Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
20 Abr, 2018 - 11:00

5 tecnologias inventadas por portugueses que mudaram o mundo

Nuno Margarido

Via Verde, Multibanco ou cartões pré-pagos são só algumas das tecnologias inventadas por portugueses que, diariamente, são utilizadas em todo o mundo.

5 tecnologias inventadas por portugueses que mudaram o mundo

Há imensas tecnologias inventadas por portugueses que fizeram (e fazem) a diferença na vida diária da população mundial. Este pode não ser um número a perder de vista, mas a verdade é que as que existem são verdadeiramente revolucionárias.

Descubra a nossa lista com 5 tecnologias com selo nacional que revolucionaram a vida de milhões de utilizadores ao redor do globo.

5 tecnologias inventadas por portugueses

1. Elevador para cadeira de rodas

elevador para cadeira de rodas

O elevador para cadeira de rodas foi inventado por um dos maiores criativos alguma vez nascidos em Portugal. Jaime Filipe, engenheiro técnico de som da RTP e um dos primeiros nomes da Engenharia de Reabilitação em Portugal, acabou por ver a sua criação ser premiada diversas vezes, tendo até recebido duas medalhas de ouro, uma em Bruxelas (1983) e outra em Genebra (1984).

2. Cartões pré-pagos

O conceito dos cartões pré-pagos é bastante simples: o utilizador carrega um cartão com um determinado montante e depois pode fazer chamadas telefónicas, enviar mensagens ou utilizar dados móveis até que o montante seja gasto por completo. A invenção deste sistema de pagamento deve-se à antiga TMN, atual MEO.

3. Via Verde

A Via Verde foi uma das tecnologias inventadas por portugueses que revolucionaram a forma como se circula nas estradas – o serviço surgiu em 1991 e foi criado pela Brisa. O conceito é muito simples: o utilizador possui um identificador no para-brisas do veículo para que não tenha de parar e pagar quando atravessa portagens.

4. Multibanco

multibanco

O Multibanco surgiu em 1985 e assumiu-se como uma verdadeira revolução no setor bancário em Portugal. Quando apareceu, a rede tinha apenas 12 terminais nas principais cidades do país (Lisboa e Porto). Agora, estima-se que existam mais de 13 mil terminais em todo o mundo. De salientar que a rede Multibanco é uma das mais sofisticadas do mundo – e tem selo nacional.

5. Coloradd

O sistema Coloradd é um sistema de identificação de cores para daltónicos criado por um designer português – e esta é mais uma das tecnologias inventadas por portugueses que ajudaram a revolucionar o mundo.

O sistema tem sido aplicado em várias áreas, nomeadamente na saúde e na educação – como, por exemplo, embalagens de comprimidos, lápis de cor, pulseiras de hospital, mapas da rede de metro e muito mais. Incrível, não? Apostamos que este português mudou mesmo a vida de muitas pessoas.

Nunca a máxima “o que é nacional é bom” fez tanto sentido, certo?

Veja também: