Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Pedro Andrade
Pedro Andrade
24 Mai, 2018 - 14:35

Sinais de pré-sinalização: saiba quais são

Pedro Andrade

Quer saber quais são os sinais de pré-sinalização? Não precisa de ir atrás do seu livro com o Código da Estrada. Nós temos a resposta.

Sinais de pré-sinalização: saiba quais são

Os sinais de pré-sinalização estão inscritos no Código da Estrada e servem para indicar os destinos de saída de uma intersecção, sendo completados (ou não) com indicações sobre o respetivo percurso.

De acordo com a legislação em vigor, a indicação do destino deve estar sempre associada ao número da estrada. Se o acesso ao destino não for direto, essa indicação deve ser escrita entre parêntesis.

No caso das estradas só com intersecções desniveladas, a cada intersecção corresponde um número que deve ser gravado a preto num retângulo com fundo amarelo.

Sinais de pré-sinalização: quais são

sinais-de-pre-sinalizacao

Existem 19 sinais de pré-sinalização. Alguns representam apenas variações gráficas possíveis e temos a certeza que já se cruzou com alguns exemplares ao longo das suas viagens.

I1 – Pré-aviso simplificado

O sinal deve ter inscrito os destinos que serve, bem como a distância à saída e o respetivo número (quando é aplicável).

I2A – Pré-aviso gráfico

O sinal deve conter os destinos de cada uma das direções da representação gráfica e a correta identificação das estradas associadas.

I2B – Pré-aviso gráfico

Assim como no I2A, o sinal deve conter os destinos de cada uma das direções da representação gráfica e a correta identificação das estradas associadas.

I2C – Pré-aviso gráfico

Assim como nos últimos dois sinais de pré-sinalização, este sinal deve conter os destinos de cada uma das direções da representação gráfica e a correta identificação das estradas associadas.

I2D – Pré-aviso gráfico

O sinal deve conter os destinos de cada uma das direções da representação gráfica e a correta identificação das estradas associadas.

I2E – Pré-aviso gráfico

Este sinal deve conter os destinos de cada uma das direções da representação gráfica e a correta identificação das estradas associadas.

I2F – Pré-aviso gráfico

O sinal deve conter os destinos de cada uma das direções da representação gráfica e a correta identificação das estradas associadas.

I3A – Pré-aviso reduzido

Este sinal deve ter os destinos correspondentes da saída. Estes sinais de pré-sinalização só podem ser usados em entroncamentos com vias não nacionais de trânsito reduzido ou em cruzamentos.

I3B – Pré-aviso reduzido

Assim como o anterior, este sinal deve conter os destinos correspondentes da saída. Estes sinais de pré-sinalização só podem ser usados em entroncamentos com vias não nacionais de trânsito reduzido ou em cruzamentos.

I4A – Aproximação de área de serviço

Este sinal indica a distância até à próxima área de serviço mais próxima e quais os serviços prestados na mesma. Estes sinais de pré-aviso também podem conter a designação da respetiva área de serviço.

I4B – Aproximação de via de saída para a área de serviço

Este sinal indica a aproximação de uma via de saída para uma área de serviço. Além da indicação dos serviços prestados, este sinal deve conter a distância à próxima área de serviço (pode, ainda, ter a designação da área de serviço).

I5A – Aproximação da área de repouso

Indica a presença de uma área de repouso e da respetiva distância. Estes sinais de pré-aviso devem ter os principais pontos de interesse da área de repouso.

I5B – Aproximação de via de saída para uma área de repouso

Indica a aproximação de uma via de saída para uma área de repouso. Este tipo de sinais de pré-aviso também devem ter inscritos os principais pontos de interesse da área de repouso.

I6 – Pré-sinalização de itinerário

Este sinal de pré-sinalização só pode ser utilizado dentro das localidades e indica o itinerário que é preciso seguir para virar à esquerda nos casos em que esta manobra está proibida na intersecção mais próxima. O esquema gráfico deve sempre ser ajustado à configuração das vias.

I7A – Pré-sinalização de via sem saída

Indica a aproximação de uma via sem saída para veículos.

I7B – Pré-sinalização de via sem saída

Indica a aproximação de uma via sem saída para veículos.

I8 – Pré-sinalização de travessia de crianças

Indica a aproximação de um local frequentado por crianças, como pode ser o caso de uma escola, parque de jogos infantis ou outro similar, situado distância indicada no sinal.

I9 A,B e C – Aproximação de passagem de nível

Indica a aproximação de uma passagem de nível. Cada barra corresponde a uma distância de 100 metros.

I9 D, E e F – Aproximação de passagem de nível

Variação gráfica à direita do sinal I9

Veja também: