Luísa Santos
Luísa Santos
22 Mar, 2019 - 12:36
Personalize o teclado do seu iPhone com estas apps

Personalize o teclado do seu iPhone com estas apps

Luísa Santos

Se está cansado de encontrar sempre a mesma aparência e as mesmas funcionalidades, vai gostar de conhecer estas alternativas ao teclado para iPhone.

O artigo continua após o anúncio

A Apple é conhecida pelo seu design minimalista e coerência entre dispositivos e, ainda que isso seja muito interessante, a verdade é que pode cansar-se de encontrar sempre a mesma aparência. Por isso, damos-lhe a conhecer 6 boas alternativas de teclado para iPhone.

Teclado para iPhone: 6 apps que vai querer ter

iphone

1. QuickType

Caso não saiba, nós dizemos-lhe: o QuickType é um teclado para iPhone que, desde o iOS 8, está disponível em qualquer dispositivo da marca da maçã com essa atualização. Este “teclado” não é bem um teclado, mas sim uma funcionalidade que pode ser ativada.

Esta funcionalidade aparece sobre o teclado que já conhece e, baseando-se no contexto em que está escrever, apresenta-lhe sugestões de palavras que melhor se adequam àquilo que quer escrever. Na maior parte das vezes, a palavra que procura é-lhe sugerida e, ao selecionar a mesma, está a poupar movimentos desnecessários.

Para além disso, pode ainda ativar a opção de escrever com apenas uma mão para que o teclado se adeque à mesma, concentrando-se todo à direita ou todo à esquerda, consoante a sua escolha.

2. Grammarly

O Grammarly começou como extensão de browser, rapidamente passando para uma aplicação dada a sua utilidade e grande adesão por parte dos utilizadores. O que esta aplicação faz é estar constantemente “atenta” à sua gramática e semântica, alertando-o sempre que é detetado um erro.

Esta app é gratuita e está disponível para iPhone, iPhone ou iPad e aquilo que a distingue das demais é o facto de não se limitar a sugerir correções ou novas palavras. A Grammarly oferece sugestões coerentes e bem fundamentadas o que, em termos gramaticais, é uma mais-valia para qualquer utilizador.

3. Gboard

O Gboard é outra boa alternativa ao teclado para iPhone. Desenvolvida pela Google, esta app é também gratuita. Para além das funcionalidades convencionais, esta aplicação oferece mais opções “animadas” que vai gostar de experimentar.

Com uma extensa biblioteca de GIFs e Emojis, o Gboard marca a diferença em vários aspetos, nomeadamente na quantidade de idiomas em que está disponível (mais de 40). Pode também utilizar o Glyde Typing, uma funcionalidade que lhe permite escrever palavras arrastando o dedo de letra em letra até formar a palavra que pretende.

O artigo continua após o anúncio

Outra das suas vantagens é o facto de incluir o ícone da Google imediatamente acima das teclas, de forma a que possa pesquisar o que quiser sem ter de sair da app que está a usar para escrever. Isto é particularmente interessante se quiser enviar uma imagem ou localização diretamente, sem ter de alternar entre aplicações.

phone

4. SwiftKey

O SwiftKey é um teclado desenvolvido pela Microsoft e que está disponível gratuitamente para iOS. São muitos os smartphones Android que trazem este teclado instalado por definição, uma vez que este oferece muitas possibilidades que, baseadas em Inteligência Artificial, “adivinham” as palavras que quer escrever.

Para além de “autocolantes”, GIFs e Emojis, pode encontrar outras animações personalizadas que pode enviar por mensagem. O SwiftKey está disponível em mais de 300 idiomas, podendo escolher até um limite de 5 de entre os quais pode utilizar consoante a finalidade que quiser dar às suas mensagens.

5. Fleksy

Dê um toque mais clean ao seu teclado para iPhone com o Fleksy, que oferece várias cores de personalização ao gosto do utilizador. Aliás, esta é a maior vantagem desta app, que permite que, para além das cores, altere também o tipo e o tamanho das letras. Pode descarregar esta app gratuitamente e utilizá-la para personalizar todas as suas conversas.

6. TouchPal

Através do Neural Language Model, o TouchPal consegue corrigir (e prever) as palavras que escreve ou que está prestes a escrever. À semelhança do Gboard, também nesta app é possível arrastar o dedo de letra em letra de forma a formar palavras e, assim, evitar taps desnecessários.

Também graças à Inteligência Artificial, esta app oferece um sem números de novas possibilidades às suas conversas. Desta forma, recorre à sua própria assistente pessoal, a Talia, para lhe sugerir restaurantes para jantar, informar sobre o estado do tempo no dia seguinte, fazer cálculos e até converter tipos de moeda.

Tudo isto, claro está, com base naquilo que está a escrever. A IA deste software é impressionante e funciona de modo muito útil para o utilizador. Com o AvatarMoji Live, pode fazer animações 3D em forma de GIF e inserir, por exemplo, a sua cara num corpo a dançar (e em backgrounds muito divertidos).

Por sua vez, com o AvatarMoji Cartoon, pode criar emojis 3D com base nos seus movimentos. Estão, por isso, reunidas todas as condições para um excelente teclado que, para além de funcional, oferece várias novas opções que se distinguem das restantes apps. Pode fazer o download da TouchPal de forma gratuita no iOS.

O artigo continua após o anúncio

Veja também: