Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
12 Out, 2020 - 12:47

Como saber se uma fotografia é falsa

Luísa Santos

Como saber se uma fotografia é falsa? Basta consultar algumas dicas que lhe damos neste artigo para identificar esse tipo de montagens.

Dicas sobre como saber se uma fotografia é falsa

Estão muito associadas a fake news, por isso pode ser muito pertinente, hoje em dia, estar preparado para como saber se uma fotografia é falsa. Existem alguns passos que pode seguir para confirmar se está perante uma montagem/encenação ou uma fotografia real.

8 dicas para saber se uma fotografia é falsa

1. A olho nu

Se estiver perante uma montagem, existem alguns aspetos que são facilmente identificáveis a olho nu. Por isso, um olhar atento vale sempre mais do que uma dica mais prática ou técnica. Existem certos pormenores que são facilmente identificáveis desde que exista atenção ao detalhe.

Algumas das práticas mais comuns, e que ajudam a saber se uma fotografia é falsa, são as colagens. Por vezes, uma pessoa que, efetivamente, não está numa foto, é “colada” sobre a mesma e notam-se algumas incongruências olhando, simplesmente, para a foto em questão.

Detalhes como a posição de uma pessoa ou objeto, a luz que esse tem em relação ao resto da fotografia, as cores… Todos esses pormenores podem facilmente denunciar uma fake photo, por isso esteja atento.

2. Recorrendo ao Google

O Google Imagens pode ser um excelente aliado na identificação de fotografias falsas, desde que o utilize na ordem contrária àquela que está habituado. O que queremos dizer com isto? Simples: faça upload da fotografia cuja veracidade quer verificar ou, então, arraste-a para cima da barra do Google Imagens.

Rapidamente, o Google irá devolver-lhe a origem da foto em questão ou, noutros casos, apresentar-lhe fotos semelhantes – cujo local onde se encontram poderá ajudá-lo a saber se aquela se trata de uma fotografia falsa ou não.

3. Use ferramentas técnicas

Atualmente, já existem softwares online que ajudam a saber se uma fotografia é falsa. Exemplo disso é o FotoForensics, uma plataforma que utiliza um algoritmo muito específico que, por sua vez, deteta falhas e erros em todas as partes da fotografia que é submetida. Se não conseguir identificar esses pormenores a olho nu, pode sempre recorrer a esse tipo e ferramentas.

4. Verifique os metadados

Os metadados são, por outras palavras, todos os detalhes que identificam e caracterizam uma fotografia. Falamos, por isso, de aspetos como qual a câmara utilizada para tirar a fotografia, o ISO, a velocidade do obturador, entre outros.

Pode ter acesso a essa lista de detalhes recorrendo a plataformas como o FindExif, o ExifData ou o Metapicz. Todos eles são muito intuitivos e basta arrastar/fazer upload da foto que quer verificar para ter acesso a todos os seus detalhes.

Depois, tudo o que tem de fazer é procurar as pequenas incongruências que possam existir e que põem em causa a veracidade da fotografia. Por exemplo, a ausência de dados pode significar que algo não está correto, ou então o tamanho ser menor/maior do que deveria, por exemplo. Se todos os dados estiverem forem “de origem”, é bom sinal.

5. A localização

Suponhamos que está a ler uma notícia que se acompanha de uma imagem da qual duvida, tendo em conta que leu que a localização da mesma não é exatamente aquela que a foto aparenta. Ferramentas como o Google Maps podem ajudá-lo a confirmar as suas suspeitas. Se a notícia relata um acontecimento em Lisboa e o utilizador sabe que a foto apresentada foi tirada no Porto, algo não estará bem.

Veja também