Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
18 Out, 2017 - 09:10

Sony Xperia ZXs: tudo o que precisa de saber

Ana Duarte

O novo flagship da Sony, o Sony Xperia ZXs, não prima pela inovação. O equipamento é praticamente um clone do antecessor e é demasiado caro.

Sony Xperia ZXs: tudo o que precisa de saber

Lançado em fevereiro de 2017, o Sony Xperia XZs é o mais recente flagship da Sony. Este novo equipamento, na verdade, acaba por trazer consigo poucas novidades em relação ao seu antecessor, o Sony Xperia XZ, sendo este o seu principal ponto fraco. Existem dois pontos fracos na verdade: este e um preço demasiado elevado.

O Sony Xperia XZs tem o mesmo design e praticamente o mesmo hardware que o anterior smartphone da marca. O que distingue estes dois produtos são pequenas melhorias a nível de câmara fotográfica e bateria. Mas isso não é o suficiente para justificar o investimento neste novo modelo. Vamos perceber os motivos.

Sony Xperia ZXs: sensação de dejà vu?

A Sony sempre foi famosa por criar smartphones com designs impressionantes, mas não há nada que impressione neste equipamento. Ou melhor, o que havia a impressionar, já foi exibido no Sony Xperia ZX.

O que aconteceu com Xperia XZs foi que, basicamente, reutilizaram um flagship e fizeram umas melhorias ligeiras na câmara e na bateria. É difícil não argumentar que é o mesmo telemóvel: têm o mesmo aspeto e o ecrã; o processador, as colunas e a bateria são praticamente idênticos. As mudanças são tão pequenas e subtis que, pura e simplesmente, não justificam o investimento neste novo modelo.

O Sony Xperia XZs tem uma performance sólida, é robusto e confortável ao toque, tem uma câmara competente e é à prova de água. Mas é demasiado caro.

Quem estiver à procura de verdadeiras melhorias num Sony Xperia, deve apostar no Sony Xperia XZ Premium. Em alternativa, por um pouco mais de dinheiro, pode comprar o Samsung Galaxy S8 e ter um produto melhor no que toca a design, performance e ecrã. Aliás, no mercado Android, não existe falta de alternativas: o ZTE Axon e o OnePlus 5, por exemplo, são smartphones que batem o Sony Xperia ZXs na relação qualidade-preço.

Este modelo da Sony foi um tiro ao lado no que toca a equilibrar a qualidade com o preço, especialmente porque a empresa pecou pela falta de ideias novas.

Especificações técnicas
Sistema operativoAndroid 7.1 (Nougat)
CPUQualcomm Snapdragon 820 1.6GHz quad-core
Velocidade do processador2.5 GHz
Dimensões146.00 x 72.00 x 8.10 mm
Peso161 g
Tamanho do ecrã5.2 polegadas
Tipo de ecrã IPS LCD
 Resolução do ecrã 920 x 1080 pixeis
 Resolução das câmaras fotográficas 19 MP (câmara traseira), 13MP (câmara principal)
 Resolução das câmaras de vídeo 4K, 1080p
 Capacidade de armazenamento interno 32 GB, 64 GB
 Memória RAM4 GB
Espaço para cartão microSD SlotSim (expansível até 256 GB)
Bateria2900 mAh (não amovível)
CoresAzul, preto, prateado
PreçoA partir de 549,82 dólares

Veja também: