O que fazer quando um produto, neste caso o Toyota GR Yaris, já é muito bom? Mudar o quê e porquê?
Ora a TOYOTA GAZOO Racing (TGR), ramo de competição da Toyota, decidiu “mexer” no pequeno hatchback para limar alguns pormenores. O objetivo foi melhorar o que já era muito bom.
Nasce, assim, a versão 2024, do GR Yaris, com um conjunto de argumentos que deixam o pequeno desportivo ainda mais apetecível. A versão atual data de 2020 está equipada com motor 1.6 litro de três cilindros, sobrealimentado, que debita 261 cv e tem tração integral.
A nova versão, apresentada em janeiro no Tokyo Auto Salon 2024, no Japão, apresenta alterações no design exterior e habitáculo, bem como, ao nível do motor (mais potente), caixa de velocidades e do chassis, “para melhorar de forma abrangente o desempenho do veículo”, sublinhou Akio Toyoda (também conhecido como Morizo), presidente e piloto mestre da Toyota Motor Corporation.
O que muda na versão 2024 do GR Yaris
Com as introduções realizadas a Toyota afirma que o novo GR Yaris é mais potente, rápido e eficaz, graças também ao chassis mais rígido e à suspensão mais firme.
O novo GR Yaris chega ao mercado japonês neste início de 2024 e é esperado na Europa no próximo verão. O preço deverá sofrer ajuste em relação à versão atual.
Neste novo modelo, o motor é um bloco de três cilindros em linha, com 1.6 litros de cilindrada e turbo, que debita 280 cv (206 kW) e 390 Nm de binário. Estes valores representam um aumento de 19 cv e 30 Nm em relação à versão anterior. O motor foi reforçado com novos componentes para garantir durabilidade e eficiência térmica.
O novo modelo está disponível com duas opções de transmissão: uma caixa manual de seis velocidades ou uma nova caixa automática GAZOO Racing “Direct Shift” de oito velocidades, que promete ser mais rápida e precisa.
A caixa automática tem ainda a vantagem de permitir escolher a orientação das patilhas no volante: para cima ou para baixo.
A tração é integral, com sistema que permite variar a distribuição da força entre os eixos dianteiro e traseiro, consoante o modo de condução selecionado: Normal, Sport ou Track.
Estes modos alteram também a resposta do motor, da direção e da suspensão. O GR Yaris 2024 conta ainda com diferenciais autoblocantes Torsen à frente e atrás, que melhoram a aderência e a estabilidade em curva.
Chassis reforçado e habitáculo racing
O chassis foi reforçado com mais pontos de soldadura (13%) e colagem (24%), com o objetivo de aumentar a rigidez e resistência às torções. Monta molas mais rijas para otimizar o comportamento e as jantes, forjadas em liga de alumínio, são mais leves e robustas. A frente do carro foi redesenhada. Tem entradas de ar maiores para arrefecer o motor e os travões.
Na traseira a iluminação superior e inferior foi consolidada para evitar danos e melhorar a visibilidade. Por outro lado, a luz de travagem elevada foi separada do spoiler traseiro.
As luzes traseiras contínuas proporcionam uma sensação de unidade e expressam a individualidade que torna o novo modelo instantaneamente reconhecível.
O interior também recebeu algumas melhorias, como uma posição de condução mais baixa, painel de instrumentos mais ergonómico e sistema multimédia atualizado.
De realçar que, quer o tablier, quer a consola central, estão virados 15º, no sentido do condutor (inspirados nos carros de competição da Série Super Taikyu e do Campeonato Japonês de Rally), proporcionando maior acessibilidade a todos os comandos.
O habitáculo apresenta um ar racing, sofisticado e confortável, com bancos desportivos de couro e painel digital de 12,3 polegadas, com foco nas informações do automóvel necessárias a uma condução desportiva. Conta ainda com sistema multimédia colocado no topo da consola central.
Está ainda disponível um pacote de sistemas de segurança ativa e passiva, com assistência de travagem, alerta de colisão, cruise control adaptativo e câmara de marcha-atrás, entre outros dispositivos eletrónicos de apoio à condução.
O GR Yaris 2024 está disponível com as cores vermelho, branco e preto, com detalhes em azul, que remetem à equipa TGR.
O carro tem comprimento de 4,05 metros, largura de 1,81 metros e altura de 1,46 metros, e oferece habitáculo confortável para condutor e passageiros.