ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
19 Jan, 2021 - 16:03

5 sites úteis em tempo de pandemia. Veja os serviços que vão até si

Mónica Carvalho

Com o país de regresso a um confinamento geral, nada como ter à mão uma lista de sites úteis que levam os bens e serviços até à sua porta.

A regra voltou a ser ficar em casa. Com o país de regresso a um confinamento geral, a circulação de pessoas na via pública está limitada a um conjunto de situações previstas na lei, havendo o dever de recolhimento domiciliário.

Por isso, e para que nada lhe falte, existe uma mão cheia de apps e sites úteis em tempo de pandemia, que lhe dão conta dos serviços na sua área de residência que levam até si tudo aquilo de que precisa.

Lista de sites úteis em tempo de Pandemia

compras-online-casa

Para fazer face às restrições de mobilidade dos cidadãos, há um conjunto de serviços e soluções que podem ajudar e muito a tornar estes tempos menos difíceis. Veja alguns desses exemplos.

Quietinho em Casa

Ficar “Quietinho em Casa” pode ser muito difícil quando somos obrigados, mas é mesmo o melhor a fazer nesta altura. E nem precisa de abdicar de nenhum bem ou serviço de que necessite.

Esta plataforma indica-lhe quais são os serviços e iniciativas que asseguram entregas ao domicílio, nomeadamente ao nível das farmácias, supermercados, estabelecimentos de alimentação e demais serviços de primeira necessidade.

We Move It

Agora imagine que precisa de enviar bens aos seus familiares ou amigos e não tem como fazê-lo. Foi precisamente para dar resposta a esses casos que nasceu a We Move It. Assim, incentivam-se as permanências em casa, enquanto se tenta contrariar a propagação da COVID-19.

Como funciona? Deverá aceder à plataforma e deixar o seu nome e contacto. A equipa da We Move It irá ligar-lhe para agendar tudo: o que precisa de recolher e quando, bem como a quem se destina. Os bens a entregar devem ser deixados do lado de fora da habitação e um membro da equipa irá recolhê-los com os devidos cuidados e proteção.

No momento da entrega o processo será o mesmo: o destinatário será contactado por telefone e os bens serão deixados junto à habitação.

O custo é de 2,50 euros por entrega, que é assegurada por uma equipa de voluntários que se aliaram a este projeto.

COVID-19 – Farmácias de serviço

As emergências não escolhem ocasiões, é certo. Mas mesmo que precise de algum medicamento, na maior parte dos casos não será preciso deslocar-se a uma farmácia.

Esta ferramenta permite localizar as farmácias que dispõem de entregas e apoio ao domicílio, ou até as que permitem realizar compras através de drive-in. Além de muito úteis, qualquer um destes serviços ajuda a minimizar o risco de exposição ao vírus.

Pão em Casa

Ter sempre pão fresco em casa é algo a que maioria dos portugueses não está disposta a abdicar. E se o pão vier ter à sua porta, tanto melhor. A Pão em Casa permite-lhe receber no conforto e segurança do seu lar, diária ou pontualmente, o tão apreciado alimento e nas mais diversas variedades.

E tudo é feito tendo em conta os cuidados necessários ao momento em que vivemos. Para entregas em habitações cuja porta de entrada tem acesso ao exterior, o pão é colocado na caixa exclusiva PanSafe, que garante a segurança e qualidade de conservação do produto.

Mas a encomenda pode ser muito mais completa. Além do pão, este serviço disponibiliza alguns doces, para tornar estes momentos difíceis menos penosos.

Se pagar com Multibanco ou por débito direto, e se a encomenda for inferior a 15 euros, terá de pagar uma taxa administrativa de 90 cêntimos. Caso opte pelo pagamento via MBWAY, não existe qualquer taxa.

Uber Eats, Glovo e afins

Quer seja um snack, uma refeição mais consistente, ou até uma sobremesa, estas plataformas entregam em sua casa uma variedade de opções para que não fique de estômago vazio. Pode procurar por tipo de cozinha (vegetariana, sushi, etc.) ou pelos restaurantes perto de si.

Além de refeições é possível encomendar bens essenciais, como produtos de farmácia ou supermercado. Dependendo dos comerciantes aderentes na localização onde se encontra, pode ainda comprar produtos em algumas lojas.

No caso da Glovo também é possível enviar ou recolher “qualquer coisa” de que precise “desde que caiba na mochila”, segundo explica a empresa na app. Basta indicar o lugar de recolha e o lugar de entrega do bem. Pode inclusivamente fazer envios a outras pessoas.

Veja também