Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Isadora Freitas
Isadora Freitas
13 Jun, 2018 - 11:14

Sobral de São Miguel: a aldeia “coração do xisto”

Isadora Freitas

Sobral de São Miguel é uma Aldeia do Xisto na Serra do Açor onde o casario, rebocado e pintado de branco, faz dela o “coração do xisto”.

Sobral de São Miguel: a aldeia "coração do xisto"

Conhecida como “o coração do xisto”, a aldeia de Sobral de São Miguel, pertencente ao grupo da Serra do Açor e situada no concelho da Covilhã, é um dos maiores aglomerados de edifícios em xisto em Portugal. Aqui, as casas encontram-se rebocadas e pintadas de branco, saltando à vista por entre o verde que as rodeia.

Sobral de São Miguel: aldeia de um património riquíssimo

Sobral de São Miguel

Fonte: ADXTUR-Miguel Geraldes

De arquitectura simples, as casas tradicionais em Sobral de São Miguel destacam-se pelos seus balcões e varandas soalheiras, não raramente sombreadas por videiras. Não só conhecida pelas suas três pontes, das quais a mais emblemática é a Ponte do Caratão, por onde passava a Rota do Sal, esta Aldeia do Xisto tem um vasto património gastronómico, cultural e religioso.

Aqui, poderá provar ginja e petiscar pica de chouriço, sardinha ou bacalhau, mel e pão de forno a lenha. A Casa Museu João dos Santos, onde poderá encontrar expostas diversas peças do quotidiano dos antigos habitantes da aldeia, é uma das paragens obrigatórias, tal como a Igreja Matriz, de reboco branco.

Perca-se nas quelhas e ruas inclinadas de Sobral de São Miguel, a par do casario que acompanha as curvas da Ribeira do Posim, e viaje no tempo nesta aldeia encantada na Serra do Açor. Aproveite ainda para visitar a zona balnear da aldeia, onde poderá mergulhar em águas cristalinas.

Caminho do Xisto de Sobral de São Miguel

Sobral de São Miguel

Com aproximadamente oito quilómetros de extensão, o Caminho do Xisto de Sobral de São Miguel levá-lo-á a conhecer a belíssima paisagem circundante, de onde se destaca a Serra da Estrela, passando pelos currais e imponentes socalcos que aí se encontram. Caminhando por entre castanheiros e pinheiros, irá chegar à Cascata do Vale das Vacas, uma maravilha natural que o deixará fascinado. Já próximo do final, passará pela canada dos pastores e campos de cultivo.

Onde ficar

Hotel Rural Quinta da Geia, Aldeia das Dez

Sobral de São Miguel

Não muito longe de Sobral de São Miguel, situado na Aldeia das Dez, o Hotel Rural Quinta da Geia é um edifício que, em tempos, foi utilizado para a arrecadação de cereais. Hoje, é um espaço de uma beleza histórica inquestionável em plena harmonia com a ruralidade envolvente, com 19 quartos de luxo e quatro apartamentos. Com piscina e lareira, é um refúgio perfeito para todas as estações.

Preço por noite (2 hóspedes, pequeno-almoço incluído): desde 79€ Ver alojamento em bookinxisto.com/pt >>

Casas do Rio, Fajão

Sobral de São Miguel

As Casas do Rio são um empreendimento turístico situado na Aldeia do Xisto do Fajão, também pertencente ao grupo da Serra do Açor. Erguidas em frente a um espelho de água, estas seis casas são o sítio perfeito para ficar alojado quando à procura de uma experiência campestre genuína. Com um jardim com acesso directo ao rio, uma pequena cascata, uma horta rural e um balneário com hidromassagem, sauna e banho turco, as Casas do Rio proporcionam a quem as visita momentos de puro relaxamento e fusão com a natureza.

Preço por noite (2 hóspedes, pequeno-almoço incluído): 60€ Ver alojamento em bookinxisto.com/pt >>

Veja também: