ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Inês Silva
Inês Silva
23 Fev, 2022 - 09:00

Hábitos matinais dos bons profissionais que deve implementar já

Inês Silva

Conheça hábitos matinais dos bons profissionais e saiba como usar as manhãs a seu favor e do seu sucesso na carreira.

hábitos matinais dos bons profissionais

Há várias coisas que pode fazer para melhorar a sua produtividade e algumas delas podem ser feitas logo pela manhã. Conheça os hábitos matinais dos bons profissionais que poderá incorporar na sua rotina e começar um novo dia com mais energia.

A manhã é, por norma, um momento mais tranquilo, pois ainda não deu início à sua jornada de trabalho, jornada essa que trará consigo compromissos e tarefas urgentes. Ou seja, as primeiras horas do dia são a altura ideal para se preparar para os desafios diários. Assim sendo, uma rotina matinal eficaz é o primeiro passo para melhorar o seu desempenho profissional.

Mas antes de falarmos em exercícios, mais ou menos intensos, meditação ou qualquer outra dica matinal, é importante referir que uma boa manhã depende sempre de uma boa noite de sono.

Deverá dormir um sono de descansado e este deverá ter uma duração entre 7 a 8 horas. Acordar cansado ou em cima da hora para sair de casa, em nada vai ajudar o seu bem-estar e a sua produtividade.

Mude a rotina e implemente os hábitos matinais dos bons profissionais

Há quem diga que não há nada melhor do que uma manhã bem passada. Um bom profissional também o dirá, mas nunca deixará de referir que uma boa manhã é uma manhã produtiva! Como conseguir rentabilizar o tempo, espantar o sono e fazer com que, durante a manhã, uma boa quantidade de trabalho já se encontre feita e com qualidade? Que hábitos matinais mantêm estes profissionais bem sucedidos para conseguirem, de forma consistente, usar o início de cada dia da melhor forma?

A importância da rotina

Tudo começa com o estabelecimento de uma rotina. Não basta, de longe a longe, trabalhar para que o dia seja produtivo e lhe corra bem. O que realmente interessa é manter essa produtividade e para conseguir fazê-lo terá que incorporar hábitos diários.

Falemos agora de deveres e prioridades. Ter bons hábitos matinais não significa fazer simplesmente aquilo que mais apetece – se assim fosse, a grande maioria das pessoas escaparia ao trabalho e iria passear para o parque.

O que faz um bom profissional é, acima de tudo, a consciência daquilo que o torna mais realizado a longo prazo, associada à capacidade de, consecutivamente, adiar a satisfação imediata que aqueles 5 minutos extra a dormir iriam proporcionar.

Falemos, finalmente, de tempo. Tempo útil, tempo precioso: o único recurso realmente insubstituível! Não perder tempo com atividades que não irão acrescentar valor é um dos princípios de gestão pessoal dos bons profissionais. E isto aplica-se a todos os períodos do seu dia para ser mais produtivo, não apenas às manhãs.

7 hábitos matinais dos bons profissionais

Criar hábitos matinais que nos levem a atingir um patamar de produtividade que nos empurre para o nível de sucesso que sabemos que merecemos alcançar é um direito e um dever de cada pessoa. Vamos a isso?

1

Acordar cedo, na “sua” hora

Acordar cedo até pode ser um hábito matinal, mas está irremediavelmente ligado a um hábito noturno: deitar-se a horas.

Muitas pessoas cedem à tentação de pôr o despertador no modo “snooze“, adiando a árdua tarefa de iniciar o dia. O que acontece nestas situações é que acabam por levantar-se com o tempo contado, apenas dispondo do necessário para as tarefas imprescindíveis: vestir-se, tomar o pequeno-almoço e deslocar-se para o trabalho. E a sua criatividade, onde fica?

Gosta mesmo de transformar o seu início de dia numa correria desenfreada? Os 5 minutos a mais na cama compensam o desgaste de sair de casa a correr? A decisão é apenas sua.

Na nossa ótica, o mais provável é que não: vai atrasar-se algumas vezes; noutras, vai apenas respirar de alívio porque não se atrasou; vai irritar-se consigo mesmo e com os outros; e vai, claro, impedir-se de ter um começo de dia produtivo e tranquilo.

Lembre-se: acordar cedo não significa dormir pouco – provavelmente implica apenas ajustar a hora de deitar, pois é essencial cumprir com as horas de sono de que precisa para acordarmos bem. Acordar cedo deve significar acordar à “sua” hora.

