Nuno Margarido
Nuno Margarido
25 Nov, 2016 - 10:25
Salários vão recuperar em 2017

Salários vão recuperar em 2017

Nuno Margarido

O próximo ano traz boas novidades para os portugueses. Ou não sabia que os salários vão recuperar em 2017?

O artigo continua após o anúncio

Os salários vão recuperar em 2017. Uma recuperação ainda longe da que foi conseguida em 2010 mas… uma recuperação. E tudo devido a um conjunto de atualizações tomadas perante os escalões do Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS), uma vez que a redução e o fim da sobretaxa de IRS, bem como a atualização de 0,8% nos diversos escalões, irá originar uma redução do imposto.

O primeiro escalão continuará sem pagar sobretaxa. A este junta-se ainda o segundo escalão, o mais beneficiado com as alterações do PS e que abrange 150 mil agregados familiares.

Já o terceiro escalão terá uma retenção de 1,75% durante os primeiros seis meses de 2017, enquanto o quarto escalão de 3% até 30 de Novembro. Apesar de tudo, a sobretaxa para o último escalão vai diminuir 8,3% relativamente a 2016.

 “A alteração que se faz é neutra” e que “não há nenhuma alteração na receita fiscal prevista total”, reiterou Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Ou seja, os salários vão recuperar em 2017. E apesar de a recuperação se afigurar como “simbólica”, não deixa de ser uma recuperação.

Veja também: