Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
13 Nov, 2019 - 12:39

Tecla 3: a iniciativa que mostra como ultrapassar limitações

Catarina Milheiro

O projeto Tecla 3 nasceu para demonstrar que as deficiências podem realmente ser transformadas em oportunidades. Conheça melhor esta iniciativa.

tecla 3

Pedro Teixeira, de 26 anos, acredita que as deficiências podem realmente ser transformadas em verdadeiras oportunidades. Por isso, lançou recentemente a plataforma Tecla 3, com uma linguagem acessível a todos, que agrupa informação especialmente destinada a pessoas com deficiências.

Um nome que na sua juventude foi utilizado pelos outros como motivo de chacota, passa agora a ser uma autêntica ferramenta para facilitar a vida das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

Parece-lhe interessante? Fique connosco e conheça de perto esta iniciativa.

O QUE É O PROJETO TECLA 3

youtube tecla 3
Fonte: Youtube Pedro Teixeira / Tecla 3

O projeto Tecla 3 foi criado por Pedro Teixeira, um jovem de 26 anos, com paralisia cerebral, dislexia e alguns problemas motores.

Depois de ter finalizado o seu curso na Escola Profissional Marina Seixas e uma licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia, na Escola Superior de Educação de Viseu, este jovem deparou-se com uma grande mudança na sua vida.

Colocou o seu primeiro vídeo no Youtube no dia 8 de outubro de 2018 e, no ano a seguir, lançou uma plataforma de informação denominada Tecla 3, termo este utilizado de forma depreciativa no passado.

Hoje pensa que o vídeo que descarregou no seu canal do Youtube está mal feito em termos técnicos, mas toda essa primeira experiência permitiu-lhe perceber que podia começar a comunicar através dos vídeos, em vez dos textos (para os quais necessitava de ajuda).

Quando deu por ela já tinha o canal no ar e, atualmente, conta já com cerca de 700 subscritores sendo que, para atingir o sucesso, começou a trabalhar a imagem do canal como se fosse para um cliente.

De uma forma simples, o projeto Tecla 3 é um serviço de informação destinado, preferencialmente, às deficiências e às pessoas com deficiências. Ou seja, o site desta plataforma funciona como um site de informação sobre todos os apoios e equipamentos que poderão usufruir, de uma forma clara e simples.

É importante salientar que, apesar de Pedro não ter qualquer tipo de conhecimento de fisioterapia, reabilitação, psicologia ou assistência social, tem uma vontade enorme de pesquisar e procurar soluções que façam a diferença na vida dos deficientes.

O Que Pretende Esta Iniciativa

O projeto Tecla 3 pretende essencialmente atuar em 4 frentes:

  • Informar sobre os apoios que pode beneficiar de uma forma clara, através de uma linguagem simples e acessível;
  • Divulgar novos produtos de parceiros, através de vídeos de “unboxing”;
  • Exibir novos eventos e desafios do canal Tecla 3 Pedro Teixeira;
  • Criar um fórum de discussão de temas propostos.

O canal Tecla 3 Pedro Teixeira tem como principal objetivo “provar que as deficiências não são (apenas) uma limitação, mas podem ser, acima de tudo, uma oportunidade de lutar por mais e realizar o que muitas pessoas com deficiência sonham em alcançar.”

Por isso mesmo, todos os conteúdos são produzidos e gravados pelo próprio, de forma a que consiga informar e motivar os seus subscritores sobre os novos produtos no mercado, fazendo o “unboxing” e revisões dos produtos, por exemplo.

Assim, um ano depois do canal estar no ar e de ter tido imenso sucesso, Pedro decidiu lançar esta plataforma de informação intitulada de “Tecla 3”, juntamente com o seu amigo Carlos Figueiredo, também portador de uma deficiência.

Esta é uma iniciativa que pretende ainda fornecer informações pertinentes e não qualquer tipo de informação sem qualquer tipo de fundamento, por exemplo as informações relacionadas com a legislação portuguesa e da União Europeia, Direitos Humanos, entre outros temas.

A verdade é que existem inúmeras dúvidas sobre os mais variados temas e esta plataforma foi criada para esclarecer, de forma clara e sucinta, tudo isso.

Quer saber o que pode encontrar já na plataforma Tecla 3?

Na plataforma poderá encontrar de forma imediata informações sobre o atestado médico de incapacidade multiusos, sobre o Sistema de Apoio de Produtos Adaptados, sobre a prestação social para a inclusão, as quotas de emprego e o cartão de estacionamento.

Sendo que todas estas informações são acompanhadas por um suporte de áudio, que Pedro considera extremamente importante para os invisuais e para as pessoas que não conseguem ler de forma correta.

TECLA 3: UMA PLATAFORMA DE INFORMAÇÃO E NÃO DE AJUDA

É extremamente importante que as pessoas compreendam que a plataforma Tecla 3, se trata de uma plataforma de informação e não de ajuda.

Ou seja, o objetivo de Pedro Teixeira e Carlos Figueiredo é procurar informação e tentar levá-la até às pessoas de forma simples e clara. No entanto, é preciso relembrar a população que existem instituições governamentais, como a Segurança Social, o Sistema Nacional de Saúde ou as Finanças, que são as mais indicadas para ajudar as pessoas.

É essencial que a população deixe de utilizar a palavra deficiente como um tabu e nesse sentido, a plataforma veio revolucionar a vida das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência proporcionando-lhes a informação necessária que precisam no seu dia-a-dia.

Veja também