Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luís Vicente
Luís Vicente
17 Out, 2019 - 15:11

Génova: a casa de Colombo debruçada sobre o mar

Luís Vicente

Plantada no noroeste italiano, muitos são os encantos que Génova tem para oferecer. Desde o mar à arquitectura, descubra o melhor da cidade.

Centro da cidade de Génova

O que têm Génova e Águeda em comum? De mais emblemático, uma rua colorida pelos vários de guarda-chuvas suspensos (Via Roma).

Mas não é nas semelhanças a Portugal que nos focamos neste artigo sobre a cidade cuja ligação à história nacional é mais forte do que se poderia esperar.

Isto porque a figura assídua nos manuais portugueses de história Cristóvão Colombo viveu, no século XVIII, nesta cidade portuária italiana.

Muito por causa da sua pequena dimensão e pouca riqueza histórica, a Casa-Museu de Cristóvão Colombo apresenta-se no fim da lista dos pontos de interesse em Génova.

Desta forma, focamos antes a atenção noutros marcos turísticos desta pitoresca cidade do noroeste italiano.

O que visitar em Génova

Vista panorâmica de Génova
Génova é uma cidade carregada de história e tradição

Vista panorâmica em Spianata Castelletto

Das primeiras coisas que pode fazer ao chegar a Génova é encaixar toda a beleza da cidade fundada há mais de 2500 anos. Para isso, a visita ao miradouro Spianata Castelletto é o ideal. É possível chegar ao topo de elevador, com um custo de 1,80 € ou subindo a pé.

Catedral de San Lorenzo (Duomo di Genova)

Este é um dos monumentos mais apreciados pelos turistas, com grande impacto gerado pelo contraste de mármore branco e preto, na fachada.

Começada a construir no século XIII em estilo românico, a Catedral de San Lorenzo sofreu alterações arquitectónicas no século XVI, mudando para o gótico

A entrada é gratuita e no interior pode ainda admirar as pinturas nos tectos das capelas laterais e no altar; também a capela do lado esquerdo, repleta de esculturas e estátuas. Contudo, há outro objecto que chama a atenção: um míssil lançado pelos ingleses aquando da II Guerra Mundial, não detonado!

Na parede da Catedral pode ler-se: “Esta bomba, lançada pela Marinha Britânica, apesar ter estilhaçado as paredes desta grande catedral, caiu aqui sem explodir, a 9 de Fevereiro de 1941. Em gratidão eterna, Génova, a Cidade de Maria, quis gravar na Pedra a memória de tal graça.” [tradução livre]

Via Garibaldi

Não se tratando de um monumento, esta rua comporta todo o espírito genovês, misturado com história e cultura… e claro, muitos cafés e restaurantes!

Esta é uma via estreita, que ganhou muita visibilidade ao longo dos anos através da sua arquitectura; por isso mesmo, é hoje considerada património mundial da humanidade.

Cidade medieval na Toscana
Não perca Viagem ao reino encantado da Toscana

Museu do Palácio Real

Se a história do século XVIII coubesse num único lugar, esse serie o Museu do Palácio Real. A jóia da coroa é a fabulosa sala de espelhos, mas há muito mais para visitar no Palazzo Reale: o jardim suspenso, a sala do trono, a Casa do Principe… e tudo por apenas 6 euros.

Boccadasse

A 5 quilómetros do centro de Génova, Boccadasse é um verdadeiro encanto. Escusado será dizer que a visita a esta icónica vila piscatória é obrigatória. Porquê? Só sentindo a atmosfera é que é possível responder, mas deixamos umas dicas: trata-se de uma zona que permite uma viagem no tempo e na gastronomia genovês. 

Ali, onde o Mediterrâneo banha as pedras pretas da praia, parece que o tempo parou; e nada melhor do que sentar-se na cadeira de um dos vários restaurantes típicos para aproveitar este local único.

Aquário de Génova 

Para os entusiastas da biodiversidade marítima, o Aquário da cidade é uma boa opção para um programa com crianças. Quem visita destaca a variedade e quantidade de espécies, bem como o espectáculo de golfinhos. O valor da entrada são 25 euros.

Galata – Museu do Mar

Custa 13 euros o acesso ao encantador mundo marítimo guardado os 5 andares do Galata. Este é um museu muito requisitado e consagrado em Itália, tanto pelos profissionais ligados ao mar como pelo turista casual.

Organizado de forma lúcida e instrutiva, é e ideal para toda a família, sendo até possível visitar um submarino.

Rua decorada em Génova
As ruas de Génova são uma tentação e um regalo para a vista

Onde Comer

Com mais de mil restaurantes, não é tarefa fácil indicar onde comer. Contudo, fica mais fácil se o critério for o que comer. Para isso, seleccionámos dois tipo de cozinha: Genovesa/Local e Marisco Italiano e dois intervalos de preço.

Ristorante Arcani

um dos restaurantes mais aclamados pelos turistas e naturais de Génova, encontrado-se no topo das escolhas dos sites especializados. Para isso pesa uma relação qualidade/preço muito aceitável.

A comida típica é saboroso e fresco peixe e marisco da costa italiana. O serviço é distinto e o ambiente intimista. 

Osteria le Colonne

Para quem se quer sentir um verdadeiro genovês, há que experimentar as especialidades da zona da Ligúria aqui cozinhadas.

Opte por provar o vongole de massas com abobrinha batida ou o tortelli de burrata. 

Voltalacarta

Numa gama de preços mais elevada, este restaurante reúne especialidades locais, italianas e até algumas incursões por outras gastronomias europeias.

Trata-se de cozinha de autor, sendo o chef muito elogiado pelos clientes do Voltalacarta. A apresentação dos pratos é sublime e o serviço de acordo com os preços praticados.

Igreja em Génova
A Catedral de São Lourenço em Génova

Onde dormir

B&B Hotel Génova

Segundo os sites especializados, esta é uma das melhores soluções a nível de qualidade/preço. A localização é muito valorizada pelos hóspedes, sendo que fica a poucos metros da Estação Ferroviária Piazza Principe de Génova e a 800 metros do Aquário.

Para uma pesquisa de 3 noites em Novembro, o preço varia entre os 200 e os 226 euros.

Canneto, really downtown

O nome não deixa margens para dúvidas: este apartamento inteiro fica mesmo no centro histórico de Génova. Esta é uma excelente opção para quem prefere cozinhar enquanto viaja. 

Nas proximidades, é possível encontrar  mercearias, bares, restaurantes, barbearias, vendedores de peixe e talhos. O valor por noite, para uma pesquisa em Novembro, é de 90 euros.

Hotel Genova Liberty

Por cerca de 70 euros por noite é possível ficar no Hotel Genova Liberty. Esta unidade hoteleira situa-se a 650 metros da vibrante Via Garibaldi. Alguns quartos têm uma varanda sobre a parte velha da cidade.

Veja também