Ana Graça
Ana Graça
19 Set, 2023 - 12:00

Como o tempo afeta a saúde e o bem-estar de forma surpreendente

Ana Graça

Não é por acaso que alguns de nós sentem mais dores de cabeça nos dias cinzentos. Saiba como as mudanças do tempo afetam a saúde.

Nas mudanças de estação ou, por exemplo, quando a primavera teima em trazer alguns dias de frio e chuva, todos vamos sentido diferentes estados de espírito ao sabor das condições meteorológicas. Já reparou que acontece consigo?

Algumas investigações mostram que o clima tem um impacto real na nossa saúde física e mental e no nosso bem-estar. Mas será mesmo que a chuva nos deixa mais tristes e o frio nos dá vontade de nos isolarmos?

Vamos, então, descobrir como o tempo afeta a saúde.

5 formas do tempo afetar a nossa saúde e bem-estar

1.

Depressão sazonal

A forma mais conhecida pela qual o clima afeta o nosso humor é a depressão sazonal, que ocorre tipicamente no outono e no inverno. A depressão sazonal começa e termina numa estação do ano específica, com remissão completa durante as outras estações do ano.

Existem várias explicações sobre o motivo pelo qual alguém pode desenvolver este tipo de depressão, mas acredita-se que se relaciona, sobretudo, com a quantidade de luz e não tanto com o frio.

2.

Temperaturas mais frias

A temperatura também pode afetar o humor, devido a uma maior gasto de energia a que o inverno obriga. Na estação mais fria, o nosso sistema imunológico esforça-se mais de forma a manter os nossos corpos aquecidos.

A energia é direcionada para essa tarefa e, portanto, não está disponível em grandes quantidades para outras atividades. Habitualmente, também comemos mais no inverno, o que pode resultar em mais letargia/apatia. O frio agrava também a dor crónica.

3.

Impacto da chuva

A chuva torna tudo mais difícil mas não afeta diretamente a nossa saúde física e mental. No entanto, o tempo chuvoso pode alterar o estilo de vida de forma significativa, podendo ter impacto ao nível do humor.

Por exemplo, a chuva provavelmente faz com que permaneça mais tempo dentro de casa e faz com que socialize menos. A socialização é uma poderosa estratégia antidepressiva.

4.

Temperaturas mais elevadas

Uma investigação relativamente recente encontrou uma associação entre maior agressividade e temperaturas mais elevadas, ou seja, com o aumento da temperatura parece registar-se também um aumento da violência e dos conflitos.

5.

Eventos climáticos extremos podem afetar a saúde mental

As pessoas que vivem em áreas de alto risco de eventos climáticos extremos, tais como furacões, tornados, inundações e tsunamis, apresentam maior risco de stress e ansiedade, não apenas por causa dos eventos em si, mas também devido à recuperação após o ocorrido.

Algumas investigações apontam que as mudanças climáticas e o risco de ocorrência de eventos climáticos extremos têm um impacto direto no bem-estar mental. Muitas pessoas expostas a grandes desastres relacionados com clima podem experienciar stress, stress pós-traumático, depressão e ansiedade geral.

Veja também