Diversos estudos apontam para o óbvio: as pessoas que acordam cedo e aproveitam bem as manhãs são mais felizes e mais saudáveis. Mas para isso acontecer em pleno, é importante instaurar uma rotina.

Ter uma rotina é que vai fazer com que fique em sintonia com o seu relógio interno. Se ainda não o fez, sugerimos começar por colocar o despertador para 15 mais cedo que o habitual. Poderá ir progressivamente adaptando a hora de acordar, mas é importante aperceber-se de quanta diferença esses meros 15 minutos podem fazer pelo decorrer do seu dia.

2

Meditar

Agora que tem por hábito acordar cedo, sem ter que andar numa correria desde o momento em que se levanta até se sentar na secretária, poderá sentir que não tem nada para fazer quando se levanta. Se assim for, porque não meditar um pouco? Meditar logo pela manhã vai fazê-lo encarar o dia com outra disposição.

Há tipos de meditação para todos os gostos, faça a que se adapta melhor a si. Se tem dificuldade em concentrar-se, utilize meditações guiadas ou apps para o efeito.

Os benefícios da meditação são vários, nomeadamente a diminuição dos níveis de ansiedade, aumento de produtividade no trabalho e melhoria da memória.

Sinta-se apaziguado, de baterias recarregadas e relaxado. Instaure este hábito diário, por cerca de 15 minutos, e vai ver que produz resultados.

3

Tomar um bom pequeno-almoço faz parte dos hábitos dos bons profissionais

Há muito que a sabedoria popular nos diz que a primeira refeição do dia é a mais importante. Nesta refeição, inclua a ingestão de proteínas, mas sem exageros, cerca de 30 gramas. O consumo adequado deste nutriente reduz os picos de fome que podem atrapalhar a sua concentração no trabalho.

Proporcione a si próprio um momento de equilíbrio. Comer mal e apressadamente, ou não comer, só vai prejudicar o seu bem estar físico, e vai precisar dele para enfrentar o resto do dia. Pense que se tiver tempo para tomar um bom pequeno-almoço é um pequeno grande sinal de qualidade de vida. E você quer tê-la.

4

Praticar exercício físico

Este é mais um dos hábitos matinais dos bons profissionais que deve incorporar na sua rotina. Pois, provavelmente, passa as 8 horas de trabalho sempre na mesma posição, seja sentado ou em pé, certo? Saiba, então, que praticar exercício é um investimento a longo prazo. A atividade física promove a sua saúde física e mental, contribuindo para a melhoria da sua concentração e clareza de raciocínio.

Não é preciso ir para um ginásio ou correr uma maratona todas as manhãs. O importante é que se mexa, dê uma volta ao quarteirão de casa, desça e suba alguns lances de escada, faça flexões e alongamentos, entre outras atividades que vão melhorar a sua circulação sanguínea e que não exigem muito tempo.

5

Tomar um banho de água fria

O Misogi é uma prática japonesa ancestral, trata-se um ritual de purificação através da lavagem do corpo inteiro, ou seja, do banho. Também poderá aplicar um ritual semelhante às suas manhãs e preparar-se para o dia.

Comece com a temperatura habitual e depois vá reduzindo até a água ficar bem fria. Depois, faça o contrário, comece no frio e acabe no quente. Por fim, volte a repetir o primeiro passo e termine com 30 segundos de água fria.

Exercícios deste género com água ajudam a reduzir o stress e melhoram a disposição.

6

Faça a sua cama

Fazer a cama é cumprir a primeira tarefa do dia, ou seja, a manhã já começa bem e produtiva.

Além disso, se o dia correr menos bem, ao chegar a casa vai ter, pelo menos, a cama feita e isso vai trazer-lhe um sentimento de organização diária e confiança que o amanhã será melhor.

7

Começar pela tarefa mais complicada

Esta dica é para utilizar quando já estiver ao trabalho. As primeiras horas da manhã de trabalho são as mais produtivas, esta é a altura perfeita para pegar numa tarefa importante e terminá-la antes da hora do almoço.

Terminar uma tarefa importante, vai deixá-lo motivado para o resto do dia. Passar as primeiras horas da manhã a ler emails e a atender telefonemas sem terminar nada em concreto, vai ter o efeito contrário.

Agora que já sabe quais os hábitos matinais dos bons profissionais, não perca mais tempo e comece a aplicá-los já amanhã.

Veja também