Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
13 Out, 2020 - 09:58

8 truques para tirar borbotos com sucesso

Mónica Carvalho

São roupas confortáveis e tão delicadas, mas que podem ter um inconveniente indesejado. Saiba como tirar borbotos das peças de malha.

camisolas de malha dobradas umas em cima das outras

Até as peças da mais alta qualidade ganham aquelas bolinhas indesejadas que lhe tiram beleza e o bom aspeto. Por isso, saiba como tirar borbotos da roupa e, assim, conseguir usar os artigos que mais gosta durante mais tempo.

Se não tirar borbotos da roupa, o resultado são peças velhas e desgastadas, o que acontece, essencialmente, devido à lavagem, ou melhor, lavagem incorreta e desadequada e ao desgaste natural.

E algumas peças de malha são realmente bastante caras, o que faz com que tenhamos expetativas sobre o seu tempo de vida, ou seja, sobre a quantidade de anos que aquela peça irá manter-se assim bonita e nos dê vontade de vestir. É frustrante, mas tem solução. Fique atento!

8 dicas para tirar borbotos e ter a roupa como nova

pessoa a arrumar roupas para preparar a casa para o verão
1

Raspar com uma gilete ou navalha

Se estiver a tentar remover borbotos de roupas simples que não tenham lantejoulas nem bordados, basta uma gilete descartável ou navalha e um local bem iluminado.

Passe cuidadosa e delicadamente a navalha sobre o as bolhinhas de borboto da peça de roupa. Passe sempre seguindo os contornos da linha e do modo como a malha constrói a roupa.

Tenha cuidado para não passar demasiadas vezes no mesmo local do tecido, sob pena de o danificar.

2

Rolar a peça em fita-cola

Pode ser mais difícil remover borboto em peças de caxemira e a ideia de passar uma gilete nesse tipo de tecido, que é, por norma, mais caro, pode ser assustadora. Nesses casos, e em situações em que o borboto aparece apenas em pequenas zonas, opte por uma alternativa mais saudável para tirar borbotos: passar fita-cola pela zona afetada.

3

Recorrer ao velcro

Se a área problemática for de maiores dimensões, usar a fita-cola não será suficiente. Assim sendo, recorra ao velcro. É mais eficaz para remover borboto até mesmo em peças que parecem não ter qualquer tipo de arranjo.

Em peças maiores, ou peças de roupa inteiras, algo como um rolo de fiapos pegajoso pode ser mais adequado para remover bolhas de roupa.

4

Usar a esponja de lavar louça

Não, não nos engamos. Bem sabemos que pode parecer estranho, mas existe uma técnica de tirar borbotos com a esponja de lavar a louça.

Explicamos tudo e é mais simples do que possa imaginar. Basicamente precisa apenas de passar a parte verde e rugosa da esponja da louça bem seca sobre a parte da peça com borbotos. E já está!

5

Raspar com a lima de unhas

Também para peças de roupa que apenas têm pequenas partes de borboto, há outro truque bastante eficiente: raspar com a lima de unhas. Esse utensílio consegue apanhar todos os borbotos, com a vantagem de ainda conseguir arrancar qualquer outra partícula presa no tecido.

Todavia, ao passar a lima sobre a roupa tenha muito cuidado com a força aplicada, pois a lima de unhas é pequenina, mas muito potente e pode mesmo desfiar a peça em malha.

6

Passar a pedra pomes

Da pedicure diretamente para os cuidados de roupa. A pedra pomes não serve apenas para exfoliar os pés e acabar com calos. Também é um grande aliado no que tirar borbotos da roupa diz respeito.

Basta passar sobre o tecido e todas as partículas que não devem mesmo lá estar vão sair.

7

Pentear com um pente fino

Para pedaços de borboto maiores e mais salientes, aquele pente fino que tem lá por casa e que raramente usa é mais do que suficiente.

8

Usar aparelhos

Atualmente, existem aparelhos eletrónicos que podem ajudar a tirar borbotos da roupa sem a danificar e sem que perca muito tempo com essa tarefa.

Podem ser usados em todas as peças de tecido, seja uma camisola, um cachecol, a sua manta preferida, um cobertor… Tudo ficará com um aspeto renovado!

Como evitar borbotos na roupa

Prevenir é mesmo o melhor remédio, por isso confira algumas dicas importantes para impedir que a sua roupa de malha ganhe borbotos, ou pelo menos para atrasar este processo:

  • Lavar a roupa do lado do avesso;
  • De preferência, colocar a peça de roupa dentro de um saco de rede próprio para o efeito de lavagem;
  • Mergulhar todas as roupas de lã em água fria antes de limpar;
  • Misturar sabão neutro ou sabão para as mãos com água fria e lavar todas as roupas de lã;
  • Depois de lavar as peças, mergulhe-as em amaciador, glicerina ou óleo essencial;
  • Não colocar nunca as roupas a secar diretamente ao sol nem na máquina de secar roupa. O ideal é colocá-las num ambiente que apanhe sol durante algumas horas, mas devidamente protegido, como uma marquise ou varanda tapada.
Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].