Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
17 Fev, 2020 - 11:00

10 sites de emprego no estrangeiro para visitar

Catarina Milheiro

Encontrar emprego no estrangeiro nem sempre é uma tarefa fácil. Fique connosco e descubra alguns sites que o podem ajudar.

mulher a procurar emprego no computador

Está a pensar em emigrar? Procura uma experiência laboral noutro país? Existem algumas sugestões de sites de emprego no estrangeiro que se podem adequar à sua situação atual.

Se abraçar uma experiência de trabalho fora de Portugal é uma hipótese que já ponderou, caso decida arriscar, deve começar por fazer uma pesquisa avançada das ofertas de emprego que existem no país para onde quer ir.

Pensar numa oportunidade fora do país tem sido a realidade de muitos portugueses ao longo dos últimos anos. Há quem o faça por necessidade, outros por desejo, outros para satisfazer um espírito de aventura e outros ainda porque estão em áreas profissionais que são melhor desenvolvidas no estrangeiro.

Se se revê num destes grupos, conheça aqui alguns sites para encontrar emprego no estrangeiro.

EMPREGO NO ESTRANGEIRO: ALGUMAS DICAS ESSENCIAIS

Os motivos que o podem levar a procurar emprego no estrangeiro podem ser vários, desde profissionais que vão à procura de melhores condições de vida, até àqueles que ambicionam ter uma experiência noutro país (quer a nível profissional como pessoal também).

Se até há uns anos era comum observarmos colegas de trabalho, amigos ou familiares a emigrarem para conseguirem melhorar as suas condições de vida em geral, atualmente são cada vez mais os jovens que optam por arriscar e ir à procura da experiência das suas vidas.

O que queremos dizer é que se até há uns anos os profissionais se sentiam quase obrigados a sair do país para encontrarem um emprego que se adequasse a eles, hoje em dia os motivos que levam as pessoas a procurarem emprego no estrangeiro são um pouco diferentes.

Todos nós sabemos que o cenário do mercado de trabalho em Portugal se encontra bastante otimista para os profissionais de algumas áreas e, por isto mesmo, existem diversas oportunidades de emprego para quem quiser ficar no seu país e tiver os requisitos pedidos.

Por outro lado, também podemos referir aqueles profissionais que optam por sair do país em busca de uma experiência de vida totalmente diferente, que os faça sentir úteis e concretizados.

Nestes casos, em que o objetivo é simplesmente viver uma aventura e aproveitar para crescer em todos os níveis, também existe a possibilidade de o indivíduo optar pelo trabalho remoto, existem cada vez mais possibilidades de trabalho remoto que possibilitam ao profissional, estar a viver noutro país.

Seja qual for o motivo por que decide trabalhar fora do seu país, a verdade é que procurar emprego no estrangeiro pode ser uma tarefa um pouco difícil quando não se sabe muito bem por onde começar.

10 SITES para PROCURAR emprego

pessoa a procurar emprego num site

Antes de iniciar a sua pesquisa por um emprego no estrangeiro, deve estar atento para alguns pontos fulcrais para a inserção no mercado profissional externo:

  • Valorize o seu currículo: faça uma pesquisa sobre as tendências atuais e procure os aspetos que tendem a ser mais valorizados lá fora em cada um dos currículos. Se tiver oportunidade, invista na sua formação. Atualmente já existem inúmeros cursos online com certificado que podem agregar valor ao seu CV, por exemplo. Para além disto, não se esqueça que deve sempre investir na apresentação do currículo;
  • Adeque o seu perfil ao cargo a que se propõe: evidentemente que não faz qualquer sentido candidatar-se a uma oferta de emprego cujo o cargo necessite de formação específica como Medicina, se a sua formação for em Economia, por exemplo. No entanto, não é nada incomum observar alguém com uma Licenciatura em Estudos Europeus, por exemplo, a desempenhar um cargo na área de Finanças. No estrangeiro, a capacidade de o candidato ser polivalente é extremamente valorizada;
  • Pesquise emprego no estrangeiro de forma eficaz: esta é uma tarefa que exige alguma paciência, quer seja cá ou no estrangeiro. Mas mais importante ainda do que ser paciente é ser persistente. Pesquise sobre as empresas com vagas abertas e informe-se de todos os prazos legais para realizar as suas candidaturas atempadamente.

