudá-los, porque se o sistema de travagem estiver danificado, a sua segurança também está.

2

Motor ronca e acelera rapidamente

Se está a carregar no acelerador e escutar um roncar do motor que normalmente dura um a dois segundos, mas que não é acompanhado pelo acelerar do carro, então provavelmente tem a embraiagem gasta. Para ter a certeza, verifique se as rotações por minuto do veículo sobem sem justificação.

Caso a embraiagem esteja má, o veículo poderá ser incapaz de acelerar a meio da condução. Óbvio que isso será gradual e inicialmente durante breves momentos. No entanto, esses instantes, no momento errado, poderão fazer a diferença entre ter um acidente ou não.

3

Ronco mais constante

Caso, por outro lado, o ronco seja mais constante enquanto circula, então o problema deve estar nos rolamentos. Os mesmos já devem estar desgastados. Os rolamentos estão diretamente ligados à roda que, por sua vez, são o único ponto de conexão entre o veículo e o solo onde circulam. O ponto de conexão é pequeno, mais ou menos do tamanho da palma de uma mão.

Portanto, desnecessário será dizer que este é um dos ruídos que podem indicar perigo (definitivamente!).

carro que aqueceu
4

Barulho ao virar o volante

Se eventualmente ouvir algum barulho ao virar o volante, então aconselha-se que dirija-se imediatamente ao mecânico, porque deverá estar com um problema na direção hidráulica.

Problemas na direção hidráulica dificultam as manobras e, portanto, colocam a sua vida em risco. Para ter a certeza, basta analisar se consegue virar com a mesma facilidade de antes.

5

Motor a clicar

Quando o motor parece que tem uma peça solta que está sempre a bater noutras, provocando uma espécie de clicar, então isso é sinal de potencial perigo. Poderá ser ou “ressalto” ou estar relacionado com a válvula superior. Também pode ser algo tão simples como a falta de óleo no motor. De qualquer forma, um motor que não esteja operacional ou que perca a eficácia é um risco enorme.

6

Sons fora do vulgar no motor

As luzes do computador de bordo costumam indicar se há algum problema no veículo. No entanto, o próprio motor costuma alertar quando está com algum problema. Como é que o faz Através do som.

Portanto, se ouvir um barulho fora do vulgar vindo do motor dirija-se imediatamente a um especialista. Pode ser muita coisa obviamente, algumas inofensivas, outras extremamente perigosas. Porém, com o motor não se brinca.

7

Assobio vindo das rodas

Finalmente, se ouvir um assobio repentino vindo das rodas é porque furou alguma. Quer tenha sido por causa algum prego na estrada, ou até um galgar do passeio, não interessa. Como se viu anteriormente as rodas são de uma importância enorme na segurança rodoviária e conduzir com um furo é um perigo.

Veja também