Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
24 Ago, 2018 - 14:00

Devemos usar sapatos em casa?

Helena Peixoto

Será que existe uma resposta certa para a questão de se devemos usar sapatos em casa? Fomos tentar descobrir e partilhamos as conclusões.

Devemos usar sapatos em casa?

Usar sapatos em casa, sim ou não? Esta é uma dúvida que surge a muitas pessoas e que nem sempre reúne consenso. E a questão já foi, inclusivamente, discutida por especialistas em saúde, que defendem que o ideal será não usar. Vamos dar-lhe a perspetiva geral para que possa decidir por si mesmo.

Usar sapatos em casa: tudo o que precisa saber para decidir

4 razões para tirar os sapatos antes de entrar em casa

Porque não devemos usar sapatos em casa?

Recentemente, a Universidade de Houston realizou um trabalho de investigação e que 39% dos sapatos continham as bactérias Clostridium difficile, bactérias estas consideradas ameaças públicas e resistentes a vários antibióticos.

Também a Universidade do Arizona analisou a questão de usar ou não sapatos em casa e revelou que um par de sapatos novos abriga até 440.000 bactérias após ser usado ao longo de duas semanas.

Pelos resultados recolhidos, concluiu-se que a sola dos sapatos é mais suja do que assentos de sanita. E em termos de consequências, temos dores de barriga, problemas intestinais e outras infeções.

No caso de ter bebés, a utilização de sapatos em casa pode ser ainda mais grave, uma vez que eles ainda têm o seu sistema imunológico em formação.

Além de todas as bactérias, não podemos esquecer os germes, agentes patológicos e produtos químicos que podem acoplar-se aos nossos sapatos.

No oriente esta questão é já algo cultural: todos deixam os seus sapatos à porta de casa. E, de acordo com estes especialistas, o ocidente devia adotar esta tradição o mais rápido possível, pelo bem estar e saúde de todos.

O outro lado da moeda

Como em tudo na vida, há quem defenda que não é assim tão grave utilizar sapatos em casa. O médico especialista em infecciologia Paulo Olzon Monteiro da Silva afirma que não existe qualquer motivo algum para pânico. Aliás, ele defende que se torna até importante estarmos em contato com essas bactérias para desenvolvermos o padrão de imunidade necessário – já para não falar da questão de possuirmos naturalmente bactérias no sistema digestivo.

Alguns membros da Sociedade Brasileira de Microbiologia, por exemplo, defendem até o contrário, ou seja, que é ao tirar os sapatos antes de entrar em casa que podemos gerar impactos na saúde.

Outra das questões que é vista como entrave para adotar a questão de não usar sapatos em casa tem a ver com a receção de convidados: pode não ser muito bem interpretado pedir às pessoas que se descalcem, sobretudo nas culturas europeias.

Agora que reuniu informações de dois lados, pese os pratos da balança e decida por si mesmo.

Veja também: