Helena Peixoto
Helena Peixoto
07 Set, 2016 - 06:00
6 remédios caseiros para a tosse seca

5 remédios caseiros para a tosse seca

Helena Peixoto

Aquela tosse seca irritante que não lhe dá descanso pode ter uma solução relativamente simples. Conheça os remédios caseiros para um alívio imediato.

O artigo continua após o anúncio

Seja fruto de uma constipação ou até daquelas alergias que parecem não nos largar, a tosse seca é daqueles sintomas muito incomodativos e do qual nos queremos ver livre o mais rápido possível.

Além de muito incomodativo pelo facto de ser um sintoma repetitivo, ela é especialmente cansativa pois temos a sensação que temos algo para expelir, mas por mais que tussamos, nunca sai nada.

Existem dois tipos de tosse seca: a tosse seca aguda, que tem geralmente a duração máxima de três semanas, e a tosse seca crónica, esta sim, já durando mais de três semanas.

Não se esqueça que seja na tosse seca ou na crónica, é importante visitar um médico para fazer um diagnóstico preciso e o seu devido tratamento, despistando assim qualquer problema mais grave.

Se é apenas reflexo da época do ano, deixamos aqui algumas dicas para ficar mais aliviado.

5 dicas para aliviar a tosse seca

Homem com tosse seca

Leite com mel

Este será talvez o tratamento mais conhecido (e também mais antigo) para a tosse seca. Quem é que nunca preparou um leitinho morno com mel à noite antes de ir para cama? A verdade é que as suas propriedades combinadas ajudam a aliviar a tosse seca.

Canja de galinha

Canja de galinha temperada, de preferência, com gengibre, é um excelente remédio caseiro para a tosse seca. Além de aliviar o sintoma, é um excelente reforço do sistema imunológico.

Pimenta picante

Se misturar duas colheres de sopa de limão, mel e adicionar uma pitada de pimenta picante, provavelmente vai sentir a sua tosse seca a diminuir. O sabor pode não ser muito agradável, mas os resultados vão estar à vista!

O artigo continua após o anúncio
Mulher a tomar a vacina da gripe
Não perca Vacina da gripe: conheça as suas vantagens e quem deve tomar

Rabanetes

Pois é… este vegetal tão pequenino e aparentemente sem grande utilidade pode fazer maravilhas pela sua garganta.

Adicione num liquidificador 10 rabanetes e junte um copo de sumo de limão e metade de um copo de água. Coe a mistura e adicione 8 gotas de mel. Finalmente, leve a ferver durante cerca de meia hora.

Reserve este “xarope” e vá tomando cerca de 3 colheres de sopa por dia.

Chocolate preto

Excelente notícia, não lhe parece? Mais um motivo para poder deliciar-se com um bom chocolate negro: aliviar a tosse seca!

Acredita-se que a ingestão de dois quadradinhos de chocolate amargo por dia vai ajudar a diminuir os sintomas desta cansativa tosse.

Veja também