Francisco Rodrigues
Francisco Rodrigues
31 Ago, 2016 - 11:00

8 tipos de clientes que tem de conhecer

Francisco Rodrigues

A sua empresa vai ter de lidar com vários tipos de clientes, e é importante saber agradar a cada um para poder aumentar as suas hipóteses de ser bem-sucedido

8 tipos de clientes que tem de conhecer

Há vários tipos de clientes, e por vezes saber com que tipo de cliente se está a lidar pode significar a diferença entre conseguir ter mais um cliente satisfeito, ou termos alguém que nem sequer quer voltar a ouvir o nome da nossa empresa. Como o cliente é a alma do negócio, esta informação é crucial para ter sucesso.

8 perfis de clientes com que terá de lidar

1. O apressado

O cliente apressado não tem tempo a perder, e quer tudo feito o mais rápido possível. Com este tipo de cliente é necessário racionalizar a burocracia para que esta seja o mais simples possível, além de ser necessário ser direto e proactivo.

2. O desconfiado

O cliente desconfiado não e fácil. Este não confia em benefícios e precisa de conferir tudo para se certificar que não está a ser enganado.  Sempre que possível deve apresentar provas e detalhes específicos sobre o produto ou serviço em questão.  Vai precisar de simpatia e muita paciência, mas este é dos tipos de clientes que, se conseguir conquistar, voltará à sua empresa.

3. O indeciso

Como o nome indica este cliente é indeciso, mede bem os prós e os contras de qualquer decisão, e compara os seus produtos ou serviços à concorrência em busca da melhor oferta. Lidar com o cliente indeciso implica simpatia e honestidade, para que sejam criados laços de confiança. 

4. O decidido

O cliente decidido é dos melhores tipos de clientes que se pode ter. Sabe o que quer, normalmente está bem informado, e tem um objetivo concreto. Com este tipo de cliente precisa apenas de o deixar comandar, e não tentar recomendar outro produto ou serviço.

5. O negociador

O cliente negociador quer estar sempre em vantagem quando tem de puxar pela carteira. Um cliente negociador requer amabilidade, e é sempre necessário salientar bem as vantagens do seu produto ou serviço durante a interação. É difícil conquistar este tipo de cliente, mas não deve ceder extras para tal não se tornar hábito.

6. O conflituoso

O cliente conflituoso é, para muitos, o pior dos tipos de clientes. Este está pronto para mostrar à sua empresa que tem razão e que merece melhor, e costuma ser bastante nervoso, por vezes expondo-se de forma agressiva. Deve-o deixar desabafar enquanto mantém a calma, sendo sempre objetivo. Se o cliente for demasiado conflituoso e tiver exigências para além do aceitável, o “não” é sempre uma opção.

7. O simpático

O cliente simpático é exatamente o que deseja depois de lidar com o cliente conflituoso. Este está sempre bem-disposto e gosta de conversar, mas acaba também por se desviar do assunto. Para lidar com este cliente basta ser também simpático e manter-se focado na venda e não na conversa.

8. O tímido

Por fim temos o tímido, que não gosta de falar e que, como tal, não ajuda o vendedor. Com este cliente é necessário estimular o diálogo, ser paciente, e procurar conquistar a confiança do mesmo. É necessário, também, argumentar de forma honesta e objetiva, mais uma vez para existir confiança.


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