Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
22 Ago, 2018 - 10:00

Telemóvel sem rede? 7 dicas para resolver o problema

Nuno Margarido

Um telemóvel sem rede pode ser um problema, hoje em dia. Não há sinal, não há Internet, fica incontactável. Saiba como resolver o problema, passo a passo.

Telemóvel sem rede? 7 dicas para resolver o problema

É daqueles utilizadores que stressa quando percebe que tem o telemóvel sem rede? Perceba o que pode estar a causar este problema e saiba como o resolver. Afinal, não há nada como ter sinal no telemóvel, porque sem sinal, o dispositivo passa a ser apenas uma calculadora e pouco mais.

Saiba o que fazer para dar sinal a um telemóvel sem rede

telemóvel sem rede

1. Remover os objetos que interferem com o sinal

Para ter um sinal estável e constante é (quase) obrigatório ter o telemóvel ligado à torre de sinal com o mínimo de obstrução possível. Ou seja, é importante manter o telemóvel longe de objetos que possam diminuir ou refletir o sinal.

Se for para a cave da casa, o mais natural é perder a rede. Porquê? Porque o sinal não consegue atravessar certas divisões. O contrário acontece quando procuramos a divisão mais alta da casa, uma vez que “lá em cima” o sinal sofre menos interferências.

2. Evitar que a bateria fique fraca

O telemóvel vai perdendo bateria enquanto tenta manter-se ligado e conectado à torre de sinal mais próxima. Quando a bateria começa a chegar ao fim, é natural que o dispositivo sinta mais dificuldade em encontrar sinal e que se depare com um telemóvel sem rede.

3. Identifique a torre mais próxima

Arranje uma forma de identificar a torre mais próxima para poder saber para onde se deslocar quando tem o telemóvel sem rede. Quanto mais perto estiver, mais sinal vai ter. É fácil de perceber, certo? Utilize a OpenSignal – para Android e iOS – por exemplo.

4. Fuja de zonas muito movimentadas

Já foi a algum festival de verão? Ou a algum local com muita gente? A probabilidade de a rede começar a falhar é bastante grande. A rede começa a ficar entupida e torna-se impossível comunicar com alguém do exterior. Como resolver? A solução é mesmo evitar estes locais.

5. Ligue/desligue o modo voo

Tem o telemóvel sem rede? Tente ligar e desligar o modo voo. Ligue este modo durante uns 10 segundos e depois desligue. Isto vai “obrigar” o dispositivo a procurar de novo a rede.

6. Reiniciar o telemóvel

Reiniciar o telemóvel é uma das soluções para (quase) todos os problemas no que diz respeito a este tipo de dispositivos.

7. Mudar de rede

Acaba por ser uma solução bastante extrema mas pode ser a melhor quando não há outra solução possível. Se o sinal da rede que utiliza não tem uma boa cobertura na zona em que habita, nada como mudar para outra rede para poder ter rede de forma estável. Afinal, o utilizador tem sempre uma última palavra sobre o serviço que escolhe.

Veja também