Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Reis
Catarina Reis
12 Abr, 2016 - 08:00

10 segredos para ser mais carismático

Catarina Reis

O termo carisma diz respeito à capacidade de atrair e cativar os demais. Se quer ser mais carismático, siga os nossos 10 conselhos!

10 segredos para ser mais carismático

Preparado para uma nova aventura profissional?Todas as relações, das pessoais às profissionais, são afectadas pela capacidade de ser carismático, ou seja, de persuadir, transmitir credibilidade e  conquistar a atenção e a admiração dos outros. Algumas pessoas possuem um carisma natural, ao passo que outras necessitam de o desenvolver. Revê-se neste último tipo de pessoas? Então saiba que pode fazer muito para ser capaz de conquistar naturalmente a admiração dos demais!


Mais carisma passo a passo 

1. Dois ouvidos, uma boca

Ou seja, ouça mais do que aquilo que fala. Uma das estratégias mais eficazes para conquistar a aprovação e a simpatia dos que o rodeiam é simplesmente ouvi-los. Resista à tentação de dar conselhos e de formular opiniões, a não ser que estas contribuam francamente para que o seu interlocutor atinja uma maior compreensão do assunto de que estão a conversar.

Pratique a técnica da escuta activa: ouvir, reformular o que é dito, devolver ao seu interlocutor as ideias que este lhe transmite, sumarizar.



2. Evite fazer phubbing

Já conhece o termo “phubbing”? Vem da junção das palavras “phone” e “snubbing” e descreve o comportamento de ignorar outra ou outras pessoas utilizando como justificação um telefonema, uma mensagem ou comunicação realizada através do telefone. É ou não é a doença dos nossos dias? Pois saiba o phubbing arriuna o seu carisma. Quando estiver acompanhado, seja em situações pessoais ou profissionais, evite ignorar quem o rodeia. Garantimos-lhe que vai ganhar pontos!



3. Seja generoso

A generosidade é uma arma poderosa de quem é carismático. Falamos de dar sem intenção de receber algo em troca, dar para efectivamente ajudar a outra pessoa. Seja atento aos detalhes. Por exemplo, se sabe que alguém da sua rede de contactos procura uma nova oportunidade profissional, não hesite em encaminhar-lhe uma oferta de trabalho que ache interessante. Partilhe nas redes sociais informação sobre os projectos dos seus colegas. As opções são muitas e ajudá-lo-ão a conquistar a simpatia dos que o rodeiam.



4. Orgulhe-se das conquistas alheias

Sim, é isso mesmo: celebre e felicite as pessoas pelas suas realizações pessoais e profissionais.



5. Saiba dar e receber feedback

Dar feedback é uma arte, sobretudo quando queremos fazer a outra pessoa uma correcção de comportamento. Comece pelos aspectos positivos, passando só depois a apresentar as propostas de melhoria em relação ao assunto de que estão a falar.



6. Elogie, mas não demasiado!

Os elogios são quase sempre bem recebidos, mas se exagerar irão perder a credibilidade. Aprenda a elogiar no momento certo de forma a que as suas palavras tenham um maior impacto!



7. Faça contacto ocular

Sentimos intuitivamente que quando o olhar de uma pessoa se afasta de nós durante a conversa, perdemos a sua atenção. Assim, pratique o contacto ocular e evite distrair-se enquanto interage com os seus interlocutores.



8. Cuide da sua aparência

Biológica e evolutivamente, fomos “equipados” para associar beleza a competência. Para ser mais carismático, cuide da sua apresentação pessoal e saiba vestir-se de forma adequada aos diversos contextos em que se movimenta.



9. Admita os seus próprios erros

Líderes carismáticos costumam “dar o corpo às balas”, ou seja, enfrentam as adversidades pelas suas equipas e, quando algo corre mal, assumem a responsabilidade. Admitir os seus erros com humildade é uma estratégia poderosa para aumentar o seu nível de carisma!



10. Seja você mesmo

Nada supera a autenticidade. As pessoas genuínas, autênticas, que se apresentam aos outros como são, são as mais carismáticas. Lembre-se que ser carismático é ser apreciado pelas suas características únicas, por isso seja genuíno!
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: