Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
17 Jun, 2019 - 08:50
São João de Braga: todo o programa para uma noite em grande

São João de Braga: todo o programa para uma noite em grande

Mónica Carvalho

As festas do São João de Braga distinguem-se das demais pela sua longa história e carácter religioso. Conheça o programa deste ano.

O artigo continua após o anúncio

Desde 1150, ano em que foi criada uma igreja dedicada ao São João de Braga, que as festividades foram ganhando cada vez mais adeptos, muitos deles provenientes de diferentes pontos do país.

Assim, foi consolidada na história como a celebração sanjoanina mais antiga de Portugal, em meados do século XIX. Como tal, esta época é de romaria quase obrigatória até esta cidade nortenha, havendo pessoas que vêm de todos os cantos do país.

Não é por isso de estranhar que as festas do São João de Braga sejam das maiores da cidade, arrastando milhares de pessoas numa noite de grande folia.

Conheça os destaques da festa de São João de Braga

O São João de Braga é uma festa cheia de tradições e eventos típicos. Veja os destaques do programa deste ano.

são joão de braga

Fonte: Wikimedia Commons / Fiore Silvestro Barbato

Abertura Solene

Apesar de a festa começar antes, o arranque oficial ocorre na manhã de 23 de junho, com o cortejo da Mordomia, onde participam também vários grupos de animação.

O desfile termina em frente à Câmara Municipal de Braga, onde a organização é recebida pelo Presidente do município e pelos mais altos dignitários civis, militares e eclesiásticos.

Depois, ouvem-se os hinos de São João e de Braga e a cerimónia termina com a largada de um balão gigante e girândolas de foguetes ao som dos sinos da cidade.

O artigo continua após o anúncio

Carro das Ervas

Este carro puxado por bois tem origem na idade medieval e tem como objetivo purificar as ruas por onde passam os cortejos e procissões sanjoaninas.

Cascatas do São João de Braga

De 15 a 24 de junho poderá ver todas as cascatas sanjoaninas na escadaria central do Braga Parque.

Concertos

  • 18 de junho, 21h30, Praça da República: concerto popular pela voz dos CABçudos;
  • 18 de junho, 21h30, Praça do Artesão: Concerto Cantemos o São João;
  • 19 de junho, 22h, Parque da Ponte: concerto de Toy;
  • 19 de junho, 21h, Igreja de São João do Souto: concerto de música sacra, pela Associação de Música Sacra de Braga;
  • 21 de junho, 22h30, Praça da República: concerto Daniel Pereira Cristo;
  • 22 de junho, 22h, Parque da Ponte: concerto de Vítor Rodrigues;
  • 24 de junho, 21h30, Avenida Central: concerto Anselmo Ralph;
  • 24 de junho, 01h30, Avenida Central: concerto Agir.

Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos

O Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos é hoje um dos principais eventos do cartaz das festas de São João de Braga.
Foi criado em 1989 e reúne grupos ibéricos e franceses de Gigantones e Cabeçudos que ao longo de vários dias vão desfilando pela cidade.
Poderão vê-los no dia 23 de junho, às 15h30, na Praça da República.

Rusgas

A maior noite do ano em Braga arranca com o cortejo das rusgas sanjoaninas. Este evento era simbologia da espontaneidade da comunidade bracarense. Hoje, são muitos os que se dedicam meses antes da festa a preparar a melhor marcha, os melhores trajes e as melhores coreografias e músicas para animar os visitantes, mas também para arrecadar o prémio de melhor rusga.

O cortejo é atualmente organizado pela Associação de Festas e realizar o seguinte percurso: sai da zona do Arco da Porta Nova e ruma até ao epicentro da romaria, juntando os mais diversos grupos culturais da cidade no arranque da noitada de São João onde as marteladas e os alhos porros não faltam.

Quadros Bíblicos

Durante as festividades do São João de Braga, as margens do rio Este ganham vida graças aos quadros bíblicos.

De um lado poderão observar a representação do Batismo de Cristo e, do outro, a gigantesca e popular imagem de São Cristóvão, num evento que retrata bem o lado mais religioso das festividades.

Aclamação das Flores

Na tarde de 24 de junho, às 17h15, no Largo do Passo, decorre a aclamação das flores.

O artigo continua após o anúncio

Este evento antecede a Soleníssima Procissão de São João Baptista e reúne toneladas de pétalas de flores, que são lançadas ao andor de São João Baptista durante o percurso entre a Igreja de São João do Souto e a Sé Catedral de Braga, de onde sai a soleníssima procissão de São João.

O momento é de grande beleza e de cariz emocional, sendo acompanhado pelo Orfeão de Braga com a interpretação do Hino de São João.

Soleníssima Procissão de São João Baptista

Na tarde de 24 de junho, às 18h00, a tradição ainda é o que é, sendo o momento para a Soleníssima Procissão de São João, um cortejo religioso organizado originalmente pela paróquia de São João do Souto.

A procissão conta com dez andores e com a participação de figurantes que representam as figuras bíblicas mais importantes.

É um dos momentos mais respeitados das festas de São João de Braga, dado que acarreta bastante respeito e silêncio.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp