Ana Luisa Santo
Ana Luisa Santo
28 Fev, 2019 - 11:30
Tai Chi Chuan: muito mais do que uma simples ginástica

Tai Chi Chuan: muito mais do que uma simples ginástica

Ana Luisa Santo

Nasceu no oriente, na antiga China, muito apreciado no Ocidente, já conquistou milhares de praticantes em Portugal! Desvende a magia desta arte marcial.

O artigo continua após o anúncio

Quem apenas se senta a contemplar a performance do Tai Chi Chuan sabe que é como estar a assistir uma lindíssima dança oriental, num embalo visual muito exótico, muito leve! Quem a pratica percebe que é uma meditação em movimento, um encontro da quietude dentro do movimento. Movimento lento, em contínuo e sem ruturas. Redondos e grandes redondos, trazendo e levando um fluxo de energia para dentro e para fora. Visualmente é lindo, mas quando experienciado é medicinal, é extraordinário.

Vamos saber mais sobre esta prática meditativa.

Como surgiu o Tai Chi Chuan?

Tai Chi

Esta modalidade marcial nasceu na antiga China, cujos fundamentos assentam em princípios filosóficos como o Taoísmo, a busca pelo Tao, caminho ou força que cria o universo e que está por de trás de todas as coisas.

A história conta-nos que o monge Chang San-Feng desenvolveu a prática para o combate. Através da observação da natureza, dos movimentos dos animais e interação dos elementos naturais surgiram movimentos físicos que influenciariam a energia interna a um nível supremo. A finalidade de combate foi gradualmente dando lugar à prática meditativa.

Alquimia do Tai Chi Chuan, o que nos oferece?

Usar a energia em vez da força física. Encontrar o próprio eixo, Esta é a proposta do Tai Chi Chuan, sendo elementar e simples, é também uma proposta para uma forte transformação.

Os movimentos, redondo e grande redondo, a respiração fluída e profunda, o empurrar e puxar, para dentro e fora, promovem harmonia e equilíbrio. Desenvolver as apetências físicas com a disciplina e método oriental do Tai Chi Chuan é igualmente oferecer ao corpo e mente capacidade de gestão e organização das tensões, emoções, ideias, cansaço, agitação, etc. É a concentração, o equilíbrio entre os opostos que nascem da prática. Uma cura interna pelo um alinhamento correto de corpo, mente e espirito.

tai chi

Alguns benefícios do Tai Chi Chuan:

Veja também: