Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
03 Ago, 2019 - 08:09

7 temas que não deve debater no trabalho

Catarina Milheiro

Existem alguns temas que não deve debater no trabalho. Fique a par de algumas regras básicas para contribuir para o melhor ambiente de trabalho possível.

7 temas que não deve debater no trabalho

Como todos sabemos, as pessoas não estão em silêncio total no seu ambiente de trabalho, pois é natural que os colegas conversem entre si, troquem ideias e até mesmo informações. No entanto, é importante que saiba quais os temas que não deve debater no trabalho. Afinal, no meio de algumas trocas de informações podem também surgir comentários desagradáveis.

O local onde trabalhamos não pode ser confundido com a mesa do café, assim como os colegas de trabalho também não são necessariamente os nossos melhores amigos.

Devido à convivência diária que vamos criando com os nossos colegas de trabalho e de algumas situações que exigem mesmo a cooperação entre vários profissionais, é normal que algumas amizades se comecem a criar no local de trabalho. Por isso mesmo, é também comum que surjam pequenas piadas ou conversas paralelas durante o dia a dia.

Contudo, é importante relembrar que nem todos os temas devem ser debatidos durante as horas de trabalho, mesmo que exista uma intimidade para tal, com alguns colegas.

Temas que não deve debater no trabalho: 7 tópicos a evitar

A verdade é que hoje a internet também facilita um pouco esta questão dos temas que são debatidos em ambiente de trabalho. Por exemplo, se lermos uma notícia interessante logo pela manhã, vamos sentir a necessidade de compartilhá-la com a nossa equipa.

E assim como acontece na internet, na vida pessoal também as discussões tomam muitas vezes conta do nosso dia a dia.

A fim de evitar alguns desentendimentos ou constrangimentos no escritório, conheça alguns dos temas que não deve debater no trabalho.

temas que não deve debater no trabalho

1. Política e religião

Tanto a política como a religião, são temas bastante polémicos e sensíveis.

Em relação à política, é perfeitamente normal que cada um tenha a sua preferência partidária e que, com a partilha de ideias entre colegas de trabalho, este seja um tema que gere várias discussões. Mesmo que se encontre em época eleitoral e queira muito expressar a sua alegria pela vitória do seu partido, o local de trabalho não é o sítio ideal para o fazer.

Lembre-se que, muito provavelmente estará em contacto com colegas que têm preferências partidárias diferentes, e que como também não gostaria de ter alguém a impedir a sua liberdade de expressão sobre aquilo que pensa, eles também não vão gostar se o fizer.

O mesmo se aplica para a religião. Embora se tente sempre fazer um debate positivo para que seja possível haver uma troca de ideias e informações, muitas vezes a divergência de ideias poderá provocar discussões. E é óbvio que ninguém se sente bem num ambiente de trabalho onde estão presentes energias negativas. Por isso já sabe, tanto a política como a religião ou até mesmo o futebol, são temas que não se deve debater no trabalho.

2. Problemas pessoais

Todos temos problemas para resolver fora do nosso ambiente de trabalho, sejam eles problemas financeiros, familiares ou até problemas de saúde. Compreendemos que nem sempre é fácil lidar com os problemas no dia a dia, no entanto é crucial que sejamos capazes de saber separar o local de trabalho de todos os outros sítios onde costumamos estar.

Ou seja, deve existir uma espécie de barreira à porta do seu escritório, que tem como principal objetivo impedir a entrada do problemas que estão “agarrados” a si.

Lembre-se que o facto de estar a lidar com os seus problemas, não significa que os deve trazer a público, muito menos para o local onde trabalha.

Pode até mesmo ter criado algumas amizades com colegas de trabalho, mas evite falar sobre a sua vida pessoal no escritório. Este tipo de comportamento pode prejudicar o seu trabalho.

Se está a passar por uma fase difícil e pensa que os seus problemas estão, de alguma maneira, a afetar o seu desempenho profissional deve marcar uma reunião e conversar com o seu chefe.

3. Problemas de saúde

Se tem uma doença crónica ou um problema de saúde sério evite falar sobre o assunto. Os seus colegas poderão colocar em causa a sua capacidade para executar as tarefas.

Se, por acaso, conversar sobre este tema, não dê muitos pormenores. E quando precisar de uma licença por doença não dê muitas informações sobre o que se passa consigo. Vá para casa e concentre-se em recuperar a saúde.

Postura e comportamento profissional: 10 dicas
Veja também Postura e comportamento profissional: 10 dicas

4. Sexo

Falar sobre sexo e a sua vida sexual pode provocar desconforto e mal entendidos. Em casos limite, podem até surgir acusações de assédio sexual.

A sua vida sexual é um tema seu e do seu parceiro. Colegas de trabalho podem achar estranho e desconfortável essas confidências. Afinal, é a sua intimidade. Se está a precisar de falar sobre isso, o melhor é procurar um amigo próximo.

Há ainda que recordar que se pode tornar assunto de coscuvilhice entre os colegas. Não dê nunca azo a ser assunto de conversa.

5. Objetivos de carreira

Quem não ambiciona progredir profissionalmente? Todos nós queremos, a certa altura nas nossas vidas, progredir na carreira, e é perfeitamente normal este tipo de ambição.

O que não deve fazer é passar a vida a falar sobre isso em pleno ambiente de trabalho. Deve sim focar-se nas tarefas e/ou projetos que tem para desenvolver, para que consiga continuar a trazer bons resultados para a empresa e, claro, a cumprir com as suas funções.

Se quer mesmo subir na carreira, deve reunir-se com o seu chefe para que consiga explicar o seu objetivo e o valor que acrescentará à empresa se o seu cenário se alterar para melhor. Mas evite falar sobre isto com os seus colegas, afinal eles não precisam de saber quais são as suas ambições no local onde ambos trabalham.

6. Demissão

A demissão é mais um dos temas que não deve debater no local de trabalho. Se não estiver satisfeito com a sua posição atual ou se o seu objetivo é iniciar o seu próprio negócio, deve estudar muito bem todos os cenários antes de conversar com alguém na empresa.

Ou seja, a demissão só deve ser um tema se for derivada a um dos motivos em cima referidos e se já tiver algo fixo para fazer a seguir. Mas atenção, antes de conversar com colegas deve falar abertamente com o seu chefe e informá-lo da situação.

Seja porque motivo for, a demissão é um tema que pode gerar alguns rumores no seu local de trabalho e, se conseguir evitar todo este constrangimento, o melhor é refletir muito bem antes de exprimir o que sente ou o que tenciona fazer.

7. Opiniões sobre colegas

Falar sobre os colegas sem que eles estejam presentes, em pleno local de trabalho é algo que não deve fazer. Ninguém gosta de sentir que estão a falar de nós, sem que estejamos ali presentes para ouvir e, se necessário, exprimirmos a nossa opinião.

Este tipo de comportamento pode prejudicar o trabalho de equipa e, consequentemente, o ambiente de trabalho. Opte, simplesmente, por não compactuar com os pequenos rumores.

Se por algum motivo se aperceber que os seus colegas estão a comentar a vida de alguém da sua equipa, peça licença e afasta-se por uns minutos.

Veja também