Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
03 Dez, 2019 - 17:48

Viagem ao reino encantado da Toscana

Márcio Matos

A região da Toscana é composta por uma série de cidades belíssimas e repletas de atrações que vale a pena ficar a conhecer. Parta à descoberta.

Cidade medieval na Toscana

No centro do país em forma de bota – Itália –,  está localizada a região da Toscana. Sinónimo de belas paisagens, vilas encantadoras, bons vinhos, ótima gastronomia e de cidades com um património histórico, artístico e cultural fantásticos, este é um destino que vale a pena visitar.

Este legado imperdível merece que sejam organizadas todas as diligências indispensáveis para se ficar a conhecer de forma aprofundada este destino.

Uma forma de conhecer esta cidade, frequentemente recomendada, é fazer uma road trip. Viajar no conforto do seu automóvel (ou de um alugado) e, assim, explorar ao ritmo que desejar as vastas riquezas das diferentes cidades, com toda uma paisagem fantástica a servir de cenário.

Descubra todos os encantos da região Toscana

1. Florença

Duomo de Florença

O que se pode dizer da capital da região Toscana, Florença, sem se ficar aquém? É impossível resumir em poucas linhas e de forma satisfatória, todas as maravilhas que esta fantástica cidade coloca à disposição dos locais e dos seus inúmeros turistas.

Cidade da Arte, por excelência, fez o parto do Renascimento italiano. Florença colocou a arte nos píncaros, tendo como protagonistas nomes tão relevantes como Michelangelo (que viveu e trabalhou na cidade durante muitos anos).

Entre o património que pode e deve visitar, estão a Catedral de Florença Santa Maria del Fiore, o Palazzo Vecchio, a Galleria degli Uffizi, o Palácio Pitti, o Palazzo Strozzi, a Ponte Vecchio, o Museu Nacional do Bargello, o Palazzo Spini Feroni, o Palazzo Medici Riccardi e, entre muitas outras opções, o Museu da Casa Florentina Antiga, o Palazzo Davanzati, assim como conhecer o papel decisivo da família Medici na construção deste património.

2. Porto Santo Stefano

Porto de Santo Stefano na Toscana

O segundo ponto a visitar nesta viagem pela região Toscana é Porto Santo Stefano. A beleza natural é um dos seus pontos altos, assim como é em toda a Toscana.

A gastronomia local é ótima e o Il Pellicano é um restaurante, que é parte de um hotel com o mesmo nome, com grande reputação na região, e que possui uma estrela Michelin. O seu porto é antigo, mas não deixa de ser muito movimentado. A marina reúne com regularidade vários iates de luxo. Não desperdice a oportunidade imperdível de visitar o aquário!

3. Montepulciano

Catedral de Montepulciano

Espaço conhecido por ter sido um dos locais escolhidos pelos produtores de uma das sagas de filmes que mais impacto teve entre os jovens nas últimas décadas. Referimo-nos à saga de vampiros “Crepúsculo”, pois o filme “Lua Nova” teve como cenário Montepulciano em algumas das suas filmagens.

Para além da beleza natural, pode explorar toda a riqueza gastronómica da região. As massas e as saladas podem ser bem acompanhadas por cerveja fresca ou vinho da região. As tortas e o gelato ajudam a tornar a experiência bem memorável para as suas pupilas gustativas.

4. Pisa, a Toscana ‘torta’

Cidade de Pisa na Toscana

A Torre de Pisa implica uma visita, pois a sua fama mundial leva-nos a tirar inúmeras fotos e a registar o momento em que ficamos incrédulos perante uma construção arquitetónica improvável.

Mas está lá e ali permanece, segura no tempo, recebendo diariamente inúmeros interessados em eternizar o momento em que contactam com a “torre inclinada”. Não é apenas uma das atrações turísticas mais importantes da região Toscana, mas de toda a Itália.

Contudo, o rio Arno e as suas pontes, com toda a sua beleza, comprovam que há muito mais para ver para além desta Torre. A Igreja da Santa Cruz de Fossabanda é outro espaço que não pode perder.

5. Ilha de Elba

Ilha de Elba na Toscana

Esta é a terceira maior ilha italiana e a maior ilha do arquipélago Toscano. Uma ilha do Mediterrâneo com uma beleza que encanta qualquer um. A água, a areia, as pessoas, a paisagem, todo o conjunto proporciona uma experiência memorável.

Napoleão Bonaparte, durante o seu exílio, passou por esta ilha, mas essa memória é apenas um dos atrativos dos turistas.

6. San Gimignano

Vista da cidade de San Gimignano

Esta é uma pequena cidade medieval, Património Mundial da UNESCO. Uma cidade que é praticamente um museu ao ar livre. As famílias patrícias construíram casas-torre como símbolo de toda a sua riqueza e poder. Entre as 72 originalmente construídas, apenas 14 subsistem.

7. Lucca

Cidade de Lucca na Toscana

Lucca é outra experiência muito agradável na Toscana, tendo a muralha, que cerca a cidade velha, como principal atração. Sendo a principal não é, longe disso, a única. Existem muitas e, entre elas, as igrejas adquirem protagonismo, por isso é conhecida como a “cidade das mil e uma igrejas”.

Uma cidade que possui uma beleza natural propícia a grandes passeios, longas caminhadas, passeios de bicicleta e convívio. Um espaço ideal para o dolce fare niente, tão estimado pelos italianos.

8. Siena, pérola Toscana

Vista aérea de Siena

Uma cidade medieval apaixonante repleta de pontos de interesse para visitar, nomeadamente o seu Centro Histórico. Piazza del Campo, por exemplo, é um espaço de visita obrigatória.

Visitar o Interior da Catedral de Siena implica ficar absolutamente encantado com toda riqueza presente dentro do espaço. O Palácio Comunal ou o Palácio Público são também relevantes como pontos de referência para quem visita Siena.

Esta será certamente uma viagem inesquecível que pode ser feita com a sua cara-metade, sozinho ou, mesmo, em família. Aproveite e explore o mundo, conhecendo a maravilhosa região da Toscana.

Veja também