Mas quais são, afinal, os melhores sites para encontrar emprego no estrangeiro?

1. Indeed Worldwide

Esta plataforma não é estranha aos portugueses, sendo também um motor de busca muito popular a nível internacional. Além de poder procurar em cada versão nacional do site, pode optar por consultar o Indeed Worldwide, que lhe dá uma perspetiva mais global de possíveis ofertas de emprego.

Indeed reúne ofertas de emprego espalhadas por diversas plataformas, tornando-se um excelente ponto para começar a sua procura.

2. Jooble

Jooble destaca-se nos sites de emprego no estrangeiro, por destacar oportunidades em países em desenvolvimento. A ideia partiu mesmo de um dos seus fundadores, de origem boliviana.

Apresenta listas de oportunidades em mais de 60 países. Se já tem um destino em mente pode começar por selecioná-lo assim que abrir o site.

3. Monster Worldwide

Este site reúne oportunidades de emprego de mais de 40 países, considerando sobretudo a América do Norte, Europa, Médio Oriente e Ásia e Oceânia.

Faz a distinção de línguas dentro de alguns países, caso se aplique. Por exemplo, se procura emprego na Bélgica, pode fazê-lo em holandês, francês ou inglês.

4. CareerBuilder International

À semelhança do Monster, o CareerBuilder é um portal global de anúncios de emprego presente em diversos países, basta que altere o domínio. Ou seja, a parte final do endereço (.uk/.de) para o país pretendido.

5. CareerJet International

Este site é muito parecido com o Indeed, ou seja, o modo como faz a sua pesquisa é praticamente o mesmo. Pode escolher o país e a respetiva cidade onde procura trabalhar e ainda aplicar alguns filtros que o ajudam na sua pesquisa.

6. GoAbroad

Além da busca “normal” de oportunidades de trabalho, o GoAbroad também dispõe de conselhos na hora de procurar emprego e conseguir entrevistas, assim como programas culturais para auxiliar na transição para outro país.

Um dos mais completos sites de emprego no estrangeiro, com separadores que lhe dão acesso aos contactos de embaixadas e informação de seguros.

7. EURES

Portal Europeu da Mobilidade da Mobilidade Profissional está otimizado para empregadores e candidatos. Pode pedir um conselheiro EURES para facilitar a procura e ainda consultar as tendências de mercado de trabalho em cada país europeu.

É também neste portal que se podem explorar as oportunidades para o programa Erasmus+. Além de colocar em rede os 28 países da União Europeia, estão também incluídos a Suíça, Islândia, Liechtenstein e Noruega.

8. Seek

Seek está mais concentrado na Austrália e Nova Zelândia e permite-lhe também procurar por oportunidades de voluntariado. Se pensa emigrar para um destes países, crie um perfil nesta plataforma. Muitos empregadores usam-no também para procurar candidatos.

9. Anywork Anywhere

Neste site não existem intermediários, isto é, os empregadores colocam simplesmente os anúncios e os interessados respondem diretamente, não sendo necessário qualquer tipo de registo no site. É mais vocacionado para trabalhos temporários e projetos de voluntariado.

10. GoinGlobal

Neste site, podem ser exploradas oportunidades de emprego em organizações públicas e privadas de todos os tamanhos e especialidades, incluindo ONGs e agências de desenvolvimento, por exemplo.

Para guardar as suas pesquisas de emprego, pode criar a sua própria conta e assim marcar e receber ofertas de emprego adequadas ao seu perfil previamente definido.

Veja também